Como cuidar da pele durante a gravidez?

A dermatologista Dra. Ana Paula Sá Earp esclarece dúvidas e dá dicas para as grávidas ficarem com uma pele bonita e saudável. Se o seu problema for acne, saiba que existem diversos tratamentos que podem ser feitos durante a gravidez. Confira a seguir.

 

A gravidez é um período de muitas mudanças hormonais. Isso acaba por levar a algumas alterações na pele com as quais não estamos acostumadas. Mas com um bom acompanhamento dermatológico podemos passar esse período de bem com a nossa pele. Então nada de desespero e atenção às dicas que se seguem!

Acne

Acne na gravidez pode ocorrer mesmo se você não costuma ter acne desde a adolescência. No entanto, o tratamento não pode ser o mesmo que você sempre esteve acostumada. Não vale reciclar aquele remédio do fundo da gaveta e começar simplesmente a usar durante a gravidez. Também não vale perguntar para aquela sua amiga que sabe tudo de produtinhos para a pele, como se livrar dessas espinhas indesejadas.

Muitos dos tratamentos usuais não devem ser usados por uma mulher grávida. Devem-se evitar ingredientes como ácido retinóico (tretinoina), ácido salicílico e peróxido de benzoila. Embora o ácido salicílico deva ser evitado, sabonetes com ácido salicílico na concentração de até 2% (concentração usual) são considerados seguros, pois o contato com a pele é restrito ao rosto.

Também não fique histérica se você estava usando um dos produtos acima e descobriu que está grávida. Nas versões para uso externo, e usados numa área pequena do corpo, como o rosto, eles muito provavelmente não atingem concentrações suficientes para causarem problemas. Na verdade, essa é apenas mais uma daquelas precauções que talvez seja até exagerada, mas, como gravidez não é para sempre, vale a pena seguir.

Mas isso não significa que a acne não pode ser tratada na gravidez e que você vai ter que esperar nove meses pelo seu bebê,  com cara de Chokito! Pode-se usar com segurança o ácido azelaico, o ácido glicólico e alguns antibióticos tópicos como a clindamicina e a eritromicina tópicas. Em casos especiais, em que se pese o custo-benefício, também podemos usar eritromicina oral.

Para ajudar quem tem tendência a formar muitos cravos, os peelings físicos, como o Peeling de Cristal e o Peeling de Diamante, são permitidos.

Como você viu, há diversas opções de tratamento para acne na gravidez. Consulte seu dermatologista e ele saberá te orientar quais as medicações mais indicadas para o seu caso.

Crédito de imagem:  Mircala

Postagem anterior
Gêmeas - Passeio de bicicleta por Paris
Próxima postagem
As aventuras de Sophia na França

7 Comentários

  1. Tias
    1 de agosto de 2013 at 13:47 — Responder

    Estou grávida de 8 semanas, gostaria de saber se posso usar o sabonete em barra normaderm vick

    • Patricia
      1 de agosto de 2013 at 16:46 — Responder

      Oi Tias,

      procure o seu dermatologista, ele lhe conhece e indicará o produto mais apropriado para a sua pele.

  2. Ingrid
    11 de setembro de 2013 at 20:07 — Responder

    Ouvi falar que o bepantol é ótimo para espinhas .. Gestantes podem usar ele no rosto ?

  3. rayanny rodrigues
    23 de novembro de 2013 at 21:26 — Responder

    estou gravida de 24 semanas e estou com muita espinha o que devo usar

    • Patricia
      23 de novembro de 2013 at 22:49 — Responder

      Oi Rayanny,

      o ideal é você procurar ajuda de um dermatologista ou consultar o seu médico. Não esprema as espinhas e lave bem o rosto com sabão neutro de preferência, vai ajudar a retirar um pouco a oleosidade. Um médico saberá identificar qual a causa e indicar o melhor tratamento.

  4. juliana
    6 de junho de 2014 at 17:54 — Responder

    Oi to gravida de 3 meses e uso acido hialuronico, gistaria de saber se posso continuar o uso sem medo?? Grata

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como cuidar da pele durante a gravidez?