Não há nada mais saudável e saboroso do que cozinhar a comida do bebê, na verdade de toda a família, usando caldos ao invés de água pura. Aqui a gente pegou as dicas do livro A panela amarela de Alice, da Tatiana Damberg (www.mixirica.com.br). É muito fácil de fazer os caldos para a comida do bebê, então não tem desculpa pra trocar a água pelo caldo, hoje mesmo.
“Algumas receitas criadas na panela amarela da Alice indicam o uso do caldo base caseiro. Para facilitar sua vida, faça uma receita de caldo, quando pronto, coloque-o em forminhas de gelo, e leve ao freezer para congelar. Quando as pedrinhas estiverem firmes, retire da forma e armazene em saquinhos ou potinhos no freezer, para usar quando precisar. O caldo power de carne não deve ser congelado e pode ser adicionado a qualquer uma das papinhas do livro, para dar sustância ao bebê.”
Caldo base de carne ou frango
300 g de carne ou frango, magros
2 cenouras
1 talo de alho-poró (preferencialmente só a parte branca)
1 talo de salsão
½ cebola
1 litro de água
1 raminho de tomilho
1 folha de louro
Coloque tudo na panela e cozinhe em fogo baixo, por uma ou duas horas. Coe e use nas papinhas.
Caldo base de vegetais
2 cenouras
1 talo de alho-poró (preferencialmente só a parte branca)
1 talo de salsão
½ cebola
1 litro de água
1 raminho de tomilho
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
salsinha (uns poucos talos)
Coloque tudo em uma panela e deixe em fogo baixo, por cerca de uma hora. Coe e use.
Caldo power de carne
150 g – 200 g de músculo dianteiro limpo
sal
Para esta receita você precisará de um pote hermético com fecho que suporte altas temperaturas e variações e calor. Coloque a carne no pote, acrescente o sal, feche e leve para cozinhar em banho-maria por, no mínimo, uma hora. Reponha a água do banho-maria se necessário, usando água fervente. Depois de bem cozida a carne, retire o caldo e misture na papinha do bebê. Este é um modo nutritivo de enriquecer receitas para pessoas dos oito meses aos 88 anos, ou mais.
Imagens: Estevam Romera | www.mixirica.com.br
1 Comment