Disfarçar ou não os alimentos no prato do se filho?

Tenho uma amiga que não tem tempo e nem paciência de fazer as refeições com o seu filho, e como ela mesma já não come lá muito bem, acaba deixando passar uma coisa aqui e outra ali. O resultado disso é que agora aos 4 anos, seu filho não come quase nada, quer dizer, quase nada de comida, porque para guloseimas e doces, a barriga e a boca estão sempre abertas.

Na tentativa de ajudá-la a mudar aos poucos um comportamento já tão enraizado, desenvolvi um guia. Nosso trato é o seguinte, eu a ajudo a disfarçar alimentos mais saudáveis e nutritivos por um período e, aos poucos, vamos fazer com que os alimentos deixem de ser coadjuvantes e passem a ser atores principais. Combinado?

 

O que é importante você saber:

  • Crianças de 2 a 6 anos de idade passam por essa fase; nenhum alien tomou o lugar do seu filho e nem é necessário entrar em pânico
  • O objetivo do disfarce é enriquecer a refeição, mas sem deixar de preservar o sabor do alimento que está sendo disfarçado.
  • Você vai precisar se dedicar um pouco mais a um ambiente da casa chamado cozinha.
  • Não é preciso sofrer. A hora da refeição tem que ser uma hora boa.
  • Se o seu filho come vendo TV ou realizando alguma outra atividade , mude primeiro esse comportamento antes de mexer na comida.
  • Não suborne, não ofereça recompensas, principalmente se elas forem alimentares.

 

A arte do disfarce:

Antes de começar é preciso preparar a sua casa para receber mais comida e menos “bobagem”. Diminua a quantidade de extras, pois o que os olhos não veem, a boca não pede.

Um clássico é disfarçar a beterraba no feijão, mas outros alimentos podem ser escondido ali também: inhame, espinafre e abóbora deixam o feijão ainda mais gostoso e nutritivo. Não ofereça sempre o mesmo feijão. Variedade faz bonito na mesa. Feijão branco, rajadinho, manteiga, além de outras leguminosas como lentilha e ervilha, devem entrar no cardápio da sua casa.

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate não é a melhor solução para oferecer a cenoura para o seu filho, mas não é lá um completo desperdício. Troque metade da farinha da receita por farinha de trigo integral e ao invés de fazer a cobertura de brigadeiro, derreta uma barra de chocolate meio amargo e espalhe por cima do bolo, sem exagero. Você não quer ensinar o seu filho a gostar de bolo ou de chocolate, o seu objetivo aqui é que ele goste de cenoura. FOCO.

Bolo de carne é um ótimo “disfarçador” de outros alimentos. Coloque aveia na massa ao invés de miolo de pão; recheie com mussarela, ovos e espinafre ou ainda com abobrinha.

Tente “melhorar” do ponto de vista nutricional o prato predileto do seu filho. Se ele gosta de estrogonofe por exemplo, coloque o iogurte no lugar do creme de leite.

Use e abuse da cor natural dos alimentos. Os alimentos verdes, amarelos, laranjas e avermelhados podem fazer bonito no prato. Nhoque de espinafre (verde do Hulk, Lanterna Verde, Shrek) ou de beterraba (rosa das Princesas, Hello Kitty, Barbie)…

Se o seu filho gosta de molho do tomate, enriqueça-o. Brócolis, espinafre, cenoura e nabo podem deixar o molho ainda mais saboroso. O ideal é que aos poucos os pedaços apareçam cada vez mais.

Sucos, sorvetes caseiros, iogurte natural, mingau e vitaminas podem ser enriquecidos com leites ou complementos alimentares. Escolha sabores mais neutros, como o de baunilha, para misturar aos alimentos de sempre. Os complementos também podem ser adicionados em pó mesmo por cima da banana amassada ou de frutas assadas.

Não disfarce sempre e nem todo tipo de alimento, é preciso que seu filho veja no prato (no dele e no seu), e experimente. A maioria das crianças só rejeita pelo simples prazer de rejeitar, é uma fase e passa.

Reforce a cada refeição bem sucedida o quão gostosa ela foi e peça sugestões do que pode ser feito de diferente. 

 

Você pode encontrar receitas super gostosas com o complemento alimentar Nutren Kids no site www.toquemagicodemae.com.br. Nutren Kids é um completo alimentar da Nestlé para crianças e contém 26 vitaminas e minerais e é rico em cálcio, ferro e zinco.

 

tema patrocinado_nutren kids

 

 

Crédito de imagem: jamieanne

Postagem anterior
1 ano de Mundo Ovo!
Próxima postagem
É isso aí, Javali!

2 Comentários

  1. 7 de junho de 2013 at 15:16 — Responder

    Olá!! Esse post hoje “veio a calhar”!!!
    Nunca fui muito a favor de esconder os alimentos na comida, mas acho que essa será uma alternativa já que minha filha anda recusando praticamente td!!!! Até escrevi sobre isso no meu blog esses dias…
    E a questão nem é que ela prefere comer besteira, pq eu não compro… mas ela só quer saber do arroz e feijão e mais nada!!!!
    Beijos

    • Patricia
      10 de junho de 2013 at 11:59 — Responder

      Oi Dani,

      começa escondendo mas depois mostra. Falar sobre a importância de comer vários alimentos também é uma alternativa. Alimentos que vão ajudar a ter uma boa visão, cabelo bonito, que a unha cresça, que tenha energia para brincar…

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Disfarçar ou não os alimentos no prato do se filho?