BPA – Você sabe o que é isso?

Se você virou mãe nos últimos 4 anos, você certamente já deve ter ouvido falar de BPA. Mas se você está grávida e entrando agora no maravilhoso mundo da maternidade, pode ser que ninguém tenha te contado a respeito ainda, e é por isso que o Mundo Ovo está aqui. Vamos te explicar passo a passo que história é essa de BPA e por que você deve fugir dele.

Afinal o que é BPA?

BPA significa Bisfenol A, uma substância tóxica que é encontrada em policarbonatos e existe para dar mais maleabilidade aos plásticos. É importante ainda dizer que o BPA é liberado 55 vezes mais rápido quando em contato com o calor (água quente, microondas, máquina de lavar louça e comida/bebida quentes).

Porque devo me preocupar?

O BPA atinge mais gravemente fetos, bebês e crianças, já que estão em fase de desenvolvimento. Além disso, a maior parte dos produtos para bebês, como mamadeiras, copos, potes plásticos, talheres, são feitos de plástico.

Como me prevenir?

É preciso ler o rótulo e evitar todo produto que contenha policarbonato e os números 3 ou 7 no símbolo da reciclagem, que geralmente vai embaixo da embalagem. Se o produto não trouxer essas informações, na dúvida, é melhor evitá-los.

E o que o Brasil está fazendo?

No dia 15 de setembro de 2011 a Anvisa proibiu mamadeiras com Bisfenol A. Além disso, marcas estabelecidas no Brasil como Chicco, Nuk, Avent e a Kuka anunciam em seus sites que alguns de seus produtos estão livres de BPA. Todos os produtos da MAM (não só as mamadeiras) são produzidos sem BPA. Marcas como Dr. Brown e Chicco fazem mamadeiras de vidro para quem quiser eliminar o plástico para sempre.

Não é frescura

Aí você me diz: nossas mães e avós usaram plásticos com BPA a vida toda e a gente está aqui, forte e saudável. E eis que minha resposta é muito simples: a nossa geração e a dos nossos pais vem batalhando com inúmeros problemas de saúde causados pela vida moderna, excessos e por esse mundo artificial/industrializado em que vivemos. Diabetes, colesterol e triglicerídeos altos, pressão alta, hormônios e câncer. A chance de algum membro da sua família ter alguma dessas doenças é quase que certa.

Então reflete comigo: se existir qualquer chance de você proteger o seu filho de cada um desses males você não vai agarrar com unhas e dentes? Então… Não conseguimos prevenir ou prever tudo, e é possível que nem você (nem eu) sejamos capazes de nos livrar de alguns (maus) hábitos tão arraigados na nossa cultura. Mas, depois que viramos mães, tendemos a ponderar mais sobre os hábitos da família e o legado que queremos deixar pros nossos filhos. E abandonar plásticos com BPA já é mais um item a cortar da sua lista.

 

 

Imagem: www.freedigitalphotos.net

Postagem anterior
Quando nasce um bebê, nasce um pai?
Próxima postagem
Arte Surpresa

12 Comentários

  1. Gardenia
    26 de julho de 2013 at 19:53 — Responder

    Muito boa reportagem sobre esse caso, pois tenho um bebê de 05 meses e nunca tinha ouvido falar…
    Compartilhei para que outras mães tais como eu ou não possam se informar mais sobre 🙂
    Gardênia

    • Patricia
      26 de julho de 2013 at 21:53 — Responder

      Gardenia,

      Que bom podermos dividir essas informações tão importantes.
      Saúde.

    • Camila
      27 de julho de 2013 at 4:41 — Responder

      Gardenia, obrigada pelo elogio e compartilhamento! Beijo Camila

  2. Natália
    26 de julho de 2013 at 22:55 — Responder

    Olá… eu só uso produtos da MAM pra minha Bebê ela tem a mamadeira e a chupeta da MAM… gostaria de dizer e fazer uma pergunta… eu posso ferver e esquentar no microondas sem nenhum problema? Obrigada! Ótima Materia…

    • Camila
      27 de julho de 2013 at 4:44 — Responder

      Oi Natalia, todos os produtos da MAM estão livres de BPA. Mamadeiras, chupetas etc. Tudo deve sim, ser esterilizado. O meu esterilizador era de microondas. Eu tive um de panela, mas um dia tirei uma soneca e queimei tudo! Depois do prejuízo não fervi mais nada no fogão. Beijo

  3. MArcikely
    27 de julho de 2013 at 17:20 — Responder

    Eu sempre quero proteger meu bebê
    por tanto Qualquer dica ou ajuda é bem vinda
    Essa do BPA eu já sabia, as mamadeiras do meu bebê são todas livres dele.
    é da marca NEOPAN.

    • Camila
      30 de julho de 2013 at 11:55 — Responder

      Kely, que bom! Informação nunca é demais. Vou procurar saber mais sobre os produtos da Neopan.

  4. Lilianni
    30 de julho de 2013 at 2:51 — Responder

    Eu achei super interessante esta matéria informativa,pois nunca havia ouvido falar sobre BPA, tenho um bebe de 6 meses e gostaria de sempre saber deste tipo de informações.Obrigada, Beijo.

  5. Simoni
    25 de julho de 2016 at 10:53 — Responder

    Olá, mas o que fazer quando seu filho já está com 8 anos e vc não teve essas informações e não pode evitar o BPA, fico aflita pois minha fi lha usou muita mamadeira e usei muito micro ondas, enfim tem alguma forma de tirar tal substâncias do organismo?

    • Camila
      27 de julho de 2016 at 19:52 — Responder

      Não que eu saiba, Simoni.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

BPA – Você sabe o que é isso?