Bye, bye chupeta!

Meu filho tem 2 anos e 7 meses. De acordo com as últimas recomendações médicas – e pitacos de outras mães, avós, vizinhos e a até do caixa da padaria -, já passou da hora de dar bye, bye para a chupeta, que aqui em casa atende pelo nome carinhoso de “peta”. Agora é hora de tirar a chupeta. Mesmo!

A “peta”, essa velha conhecida que sempre ajudou meu filho (e a mim) nos momentos mais difíceis e também esteve presente nas horas boas, precisava ir embora. Se fosse fácil, ninguém daria tanto conselho a respeito desse assunto, mas aqui vou eu tentar dividir com vocês a minha experiência.

Depois da visita ao dentista e entrevista para entrada na nova escola (assuntos para outros posts), passei as últimas semanas bolando um plano – e tem que ser infalível – para dar um fim ao hábito do meu filho chupar a chupeta. O ideal é que seu filho largue ela sozinho, pois sua necessidade de chupar algo deveria diminuir naturalmente conforme ele cresce. Mas o que vemos aqui em casa tem sido bem diferente.

Os especialistas concordam em começar a limitar o tempo de chupeta quando a criança tem mais de 2 anos de idade e que 4 anos é a idade máxima para que a despedida aconteça. Antes de começar o processo de largar a chupeta, é importante escolher a hora certa para você e também para o seu filho, pois a chupeta existe para acalmar os pais, não a criança.

Atenção:

  • Recomenda-se que a criança tenha desmamado antes de tirar a chupeta.
  • Outro passo anterior ao da retirada da chupeta é o desfralde.
  • Dos 3 aos 4 anos de idade, a maioria das crianças entrega voluntariamente suas chupetas.
  • Se o seu filho ficar muito assustado ou tenso, interrompa o “desmame” da chupeta temporariamente e comece num outro momento.
  • É preciso determinação na retirada: saber que está fazendo a coisa certa e ter a certeza que o filho seu é forte e vai suportar a perda.

 

Enquanto pesquisava algumas maneiras de como poderia fazer a chupeta desaparecer, me deparei com um método radical que promete fazer o seu filho parar de chupar chupeta em 3 dias (Para mim, pareceu algo do tipo “trago a pessoa amada em 3 dias”). Funciona assim:

Dia 1: Diga ao seu filho que ele já é grande e que vai ter que dar adeus à chupeta. Reforce sua confiança fazendo ele acreditar que é capaz e que você estará ao lado dele nessa missão.

Se o seu filho responder negativamente, procure buscar qual o medo/insegurança que pode existir por trás da recusa. Assim como os adultos, as crianças gostam de se preparar física e psicologicamente para essa mudança.

Dia 2: Repita a mesma conversa do dia anterior pela manhã e também à noite; avise que amanhã é o último dia da “peta” em casa. Mantenha o tom firme e decisivo.

Dia 3: Lembre seu filho que hoje é o dia de ele recolher todas as chupetas e colocar no baldinho (saco/caixa). Aja como se vocês estivessem indo em uma caça ao tesouro e pergunte ao seu filho se ele gostaria de ajudar a buscar cada uma das chupetas. Mesmo que ele recuse, continue a caça às chupetas. Você pode dar a explicação que quiser, que as chupetas vão para a casa de um menino mais novo do que ele ou ainda que ajudantes do Papai Noel (Coelhinho da Páscoa) virão recolher, só não diga que vai jogar as chupetas no LIXO.

Se seu filho chorar, bater os pés, tente ficar calma. Seja compreensiva, mas firme. Os especialistas dizem que em 48 horas seu filho não irá mais pedir por ela. Será?

Quem me conhece sabe que sou a mãe que não fez o “nana nenê” e nem tentou “encantar” o meu filho para noites melhores de sono, portanto esse chamado do “faço seu filho parar de chupar chupeta em 3 dias” não ganhou minha simpatia. Eu escolhi um caminho que não fosse dolorido, nem para ele e nem para mim.

Comecei há algum tempo nesse processo de retirar a chupeta: hora de brincar e ver televisão não é hora de ter chupeta na boca, nem por perto, e hoje meu filho faz uso apenas para dormir ou quanto está doentinho.

Se você ainda está nessa fase, recomendo 2 passos que foram muito importantes e facilitaram nossa vida:

  1. Avisei ao meu filho que o lugar da chupeta era em casa, que ela não vai aos passeios.
  2. Mostrei a ele que a chupeta mora no quarto (berço/cama) dele, e que de noite, quando o soninho chega, ela pode ser sua companheira. Aqui você pode fazer uma adaptação e ligar ao momento de dormir que é quando ele AINDA precisa da chupeta.

Com esses 2 passos feitos, senti que ficou muito mais fácil negociar o não uso da chupeta em outros locais e momentos. Se o seu filho já fala bem e é articulado, você pode usar umas das ideias abaixo e oferecer alguma recompensa para tal ato de coragem.

 

Fada da Chupeta – funciona como a fada do dente. Seu filho vai colocar a chupeta debaixo do travesseiro e, quando acordar, encontrará o brinquedo que tanto deseja. Mesmo que seu filho não leia, a Fada deve deixar uma mensagem. Essa chupeta representa TODAS as chupetas da casa.

Papai Noel – igual ao sistema da “Fada da chupeta”, só muda o personagem (e é mais fácil de entender pois o seu filho tem a imagem e toda uma festa para reforçar a troca da chupeta pelo presente surpresa de agradecimento do Papai Noel).

Coelhinho da Páscoa – mais uma reprodução dos clássicos acima. A ideia é colocar as chupetas em uma cesta e, na manhã seguinte, vários ovinhos com pequenos presentes aparecem.

Balde Chupetas – Essa ideia é de um livro que já falamos por aqui. Ache a Tia do Joca e o seu balde mágico que alegra todas as crianças da vizinhança quando é chegada a hora de dar bye, bye para a chupeta. O balde recebe as chupetas e como recompensa, muitas surpresas saem de lá. Eleja a vizinha, a amiga do trabalho para esse papel.

Quero ser grande – Reforce a ideia de que crianças mais velhas não usam chupeta, elas adoram se sentir mais crescidas. Estimule o convívio do seu filho com crianças mais velhas e aponte para esse fato.

Trapaça branca – Há quem faça um furinho na chupeta, prejudicando assim a sucção. Depois é só dizer ao filho que a chupeta “quebrou”.

Ajuda médica – Você pode dizer ao seu filho que o dentista ou o médico recolhe chupeta para bebês novos.

Sua chupeta vale uns trocados – Dar as chupetas como moeda em troca de um brinquedo na loja. Não se esqueça de combinar com o atendente da loja e já deixar o brinquedo pago ou fazê-lo de forma discreta.

 

Teste de resistência

  • Não se engane nem se surpreenda se, mesmo depois do seu filho ter feito a “troca”, ainda houver choro e pirraça. Você tem que estar disposta a aturar algumas noites bem ruins. Mas a maioria das crianças logo encontra outras fontes de conforto.
  • Procure distrair seu filho e manter as mãos dele ocupadas o maior tempo possível.
  • Se você decidiu está decidido, não volta atrás, senão o tiro vai sair pela culatra.
  • Forçar a retirada a todo custo pode ser mais danosa do que o hábito em si. Tenha certeza que, em algum momento, o seu filho certamente abandonará esta mania.

 

Outras sugestões caso não tenha gostado das duas anteriores:

 

Calendário de recompensas – Marque em calendário os dias que seu filho ficou sem a chupeta. Para cada dia sem, coloque um adesivo colorido – pode ser uma estrelinha, o adesivo do personagem predileto. Quando ele completar uma semana sem chupeta, dê um prêmio, como um passeio especial ou uma brincadeira.

Hora de dormir especial – Crie uma nova rotina para a hora de dormir. Sai a chupeta entra pai, mãe, um novo bichinho de pelúcia ou adesivos fluorescentes no teto.

Dia de dar bye, bye – Nos Estados Unidos, o dia 4 de novembro é o dia de dar “Bye Bye Binky” (Adeus à “peta”), data que foi abraçada pelos personagem de Sesame Street (Vila Sésamo) e ganhou um um episódio fofo toda vida. Pena que ainda não tenha em português.

 

 

 

Crédito de imagem hora de tirar a chupeta: por porcupinex

Postagem anterior
6 clipes de rock que as crianças vão gostar de ver
Próxima postagem
Superproteção não é um superpoder materno

10 Comentários

  1. Marcela Cardoso
    8 de julho de 2013 at 15:26 — Responder

    Oi Patrícia, adorei as informações e sugestões de seu post: leve, bem escrito, rico e confortante. É tão bom ler sugestões que não sejam tão radicais… cheguei a achar que eu fosse a única mãe que não fez o “nana nenê” :o) Minha filha está com 2 anos e meio e daqui a pouco vou passar por esta fase, mas tenho um passo anterior que é o desfralde, como você comentou. Obrigada!

    • Patricia
      8 de julho de 2013 at 15:45 — Responder

      Oi Marcela,
      obrigada pelo carinho. Por aqui o radicalismo não tem vez.

      beijo grande para vocês.

  2. Renata
    8 de julho de 2013 at 22:58 — Responder

    Adorei o post!! A chupeta diurna consegui tirar com uma historinha da Fada do Dente. Minha filha está agora com 3 anos e 2 meses, mas já há uns 5 meses não usa durante o dia. Ela começou a morder a chupeta e eu não vencia comprar chupetas… rs. A deixei com a chupeta comida por uns dias e disse a ela que eu ia conversar com a Fada do Dente pra ver se ela tinha uma nova. Foi qdo a Fada do Dente veio e deixou uma nova chupeta para ela novinha, mas em troca ela só poderia usar a noite pra dormir e não poderia mais comer a chupeta! Funcionou!! Durante a noite ainda acho que ela precisa, pois, qdo estava com a chupeta em frangalhos não dormia bem não… acordava toda hora… vamos com calma, né? Obrigada pelas dicas! Bjos

    • Patricia
      9 de julho de 2013 at 9:26 — Responder

      Oi Renata,

      Depois conte para a gente as novidades. Beijos

  3. Bruna Trevisan
    18 de julho de 2013 at 4:33 — Responder

    Ola meu bebe tem 1 ano e 9 meses achei q deveria tirar a chupeta meu marido nao concordou mais mesmo assim retirei foi super tranquilo ate estranhei disse que a nossa cachorra tinha levado pra ela ele so pediu 1 vez e meu marido deu outra mais essa semana foi o teste final pq ele esta resfriadinho entao dei a chupeta pra ver se ele se acalmava e ele jogou ela e ficou mais nervoso !! Boa Sorte pras mamaes q estao nessa fase !!em novembro/dezembro comeco a fase do desfralde vamos ver se ele vai se adaptar tao bem como foi com aa chupeta !! amei seu post pq n tem nada muito agressivo pra crianca!!

    • Patricia
      18 de julho de 2013 at 9:46 — Responder

      Oi Bruna,

      que coisa boa 🙂

      Boa sorte com o desfralde, aqui está durando uma eternidade.
      bjs

  4. Sandra
    18 de julho de 2013 at 14:51 — Responder

    Oi Bruna,se você ideias sobre o desfralde gostaria de compartilhar,meu filho fez 2 anos e o processo aqui está difícil.

  5. CAROLINE
    23 de Maio de 2014 at 17:06 — Responder

    Minha filha tem 2 anos e três meses, consegui tirar ela da fralda e fui muito fácil. Mas a chupeta está me aterrorizando, ela é muito dependente da chupeta apesar de desde que ela começou a entender eu ja falava que a chupeta era só para dormir. Mas como eu trabalho o dia todo e ela fica com os avós fica dificil, pois na minha ausencia todos dão a chupeta para ela em qualquer momento. Não sei o que fazer já que eu só fico o dia todo com ela nos finais de semana. Me ajudem por favor.

    • Patricia
      23 de Maio de 2014 at 19:58 — Responder

      Oi Caroline,

      Se você não conseguir ajuda das pessoas que tomam conta da sua filha vai ser bem difícil. Antes de começar, converse com eles e fale do que pretende fazer, peça ajuda e diga quão importante é para o desenvolvimento da sua pequena. Depois disso, siga as dicas do post. Vai ser sucesso!!

      Boa sorte.

  6. camila
    21 de Fevereiro de 2017 at 14:36 — Responder

    Boa tarde, meu Benjamin tem 1 ano e 4 meses e é muito esperto. Tirei a mamadeira com 10 meses e passei pro copo de transição ofertando leite apenas no desjejum, a chupeta também limitei a não usar fora de casa e somente pra dormir. Porém mesmo pra dormir ele a suga por menos de 1 min e depois solta naturalmente, ela se tornou apenas um refugio para os momentos de birra, como calmante imediato. Pois bem, este fds ele passou praticamente sem toca-la, ontem quando ele foi tirar sangue eu cedi para se acalmar, mas hoje já não a quis para dormir. SERA ESTE UM MOMENTO OPORTUNO PARA TIRAR DEFINITIVAMENTE?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Bye, bye chupeta!