Dicas profissionais – Amamentação

Você chegou em casa e não sabe por onde começar. Qual o peito? Como vou saber se meu filho está com fome?

  • O leite materno é o alimento ideal para o bebê. É um alimento superior porque contém a maioria dos nutrientes, nas quantidades certas para o perfeito crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Sendo o alimento produzido da mãe para o filho, é de fácil digestibilidade, ideal para o sistema digestivo ainda imaturo do seu bebê. O leite materno oferece anticorpos e células de defesa que ajudarão o bebê a se defender melhor de eventuais infecções nos primeiros anos de vida.

 

  • O tempo de mamar é livre, embora habitualmente 20 a 30 minutos já sejam suficientes. Ofereça cada seio por 10 a 15 minutos ou um dos seios somente a cada mamada. Por vezes oferecer um seio a cada mamada é necessário para o bebê ganhar mais peso, pois o leite da parte de trás é mais rico em gordura e portanto mais calórico. O bebê deve mamar ao menos 8 vezes a cada 24 horas. 

 

  • Nos primeiros três dias o bebê tem reservas calóricas suficientes para aguardar a “chegada” do leite. Além disso, pelo esforço do parto e nascimento, muitos bebês dormem muito e mamam pouco nas primeiras 48 horas de vida. Após a rotina de amamentação estabelecida e durante o primeiro mês de vida, nunca deixe o seu bebê sem mamar por mais de 4 horas seguidas. Lembre-se também, que nas primeiras 2 semanas, os horários das mamadas poderão ser irregulares.

 

  •  Após cada mamada coloque o bebê para arrotar. Alguns bebês não arrotarão todas às vezes e outros, ao arrotar podem devolver uma pequena quantidade do leite ingerido (regurgitar). Não se assuste, as duas situações são completamente normais. Espere ao menos 5 minutos para o seu bebê arrotar. Se após esse período ele não tiver arrotado, pode colocá-lo no berço sem problema. Os bebês devem ser colocados para arrotar até pelo menos os 4 meses de idade completos. 

 

  • Para a mamada “perfeita” é importante que o ambiente seja de tranquilidade. Importante que você esteja em uma posição confortável e sem pressa. Para o bebê, verifique se ele está com a fralda limpa e com roupa adequada a temperatura do ambiente e sem luz direta em sua face.

 

  •  Não há restrições dietéticas para a mãe quando está se amamentando, a menos que seja por questão de saúde. O ideal é que a alimentação seja variada e balanceada, evitando o consumo excessivo de gorduras e açúcares.

 

  • Em alguns casos a amamentação não será possível. Em outras poderá haver a necessidade de uso de complemento com fórmulas artificiais. Isso pode acontecer quando a mãe está impedida de amamentar, quando não produz leite ou ainda, não produz em quantidade para que o bebê ganhe peso. Procure um especialista, mas mantenha sempre que possível o aleitamento materno como primeira opção. A dobradinha “seio+fórmula” pode funcionar.

 

 

Crédito de imagem: MuddyBootsPhoto

Postagem anterior
O sonho da casa própria
Próxima postagem
Pais inspiram coleção para pequenos

1 Comment

  1. kenia batista moreira
    6 de agosto de 2013 at 16:12 — Responder

    adorei os comentários e as dicas vou ser fazer Cezarina amanha.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dicas profissionais – Amamentação