Os piores lanches escolares

Não vou me cansar de dizer como é importante olhar com atenção para a alimentação dos nossos filhos. Comer bem agora é mais de meio caminho andado para comer bem no futuro. Lembra daquela frase “é de pequeno que se torce o pepino”? Ok, você vai me dizer que não tem tempo de preparar a lancheira do seu filho e que também acreditou nos anúncios dos “lanches saudáveis” que aquela super renomada indústria te vendeu no comercial da novela das 20h. A minha luta hoje é contra os piores lanches escolares.

Minha “briga” com lancheiras e cantinas escolares é bem antiga, quando eu era ainda estudante de nutrição. A escola como extensão da nossa casa deveria ser um local onde o exemplo de boas escolhas alimentares fizesse morada. Meu sonho é uma escola na qual não se venda salgadinhos ou qualquer outra fritura; sendo um pouco mais radical, deveria existir uma quantidade máxima de calorias, açúcar, gordura e sódio estabelecidas.

Se você acha que estou preocupada apenas com os hábitos alimentares errou, a obesidade bate todos os dias à porta de milhões de famílias no mundo todo, crianças, adolescentes e seus pais convivem com hipertensão arterial e diabetes.

O que vemos nas lancheiras em todo o país são industrializados e zero comida de verdade.

 

A maioria dos bolinhos recheados esconde uma quantidade bem grande de gordura do tipo trans e esse problema acaba sendo bem maior do que a quantidade de açúcar.

Chocolate, bala e chiclete não são lanche.

ALTERNATIVA

Bolos simples. Você pode fazer em formas individuais e congelar. Uma maneira mais saudável e econômica de alimentar o seu filho. Dá só uma olhada nessa receita.

 

Refrescos de caixinha são terríveis em sua grande maioria e já falei dele acho que de forma bem clara.  Esses refresco são mistura de água, açúcar, saborizante e corante. 

ALTERNATIVA

Suco 100% fruta ou alguma bebida láctea que não tenha uma quantidade indecente de açúcar. Se preferir, mande a fruta para o seu filho comer na hora do recreio, dessa forma você garante ainda que ele irá consumir todos os outros nutrientes perdidos quando colocaram ela lá dentro da caixinha.

Biscoitos salgados simples para mim só não são piores do que os lotados de sabor falso de algum alimento e ainda cheio de corante. Seu filho de 7 anos não precisa de um biscoito sabor barbecue ou nacho.

ALTERNATIVA:

Biscoitos com farinha integral, alguns com azeite sendo a gordura de escolha são as melhores alternativas. Fuja dos que contém glutamato monossódico na composição.

 

Biscoitos doces recheados ou amanteigados são também uma bomba de açúcar e gordura. Xarope de milho na composição é sinal para não colocar no carrinho.

ALTERNATIVA

Biscoitos doces simples como a tradicional maisena batem um bolão. Você também pode optar pelos cookies integrais ou ainda deixar o seu filho fazer o seu próprio biscoito.

 

 

Dicas:

  • Congele o sanduíche por uma hora e depois coloque bem embalado. Ele vai durar e descongelar aos poucos. Isso não vale para patês que levem maionese, creme de leite ou ainda qualquer tipo de peixe.
  • Os bagos de uva também podem ser congelados. Seu filho vai adorar esse lanche.
  • O combo batata frita e refrigerante não devem ser NUNCA considerados LANCHE.
  • O pão pita (ou árabe) vira um ótimo biscoito quando colocado no forno e pincelado com azeite e um pouco de orégano.
  • Aprenda a ler o rótulo dos produtos. Conheça aquilo que seu filho não deve consumir e seja assim mais seletiva.
  • Nem todas as barras de cereal são saudáveis. Compare a quantidade de fibras e a quantidade de açúcar e desconfie se a quantidade de açúcar for muito maior.
  • Envolva seu filho na tarefa de fazer a merenda. Essa é uma ótima maneira de juntos contruirem uma lancheira e hábitos mais saudáveis.
  • Não é uma regra de ouro, mas o lanche mais saudável que você pode oferecer para o seu filho é o que foi feito por você.

 

20130508-165131.jpg

 

Crédito da imagem destaque: Thinkstock

Crédito de imagem quadro: meaganmakes/spablab / KurtQ/ Cartel82/ mars!

 

Postagem anterior
Alternativas de lanches saudáveis para festas
Próxima postagem
Quantas vezes seu filho fala a palavra mãe por dia?

6 Comentários

  1. DANIELLE
    13 de Maio de 2013 at 9:01 — Responder

    ADOREI AS DICAS DOS LANCHES SAUDÁVEIS !!!!

  2. Natália
    14 de Maio de 2013 at 10:37 — Responder

    Patricia, concordo muito com o que vc escreveu!
    Meu filho leva 2 lanches todos os dias para a escola e com um pouco de organização (faço tabelas semanais de lanches e deixo na porta da geladeira) provei que é possível sim mandar lanches saudáveis e gostosos. Itens indispensaveis na lancheira dele: Frutas, cenouras baby (ele ama!!), Tomate cereja, e achei um novo aliado, sempre fui totalmente contra sucos de caixinha, mas este me conquistou: o suco do bem. Ele é totalmente livre de conservantes, água ou açúcar, meu filho ama, só uma pena que é tão dificil achar pra vender!
    Enfim, obrigada pelas dicas, vou tentar a receita do bolo =)
    Beijão

    • Patricia
      14 de Maio de 2013 at 11:26 — Responder

      Oi Natalia,

      Fico muito feliz em ler que mais mães estão parando um pouco nesse mundo corrido e dando atenção devida ao lanche escolar. Convido você a participar do nosso Food Revolution Day na próxima sexta, publicando nas redes sociais ou mandando a foto da lancheira do seu filho para a gente.
      Mais uma vez, obrigada por compartilhar.

      • Natália
        15 de Maio de 2013 at 11:29 — Responder

        Legal! Pode contar comigo =)

        • Patricia
          15 de Maio de 2013 at 12:08 — Responder

          Oi Natália,
          obrigada. Esperamos sua foto.

  3. 15 de Maio de 2013 at 20:16 — Responder

    Por tudo o que tenho lido, percebo que a solução é dar arco e flecha pros piás e dizer: “-SE VIREM NO RECREIO!”

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Os piores lanches escolares