4 maneiras de ensinar o ABC pro seu pequeno

Quando as crianças chegam aos três anos, começa a curiosidade em torno das letras e o ABC. Eles já conhecem livros, gibis e legendas nos filmes da televisão, mas se guiam basicamente pelas imagens. Os mais empolgados decoram as histórias dos livros e recontam pra quem quiser ouvir.

Mas enquanto não chega o momento deles serem alfabetizados, damos dicas simples, mas eficientes, para que eles passem a se familiarizar, aos poucos, com o delicioso mundo da palavra escrita.

 

Biscoito em forma de letras

Compre cortadores em forma de letras e asse biscoitos. É muito fácil! Aqui dou a dica de onde comprar as formas e também de biscoito caseiro doce e biscoito caseiro salgado.. Enquanto vocês brincam com os cortadores e decoram juntos os biscoitos, podem jogar com as letras e formar sílabas ou continuar brincando de associação.

Obs: Dá pra fazer o mesmo com macarrão de letrinhas se você aguenta bagunça na hora da refeição sem maiores dramas. Você indica uma letra, ele procura no macarrão. E quando acha, ele precisa comer uma colherada inteira de macarrão. Ótimo pra dias em que os pequenos estão mais enjoados pra comer.

 

Letras de madeira ou EVA

Sente com seu filho e um alfabeto de madeira ou EVA. Gosto mais do alfabeto de madeira porque não amassa, não dobra e não deforma. Apresente as letras e faça referências aos nomes de vocês, do resto da família e amigos próximos. “F de Fabiana, V de Victoria, C de Camila”. Aos poucos eles vão decorando a forma das letras e o que elas significam. O próximo passo é associar a objetos do convívio da criança, para que ela entenda que uma letra serve para inúmeras palavras. “C de Camila e C de casa” ou “F de Fabiana, de faca e de formiga” Aos poucos, incentive que ele descubra outras palavras que começam com determinada letra. “P de papai, de Pedro e adivinha qual animal que faz oinc oinc, também começa com P?” E continue a charada ate a criança adivinhar. Garantia de horas de diversão.

 

Alfabeto dos animais

Crianças amam animais e estes fazem parte do imaginário diário de todos os pequenos. Por isso imprima fotos de animais e ensine desde o A de avestruz até o Z de zebra com fotos lindas. Achei no Wikilivros um alfabeto pronto pra imprimir, com letras maiúsculas e minúsculas. Pra comprar pronto, adoro esse aqui ou esse aqui.

 

Desenhando letras no cimento

Eles ainda são pequenos e não conseguem desenhar as letras no cimento, então essa é tarefa pra você ou outro adulto. Brinque de adivinhar com seu pequeno usando os objetos ao redor dele, como carro, cachorro, grade, porteiro, bicicleta etc. Quando ele acertar uma letra pra palavra correspondente, você o deixa borrifar com água a letra correta. Brincadeira gostosa pros dias de verão. Qualquer giz de cera serve, mas aqui em casa somos apaixonadas por esses aqui da Crayola.

 

Imagem destacada: Ella Novak

Postagem anterior
Sobre viajar e me conectar com minha filha
Receita de Palha italiana
Próxima postagem
Receita de Palha italiana para comer de colher

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

4 maneiras de ensinar o ABC pro seu pequeno