O que não dizer para uma mãe solteira

Sabe quando você está grávida e a sua barriga vira domínio público? Aquela sensação de que estão te colocando num microscópio e de que não existe limites entre você e o resto do mundo? Passei a me sentir novamente assim depois que me separei. De repente, todos se sentiram no direito de cometer as maiores indiscrições e a me perguntar coisas muito, mas muito particulares.

Vamos combinar que, além do analista, não dá pra sair abrindo o peito pra qualquer amigo, né? Tenho amigas próximas e, na teoria, íntimas pras quais me limitei a contar o que elas conseguiram ouvir. Muita gente também não consegue lidar com o luto alheio. Mas tenho um pequenino grupo de amigas pra quem eu contei tudo com riqueza de detalhes e ainda hoje é pra elas que eu coloco todos os sentimentos pra fora: os bonitos, os feios e os horrorosos.

E, refletindo essa semana na quantidade de gente sem-noção que existe nesse mundo, que eu elaborei essa lista, com as perguntas e afirmações que você jamais deve fazer para uma mãe separada. Há não ser que você faça parte do seleto grupo de suporte, aí você pode perguntar qualquer coisa.

1. Coitada da sua filha! Tão pequenininha para estar passando por isso!: Precisa jogar na cara da mãe recém-separada que a filha dela vai passar por uma barra-pesadíssima por conta da separação? Você precisa realmente lembrá-la disso e adicionar mais culpa nesse pirão?

2. Como você está conseguindo se sustentar agora, sem marido? Essa é a primeira das perguntas sem-noção cuja resposta deveria ser: “não é da sua conta!” A variação dessa pergunta é: Ele tá te dando pensão?

3. Eu realmente não sei como você dá conta!: Eu sou uma mulher independente, razoavelmente bem-sucedida, organizada e competente. Porque eu precisaria de um marido para dar conta da minha vida e a da minha filha?

4. Amiga, tô solteira essa semana (o marido da moça tá viajando), me dá uma dicas?: Sim eu ouvi isso. Sim fiquei ofendida. Foi um insulto sem tamanho e eu desliguei na cara da “amiga”.

5. A parte boa é que, agora que sua filha fica também na casa do pai, você tem tempo de sobra pra você.: A primeira vez que eu ouvi isso numa mesa de bar, eu levantei e fui chorar no banheiro. Sim, esse tempo existe. Não, eu não gosto de perder parte da vida da minha filha de 3 anos, mesmo que por uma noite ou 12 horas. Favor, não insistir.

6. E aí? Preparada pra achar o marido número 2?: Quem disse que eu quero casar de novo? Uma vez não tá bom? Não dá pra ficar só no sexo casual e namoricos breves?

7. Como você tá se virando com sexo?: Cara de paisagem.

8. Tá passando o rodo?: Olhei em volta pra ver se a pessoa tava falando de serviços domésticos ou se realmente ela tava me achando com cara de quem ainda “passava o rodo” pela cidade, aos 40 anos.

9. No fundo, se o casamento já não estava bom, você já devia estar sozinha mesmo.: Outra ocasião em que eu me levantei e fui chorar no banheiro.

10. Agora você tem como focar só em você e mais nada: Porque né? Agora que você é mãe solteira não precisa focar nas crianças, nas contas, na estrutura da casa, na rotina com o pai, no trabalho… Quer dizer: separou, tá livre de tudinho mesmo.

11. Amiga, meu marido viaja tanto que é como se eu também fosse mãe solteira.: Eu quis levantar da mesa do restaurante e ir embora. Mas eu sou educada, então pedi uma caipirinha, duas sobremesas e concordei.

12. Você precisa colocar sua filha pra dormir sozinha no quarto dela. Como vai ser quando você começar a levar homens pra dormir na sua casa? Eu ia despedir essa amiga. Depois eu lembrei que ela não tem filhos e expliquei bem explicadinho que depois que a gente vira mãe, não dá pra fazer a casa de motel. Você não leva uma fila de homens para noites calientes na sua cama com sua filha dormindo no quarto ao lado. Aliás que quantidade industrial é essa de homens disponíveis para mulheres de 40 anos? Só tô dizendo…

13. Você precisa começar a frequentar mais a night/baladas. Quer ficar sozinha pra sempre? Porque como todo mundo sabe, night e baladas são as ocasiões perfeitas para conhecer a (próxima) alma gêmea.

 

Imagem destacada: arileu

 

coelhinho de meia
Postagem anterior
Faça você mesma: Coelhinho de meia
Próxima postagem
Pôsteres modernos para quartos infantis

8 Comentários

  1. Renata
    9 de Abril de 2014 at 9:31 — Responder

    Camila, tamu juntu!! Com um detalhe que comigo não existe “final de semana do pai”, já que ele separou de mim e dela (qdo ela tinha 8 meses) e não a viu mais… Já ouvi tanta coisa que só por Deus!!!

  2. luciana
    9 de Abril de 2014 at 12:56 — Responder

    olá,

    passei por esses mesmos questionamentos e ainda passo, pois me separei quando ainda estava gravida. mais e aquela coisa fizemso uma opção na vida que é ser mãe, mais isso nao quer dizer que temos que morrer para o mundo ou para as pessoas, claro com muito cuidado e cautela até porque temos uum ser que depende de nós e ai o processo fica mais cuidadoso, mais isso nao quer dizer que se não possa verdadeiramente viver.

    um beijo!

  3. 10 de Abril de 2014 at 12:57 — Responder

    O PEOR é que eu me identifiquei falando a frase sem-noção número 9 para uma amiga que terminou o casamento. Ela não tem filho, mas deve ter doído igual. Vou já pedir desculpa.

  4. 11 de Abril de 2014 at 7:20 — Responder

    Affe maria!
    Os notions less existem mesmo e estão em todo papo esperando a hora para atacar com suas pérolas…
    Beijos
    Lele

  5. 3 de Maio de 2014 at 19:18 — Responder

    Achei teu blog e adorei, me identifiquei com a “perola” numero 12, que a minha psicologa soltou. Também deixo minha filha dormir comigo, me separei recentemente, e acho que tudo tem seu tempo, ate mesmo ela voltar para a cama dela… agora os comentários são de matar! Boa sorte para nos amiga!

    • Camila
      22 de Maio de 2014 at 0:19 — Responder

      Daniela, forca pra voce tambem querida. A gente consegue superar tudo nessa vida. Ate gente sem nocao! Beijoca

  6. João
    17 de Fevereiro de 2015 at 10:38 — Responder

    Ninguém liga para isso, esses comentários foram todos de mulheres, e quanta amiga cabecinha tem autora do texto, e é muito depressiva tbm

    • Camila
      17 de Fevereiro de 2015 at 12:39 — Responder

      Caro João, os comentários foram feitos por mulheres, pois este é um site destinado a um público majoritariamente feminino: mães. O tema do post é sobre/para mães solteiras, ou seja: mulheres. Sobre os ataques pessoais não precisa de réplica, certo? Porque, se toda vez que vc não concordar com alguma coisa lida ou falada vc se prontificar a atacar pessoalmente alguém, acho que isso diz mais sobre voce mesmo do que eu.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O que não dizer para uma mãe solteira