Suplementos de vitaminas e minerais para gestantes

Os suplementos indicados para as mulheres que se descobrem grávidas são compostos de algumas vitaminas e minerais que a sociedade médica tem descoberto serem importantes para a formação do bebê e a manutenção da saúde da mãe. Seu médico deve ter receitado uma das várias marcas existentes do mercado e, na sua ida para casa pós consulta, tenho certeza que a primeira parada foi na farmácia.

Algumas gestantes me perguntaram se é mesmo necessária essa suplementação; eu acredito que sim. Mesmo uma gestante que tenha uma alimentação saudável poderá não conseguir ingerir a quantidade recomendada de um ou mais nutrientes em determinados períodos: algumas gestantes não conseguem engolir comprimidos, outras dizem ter uma alimentação saudável e ainda tem aquelas que passam mal, muito mal nesse primeiro trimestre.

Com o aumento da necessidade de determinados nutrientes para se “construir” um bebê, é preciso  material de boa qualidade. E se alimentar bem é uma das coisas que a gente promete sempre fazer mas acaba cedendo à primeira tentação. Uma consulta ao nutricionista é muito bem-vinda nessa hora. Lá você esclarece dúvidas, sabe o que é importante comer em cada etapa da sua gestação e sai com uma recomendação/prescrição personalizada de quanto e do que comer. Enjoos e indisposição, alteração de humor e um tanto de outros fatores vão mexer e muito com o consumo alimentar da grávida, tanto em quantidade como em qualidade. Sendo assim, tomar o suplemento diariamente garante um mínimo de cada um dos nutrientes essenciais.

O que você não pode deixar de comer para dar uma forcinha ao processo de produzir um pequenino? Quais os nutrientes que se deve priorizar?

Ácido fólico
falamos sobre o ácido folico e a grande importância que ele tem em ajudar você a gerar um bebê saudável. Uma boa nova é que a suplementação de ácido folico vem sendo relacionada a diminuição de risco de desenvolver pré-eclâmpsia.
Onde encontrar: Vegetais de cor verde (quando mais escuro melhor), grãos integrais, carne, peixe e leite.

Ferro
A nossa alimentação já não provê a quantidade de ferro adequada na maioria das vezes, sendo assim, como forma de evitar casos de anemia gravídica e nascimento prematuro, sem falar em hemorragias pós-parto, a OMS recomenda que todas as gestantes devem receber dose profilática de ferro na quantidade de 30 a 40 mg durante todo o terceiro trimestre.

Onde encontrar: Carnes vermelhas, vísceras (fígado de boi), gema de ovo, feijão, beterraba e vegetais de cor verde escura (brócolis, espinafre, couve e agrião).

Cálcio
Esse é um outro mineral cada dia menos consumido em nossa alimentação. O cálcio é necessário para formação de ossos e dentes saudáveis no seu bebê, importante também para que os músculos funcionem perfeitamente. Pode ser que o seu médico faça a suplementação em separado, como o meu fez. Prepare-se porque o comprimido é bem grande.

Onde encontrar: Leite e derivados, sardinha,  vegetais de cor verde escura (brócolis, espinafre, couve e agrião), linhaça, grão de bico, aveia e chia.

Vitamina A
Muito cuidado com as doses dessa vitamina. Procure por suplementos que ofereça a vitamina A sob a forma de beta-caroteno. Por ser uma vitamina lipossoluvel (vitaminas A, D, E é K), seu excesso não é eliminado pelo suor e pelo xixi como as vitaminas hidrossoluveis (exemplo, a vitamina C), e em altas doses pode acabar sendo prejudicial ao bebê. O beta-caroteno é uma fonte segura de vitamina A.

Onde encontrar: Óleo de peixe, gema de ovo, frutas (laranja, tangerina, damasco, ameixa e melão), vegetais de cor amarela, laranja e verde escuros.

Outros nutrientes recomendados, mas ainda sem comprovação científica:

Omega 3
Algumas pesquisas recentes começam a mostrar a importância do consumo do óleo de peixe, fonte de ômega 3, relacionando-a com aumento na inteligência da criança e também com reguladora dos níveis de vitamina D no organismo – diminuindo assim a probabilidade de o bebê nascer com baixo peso. A suplementação desse nutriente não é consenso entre os obstetras, portanto não estranhe se o seu médico prescrever um que não contenha esses nutrientes.

NOTA: Algumas mulheres não podem deixar de fazer a suplementação, como no caso de vegetarianas e veganas, mulheres com problemas de saúde que tenham feito cirurgia de redução do estômago, fumantes e mulheres com gestação múltipla.
Você não deve tomar qualquer suplemento sem a prescrição do seu médico.

Crédito de imagem: epSos.de

Postagem anterior
Separar gêmeos na escola
Próxima postagem
Festa com tema Aquarela: delicadeza e cor

2 Comentários

  1. Ilza Reis
    31 de Março de 2016 at 14:01 — Responder

    Oi , meu nome é ILZA REIS estou na minha segunda gestacao,e meu medico passou pra mim essa vitamina (REGENESIS)

    • Silvia Duarte
      5 de Janeiro de 2018 at 10:33 — Responder

      Muito boa ela.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Suplementos de vitaminas e minerais para gestantes