Threenagers. Porque sempre pode ser pior.

Victoria saiu dos terrible twos e chegou aos três anos. É impossível não lembrar do episódio da Família Dinossauro (Pra quem não viu, o episódio mostra de maneira exagerada como foram os terrible twos do Baby e como eles encararam a transição para os três anos) e as coisas realmente se acalmaram quando ela começou a se articular melhor. Parou de bater, parou de morder e parou um pouco com a pirraça nonsense.

Mas a primeira infância é uma caixinha de surpresas e agora, aos 3 anos e 9 meses, ela dá ataques. Sabe chilique misturado com falar grosso e respostinha aborrecente? Pois é. Agora quando eu digo alguma coisa, preciso ouvir de volta: “e daí, mamãe?!”. Um dia desses, lendo alguns sites de maternidade estrangeiros, me deparei com o termo em inglês threenager e quase passei mal de tanto rir. A mistura de three (três) + teenager (adolescente) casou como uma luva (ou um tijolo) com a fase que ando vivendo aqui em casa.

Trocando em miúdos, os threenagers são os pirralhos que se acham adolescentes. Tudo vira um grande dramalhão, suas vontades precisam ser consideradas e eles têm uma resposta pronta e opinião sobre absolutamente todos os assuntos.

Você, mãe bruxa, cortou o bife do almoço em pedacinhos. DRAMA. Porque seu threenager está aprendendo a manejar a faca infantil sem serra e quer ele mesmo cortar. Você sai de casa tomando uma garrafinha d’água. DRAMA. Porque ele não está bebendo nada. Se você é mãe de menina, tente dormir de camisola e colocar um pijama nela? Isso mesmo. DRAMA.

Outro dia estávamos jantando e eu deixei uma almôndega no prato. Ouvi: “se você não comer essa ‘momôndega’ não vai ganhar uvinha de sobremesa”. Também quase fiquei de castigo na semana seguinte porque tinha feito bagunça na minha cama com uma papelada que eu precisava organizar pra arquivar. E quase tive que pedir permissão para poder usar a tesoura sem ponta do quarto dela. Teve um dia que estávamos brincando de aprender os dias da semana e ela me disse: “Mamãe confia em mim: quarta-feira é dia de natação”.

Tem esses momentos engraçados, mas também tem a parte triste. Me vejo, de vez em quando, pisando em ovos para evitar um ataque na quinta-feira à noite, quando estamos ambas exaustas. Também já me vi bancando a mediadora de conflitos com a empregada em um dia especialmente difícil. Preciso sair mais cedo de casa, porque a miudeza precisa ela mesma colocar o cinto de segurança da cadeirinha. E toda vez aguento um resmungo mal-humorado porque ela ainda não consegue se desamarrar sozinha: “você precisa comprar outra cadeirinha, mamãe”. Outro dia a deixei gritando, jogada no chão da sala, e disse frustrada (mais pra mim do que pra ela): “não negocio com terroristas!”.

E agora? Como conviver? Bom, em primeiro lugar já comecei a pesquisar internatos para quando ela entrar na adolescência, porque aguentar tudo duas vezes vai ser impossível (risos). Brincadeiras à parte, estou buscando uma dose extra de paciência em mim para aguentar essa nova fase.

O mais importante é manter a calma. Eles estão – como sempre – testando os limites para ver até onde conseguem ir. Essa atitude toda é, em parte, porque eles se sentem o centro do universo, e muitas vezes são mesmo. Basta você tentar falar ao telefone, que ele tenta conversar com você. Bastou você engajar num papo animado com um amigo, que eles começam a se exibir, fazer gracinhas e até se machucar de propósito para chamar a atenção. Afinal, nosso objeto de interesse só pode ser um. #sqn

Acho também que vale manter uma dose de bom humor. Mesmo as mães mais duronas (que não sou eu) precisam entender que existe a hora de ensinar boas maneiras e horas em que você precisa dar risada quando ele tenta te dizer que você só pode comer uma banana de cada vez e tira a fruteira da sua frente (e no processo derruba tudo no chão).

Entenda que seu filho ainda é pequenino. Apesar do vocabulário rebuscado e do mau humor típico de um chatonildo de 16 anos, seu filho é um “pós-bebê” e algumas negociações ele não vai conseguir entender e você vai ter que mudar o rumo da conversa ou da situação focando na idade real dele. E claro: seja firme nas suas decisões.

Controle-se e não ceda ao mau-humor. Toda vez que eu olho pra cara da Victoria revirando os olhos e dizendo num resmungo “ai mãe, franguinho de novo?!” ou “ai mãe, a gente tá atrasada de novo?”, respondo com toda naturalidade: “amanhã faremos supermercado” ou “amanhã você acorda mais cedo pra dar tempo de brincar antes da escola”. E assim sigo o meu dia calmamente, mas dando gargalhadas por dentro enquanto tento apressá-la para que coloque o cinto de segurança mais rápido.

E você? O que o seu threenager fala em casa? Compartilha comigo aqui nos comentários pra gente rir (e chorar e fazer meditação) em coro?

 

Imagem: Mindaugas Danys

 

Postagem anterior
Manual de convivência na pracinha
Próxima postagem
De onde vem o leite do seu filho? - Informe publicitário

48 Comentários

  1. Ro Souza
    3 de junho de 2014 at 15:18 — Responder

    kkkkkk, comecei a ler por curiosidade pensando: ah, aqui em casa não é assim….ahahaha me enganei, é igualzinho. Minha pequena faz humpf quando falo algo q ela não quer ouvir; me manda sutilmente calar a boca pq ela é a vez dela falar com qq pessoa a qq hora mesmo q não tenha assunto. Ela é uma threenagers educada, q já passou dos 3(hj tem 4 anos e 4 meses)os mandos e desmandos são falados com jeitinho mas ai de mim se não der a roupa q ela quer vestir, o pijama combinando e a comida arrumada do mesmo jeito todo dia! Meditemos! rs

  2. Samantha
    3 de junho de 2014 at 16:05 — Responder

    Texto ótimo!!! Meu filho está quase um threenager… tem 2 anos e 9 meses, mas dá umas duras na mamãe e no papai que só vendo! Pego no celular e ele já corre “mamãe, deixa que eu seguro seu telefone, senta aqui no chão brincar comigo”… brincando com o irmão mais novo que não dava muita atenção ao q ele estava fazendo, ficou gritando “Davi, senta aqui, Daviiiii”… como ele nao dava atenção, meu marido resolveu “ajudar” e falou que sentaria com ele, então meu threenager diz “papai, estou falando com o Davi”… rsrsrs… e olha que ele AMA brincar com o pai! rsrss…
    Faz a birra da comida, que só quer a carne ou a salsicha… deixo sem comer e de repente ouço um “mamãe, quero comer toda a comidinha…”
    Pra vestir roupa cada dia quer em um lugar diferente da casa, ele quem tem que se limpar no banheiro, quer escovar o dente sozinho, cortar as frutas da vitamina, aiai… rsrrs… quer ser todo independente!
    Esses nossos pequenos são demais! Mas com certeza são as alegrias das nossas vidas!!!

  3. kezia
    3 de junho de 2014 at 16:21 — Responder

    Adorei… nossa achei que meu filho era de outro planeta rsrs ohhh fase heim!

  4. Cristiane Vieira
    3 de junho de 2014 at 17:12 — Responder

    Ótimo texto!! A última que escutei ontem foi: Você pode parar de falar e me deixar falar…assim, você não está me respeitando!!! Depois de uma bronca dessa, só dando muitas risadas mesmo!!!

  5. veridiana
    3 de junho de 2014 at 17:18 — Responder

    Minha Gabriela chegou nessa fase cedo demais, completa os 3 anos esse mês, mas é exatamente essa a descrição dela no momento, rs, vou deixar uma pérola recente, nós todos no carro, eu, ela, o pai e os avós, comendo queijo desidratado, acabou e ela comendo o último pedaço,
    Mãe, quero mais
    Filha, acabou, já comemos tudo
    Pai, quero mais
    E eu respondo, filha, já falei que acabou
    E ela, EU TO PERGUNTANDO PRO MEU PAI!
    Nunca sei se dou risada ou se choro depois, rsrs

  6. clarisse schleder
    3 de junho de 2014 at 17:19 — Responder

    realmente é muito dificil e eu achando que a minha era demais.vejo que são todos .calma e paciencia são as palavras chaves

  7. 3 de junho de 2014 at 17:19 — Responder

    Aqui estamos na transição, mas Edgar ja tem sinais da tal espertonice adolescente

    Um dia peguei ele fazendo meleca com suco no sofa, nao contive um grito … ele corre em minha direcao com o dedo na boca fazendo sshhhhh!
    _ para de gritar senao vai acordar o irmaozinho mamae!
    E eu ri…

    Noutra lutando com o sono resolveu q Ia montar quebra cabeças.
    Me recusei a brincar junto porque era hora de dormir
    Ele veio pisando duro me carregou pela mao
    _ vem agora aqui me ajudar a montar essa po@#* que eu ja to bravo com vc mae!

    Cada vez menos choros e berros e mais cheio de razao e respostas…

  8. simone
    3 de junho de 2014 at 18:19 — Responder

    tenho uma Isabella que só tem 2 anos e 3 meses e é igualzinha, as vezes tenho medo do futuro, mais levo numa boa e com bom humor para não perder o respeito entre nós duas. vocês ja ouviram falar de irmão mais novo ter ciumes do irmão mais velho? então é isso que acontece em casa, minha filha mais velha faz 8 anos hoje e a bella morre de ciumes dela, não está fácil, e toda vez que tento procurar respostas só encontro sobre caso contrario, bjs

  9. Taline Farias de Azevedo
    3 de junho de 2014 at 18:31 — Responder

    Ai meu Deus, achei que fosse só aqui em casa esses conflitos diários por ter que colocar um simples pijama pra dormir. A Isabelle deu agora pra se atirar no chão, babar, gritar e se bater…. ela se arranha… isso me deixa muito preocupada. pois ela é uma criança calma, mas as vezes tem crises horríveis

  10. camila
    3 de junho de 2014 at 19:46 — Responder

    o meu têm 2 anos e 9 meses . Ainda não fala, mais faz gestos como se tivesse 20 . faz com o dedo como se tivesse mandando em mim , pirraça e grita até conseguir, ou a minha paciência estourar . Eu sou bem durona mas cedo as vontades dele de vez em quando pra evitar corrigir ele . Acho que se ele falasse seria uma bagunça aqui em casa porque ele é muito autoritário . Ah eu não posso falar só dos defeitos , ele além de muito inteligente é muito carinhoso , acabei de ter outro filho e ele é só cuidado e carinho com o pequeno . Gostei muito da matéria !

  11. adriana gomes da silva
    3 de junho de 2014 at 20:37 — Responder

    é realmente não é fácil… o Lucas de 3 anos já está começando a querer mandar no pedaço, outro dia disse a uma amiga minha do trabalho que ia fazer o que ele queria, ou pego ele me chamando de chata baixinho pelas minhas costas, eu confesso que já estava ficando preocupada .

  12. Sabrina
    3 de junho de 2014 at 21:29 — Responder

    Kkkkk RI muito com seu texto, pois tenho aqui em casa um de 3 anos e meio e sei bem que fase é essa. Aqui em casa o caso mais sério está sendo com as roupas, pois ele acha que já pode escolher as próprias e fazer até combinações.E ai de quem contrariar! É bom saber que essas fases são normais.

  13. Josi
    3 de junho de 2014 at 21:41 — Responder

    Que legal, lendo esses depoimentos não me contive à comentar sobre meu filho de 2 anos e meio. Tá começando a falar praticamente agora, mas já se comunica muito bem, principalmente qdo é do seu interesse. De uns dias pra cá tenho reparado o Felipe cheio de vontade própria como por ex: Desenhos… ele q decide o q assistir, se ñ obedeço briga comigo e faz birra, finge q tá chorando(faz umas caretas)… chega a ser engraçado, mas tenho q ter pulso forte e mostrar quem manda nele sou eu e não o contrário.De qualquer temos q entender q é uma fase, e logo virão outras…provavelmente piores!rsrs.Mas o Amor supera td, graças a Deus!:)

  14. Renata
    3 de junho de 2014 at 21:42 — Responder

    Rsrsrs… Estou morrendo de rir… tenho um la em casa que fala mais que a linda boquinha dele… qdo eu começo uma conversa com alguém, ele ja vem, “Mamãe olha me entende, deixa eu te falar só uma coisa…’ e não fala nada…rsrs. No final de semana fomos para a casa da vovó no interior, e o beleza vira para mim e diz. “Mamãe, pode ir embora eu quero morar na casa da vovó, porque aqui é muito legal.”… e quando faz coisas erradas… “Mamãe, vocé Linda!!”, essas crianças são demais….

  15. jessica pontes
    3 de junho de 2014 at 22:14 — Responder

    Minha filha Kauanni tem 2anos e 1 mes….
    Enfim, ela e bastante calma sorridente, fala muito.
    Em casa ela e quem ta mandando no pedaco agora, com muita paciencia vamos levando esses “chiliquis”.
    Por certos momentos achava q era so ela q era cheia de coisinhas…rsrs…

  16. Amanda
    3 de junho de 2014 at 22:23 — Responder

    Adoooro a internet! Pq descubro que não é só comigo daí fico mais tranquila,né. Amanhã a minha faz 3 mais já tá daquele jeitinho…. kkkkk!

  17. laiz
    3 de junho de 2014 at 22:30 — Responder

    Que demais, sou professora e trabalho com educaçao ifantil e me identifico o dobro…. meu filho tem 2 e 7 meses, e quando ele me pede todynho quase na hora do almoco ou diz que nao quer dormir e eu nao cedo as suas vontades, ele cruza os braços e me olha serio e diz:entao nao sou mais o seu amor, sou so amor do papai. E claro que sao situacoes dificeis onde a conversa ainda eh a melhor solucao, ou pelo menos a mais correta no momento, mas 1ue no fundinho agente ate axa engraçado…

  18. viviane
    3 de junho de 2014 at 22:41 — Responder

    É o meu filho de 3 anos e meio a cena do bife foi idêntica, fora q ele se acha o Edward mãos de tesouras, mas a maternidade me ensinou a contar até 10…20…100…

  19. Vanuza
    3 de junho de 2014 at 23:24 — Responder

    Mto bom texto!! Me identifiquei !! Meu Lucas está com quase 3 anos e já está nesta fase!!! Hontem mesmo comprei um pijama de frio para mim !!! E ele simplismente não deixou eu vestir. Lo falou que queria um novo tb!!! Resumo tive que comprar um para ele tb!!!! Calma e paciência são palavras chaves!!!!

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:39 — Responder

      Vanuza, se eu estiver de camisola e colocar um pijama na Victoria o céu vem abaixo. Aqui temos que combinar roupa de dormir sempre! Hahahah

  20. Renata
    4 de junho de 2014 at 0:10 — Responder

    Kkkkk muito bom saber q o sofrimento d fato nao é so comigo, aqui em casa tem o Mateus com 3 anos e 2 meses, fala absurdamente muito e se digo pra nao fazer alguma coisa ele diz ” mamãe não sou mais seu amigo” ou ” estou bravo com você” e claro q td tem o seu lado engraçado, eles é q nem podem sonhar isso!

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:28 — Responder

      Renata, são todos iguais. Aqui: “mamãe, você não é minha melhor amiga? Então! Tem que me obedecer!”

  21. michelli
    4 de junho de 2014 at 4:14 — Responder

    Hahahaha como é bom ter certeza q nosso filho é normal!!!!! A última pérola da minha filha:” – Acorda gente o dia tah passando!!!!!!!!!”

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:26 — Responder

      Micheli, a Vicky fica: mamãe já acordou? bem baixinho. só que ela não se aguenta e enfia o dedo no meu olho. Valeu! Hahaha

  22. Milena Lemos
    4 de junho de 2014 at 9:27 — Responder

    A minha Malú, acabou de completar 3 anos. Passou a chorar por tudo. Se o avô sai ela chora e diz que está com saudade. Chora pq quer ir pra creche no fim de semana, chora pq não quer ir pra creche dia de semana. Parece mulher na TPM, rsrsrs. Responde, peita com a mão na cintura e ainda se balança. Em compensação está um dengo, super carinhosa, diz que sou linda toda hora, faz carinho e massagem em mim e cismou que tem que dormir comigo fazendo carinho nela, se parar me dá bronca. No dia que ela fez três ela amanheceu impossível, me lembro de dizer por várias vezes se essa é a prévia dos 3 quero voltar pro 2 anos agora!!! rsrsrs.

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:25 — Responder

      TPM eterna hahahahahaha (rindo alto aqui!). E os trejeitos são de uma pequena ditadora. Não é fácil!

  23. Roberta
    4 de junho de 2014 at 10:24 — Responder

    Genteeee…sao todos iguais!!! As respostas são tão criativas, não aceitam o ” não “. Tenho uma pequena de 2 anos e 9 meses e ela me copia em tudo. Quando está na hora de dormir diz: mãe o meu sono ainda não chegou , e o seu já chegou?? Pq o meu ta escondido na barriga… Qdo ele chegar eu pego ele e vou pra caminha!!! Todo dia é assim! Bjs a todas

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:25 — Responder

      Roberta a minha dá ataque: quero ver só mais um desenhoooooooooooooooooo (aos berros). Naturalmente vai pra cama imediatamente.

  24. Laís
    4 de junho de 2014 at 10:37 — Responder

    Como é bom ler o desabafo de outras mães e saber que isso que estamos passando aqui em casa é “normal”. Meu filho de 2 anos e 9 meses parece um ditador, são ordens e mais ordens. No final de semana foi a geladeira pegou um garrafa de vidro, quando meu marido viu, começou a gritar e brigar, foi quando ele foi a sala me contar no seguinte discurso: MÃE o papai gritou, põe ele de castigo?
    Eu segurando o riso fui a cozinha , conversei com o papai e disse que nao se deve gritar, meu pequeno aborrecente pegou na mão do pai e o colocou no quarto d castigo, e ainda disse , não pode sair. Gente foi tão engraçado, mas seguramos as risadas.

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:24 — Responder

      Laís, ela também tenta me deixar de castigo de vez em quando 🙁 O pior é quando eu solto um palavrão (meu defeito: sou bem desbocada). Ela me dá altas broncas.

  25. Vih Lopes
    4 de junho de 2014 at 10:38 — Responder

    Nossa eu achei q era so meu baixinho q fazia isso, ele tem 2 e 2 meses, ele sempre foi calmo ate um tanto timido, as professoras sempre me perguntavam se ele era assim em casa. …mais de um tempo pra ca ele se transformou, nao obedece e ligado no 450 (pq 220 e pouco)….mais espero q essa fase passe logo. ….

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:23 — Responder

      A professora na escola tenta falar delicadamente: “mas ela é agitada né?” Hahahaha. Mas pelo menos eu sei que, apesar da agitação, ela obedece a todos na escola. Menos mal.

  26. Laís
    4 de junho de 2014 at 10:39 — Responder

    Fora o péssimo jargão que aprendeu com a Peppa Pig, : Xô mamãe, xô…

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:22 — Responder

      Laís aqui em casa é mamãe doidinha pra cá, mamãe maluca pra lá. um saco!

  27. Ana Carolina
    4 de junho de 2014 at 10:53 — Responder

    Aqui em casa é a mesma coisa ,a minha filha tem 3 anos mais parece uma adolescente e as vezes uma velha rabunjeta fico me perguntando da onde veio esse mau humor,nada ta bom o suficiente pra ela desse jeito tenho ate medo de quando ela chegar na adolecencia ,mas claro q tudo isso faz parte da fase, temos q ter paciencia.

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:22 — Responder

      Ana Carolina, meditação, conhece? Só assim mesmo. hahahahah

  28. CLAUDIA
    4 de junho de 2014 at 12:08 — Responder

    Gente que engraçado! Em casa é simplesmente igual! E que alívio saber que isso tudo é normal, que faz parte dessa fase. O exemplo do DRAMA do bife do almoço cortado em pedacinhos é simplesmente perfeito! Tem também o DRAMA de como e quanto colocar de pasta de dente na escova de dente, DRAMA de vestir um casaco nesse frio, DRAMA de calçar sapato fechado e não chinelos kkkkk
    AMO demais da conta e confesso que dou muita, mas muita risada mesmo e para não esquecer dessas “pérolas” estou anotando tudo o que ela fala de fofinho 🙂

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:21 — Responder

      Claudia, aqui é igual. Quando tá calor quer ir de tênis pra escola, quando está frio quer ir de chinelo. Haja bom humor! E anotar as pérolas é o melhor. Por aqui faço o mesmo!

      • CLAUDIA
        4 de junho de 2014 at 16:35 — Responder

        São umas figurinhas! Amo e me divirto mto!! Pena que tem dias que a gente realmente não tá bem e acaba não sendo tãaaaaao divertido assim rsrsrs um beijo

  29. Fernanda
    4 de junho de 2014 at 17:06 — Responder

    Estou nesta fase a minha filha esta insuportável, drama e pouco para os gritos e descontroles, sem falar nas broncas que levo dela. Aiai mais amoooo muito e peço a Deus muita paciência.

  30. 4 de junho de 2014 at 18:19 — Responder

    Hahahahaha excelente texto!!! Tem que ter paciência, não tem jeito…
    Beijos!!

  31. leliane
    5 de junho de 2014 at 10:35 — Responder

    Oh camila, sempre leio o blog, mais raramente sou de comentar, mais nesse texto nao pude deixar passar em branco.

    Sinto informar que a situação só piora! kkkk
    A minha pequena monstrinho fez 8 anos, e parece que o mundo ta de ponta cabeça, que os resmungos e mau-humor impera quase sempre, em praticamente todas as situações.rs
    Mais nada que paciencia, bom humor e um pouquinho de rigidez não dê conta de controlar a situação.

    bj

  32. Dani Celedônio
    7 de novembro de 2014 at 10:58 — Responder

    Nosssaa agora que te descobri vai ser o tempo todo! Instagram, Facebook rsrsrs eu adorei seus posts♥♥♥♥

    • Patricia
      7 de novembro de 2014 at 11:04 — Responder

      Dani,

      muitos beijinhos para você. Espalhe para os amigos <3

  33. Raquel Gomes
    8 de novembro de 2014 at 8:34 — Responder

    Diogo está com 3a9m, e essa fase adolescente aos 3 é realmente de chocar e desesperar em alguns momentos. Minha maior dificuldade é a escola, a professora anda com problemas e não consegue fazer com eles a mesma negociação de casa. Resultado: Diogo não quer ir pra escola fora do dia do brinquedo porque a professora só pega no pé.
    Daí é um tal de “você vai sim” é de “então eu não sou mais seu amigo!”.
    Outro dia foi o lixo. Ele achou um papel no carrinho enquanto caminhávamos na praia, e jogou no calçadão. Mandei descer e recolher, e ele falou “mas todo mundo faz!”, e eis que eu me Pho respondendo tal qual uma mãe de adolescente: você não é todo mundo!!!
    Não é fácil, mas a gente se pega nas partes engraçadas, né? E sei lá, até os 18 passa! Hahahhahaha

    • Camila
      10 de novembro de 2014 at 11:12 — Responder

      Raquel, hahahah, pois é: até os 18 melhora! Beijo e força!

  34. Rafaela Noronha
    21 de junho de 2016 at 9:16 — Responder

    Já vivenciei o episódio da camisola … Kkkkk!!!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Threenagers. Porque sempre pode ser pior.