10 coisas que toda mãe depois dos 40 anos precisa saber  

É muito diferente ser mãe na casa dos 20 anos e na casa dos 40 anos. Eu costumava achar que idade era estado de espírito. Mas embora você possa ser uma mulher madura aos 25 e também uma menina animada depois aos 45, em alguns momentos, o seu corpo, ou mesmo a sua experiência, não vão deixar você esconder a idade.

Quando escrevi o post Vantagens e desvantagens de ser mãe depois dos 40, muita gente achou que eu estava desanimando a maternidade tardia. Eu, que tenho muitas amigas que ainda não tiveram filhos e outras tantas que estão pensando em ter mais um após os 40, tomei pito de uma galera. Mas não é nada disso. Existem muitas vantagens sim, mas também não dá para fingir que não existem limitações a serem superadas.

E esse post é dedicado para todas as minhas amigas e leitoras que me deram bronca virtualmente e ao vivo. Existem 10 coisinhas que elas (e você) deveriam saber se você chegou aos 40 com uma criança pequena no colo ou mesmo se você está contemplando a maternidade pela primeira vez.

  1. Você vai se pegar repetindo a sua mãe: quanto mais a gente vai avançando na idade, mais a gente vê sentido naquilo que elas ensinaram. E sim, você vai repetir as frases clichê que elas martelaram na sua mente durante a infância.
  2. Você vai pensar mais seriamente sobre o futuro do seu rebento e sua própria mortalidade: após os 40 a gente começa a pensar de verdade em aposentadoria, poupança, investimentos e qual legado financeiro a gente precisa deixar para os nossos pequenos. Homens e mulheres que foram pais mais tarde são mais preocupados em deixar os pequenos providos e é comum casais e famílias conversarem sobre temas considerados mórbidos entre os mais jovens, como testamento, guarda e jazigos.
  3. Você vai ser a mãe mais velha da pracinha ou da creche: alguns dias tudo bem, em outros dias ninguém vai entender uma referência dos anos 80 e você ficará com cara de tacho.
  4. Você vai procurar com mais afinco a sua turma: em alguns momentos você vai desejar estar com outras mães da mesma faixa etária para que possa compartilhar angústias específicas e até alegrias.
  5. Você vai sentir que falta energia: mesmo que você seja uma mãe super em forma, experimenta ficar uma semana com um bebê sem dormir e aí me diz se a idade não pesa? Eu, geralmente, fico doente junto ou preciso de uma semana, pelo menos, para me recuperar.
  6. Você vai pensar se sua gravidez é segura: infelizmente as mulheres nasceram com prazo de validade para procriar e nosso corpo não está acompanhando a evolução da mulher produtiva na sociedade. Mesmo com a medicina avançada, a verdade é que após os 35 anos toda gravidez requer mais cuidados e mais exames. E após os 40 os médicos são ainda mais taxativos. Muitas mulheres após os 40 colocam essas possibilidades na balança e algumas desistem de engravidar por medo, e eu fico triste e acho injusto que o nosso corpo não acompanhe a nossa mente e nossos desejos.
  7. Você não vai ter uma penca de filhos: existe uma janela de tempo muito pequena para decidir se quer ter o segundo ou, se você já passou dos 40 faz um tempinho, já pode ter decidido que vai ter um só.
  8. Vai ter uma grande crise ou nenhuma crise de identidade: dependendo do seu temperamento você vai ter mais dificuldade de deixar de ser quem você era antes da maternidade. Ou vai achar que já aproveitou bastante e agora vai largar a sua vida anterior e abraçar a nova com afinco. De qualquer maneira, depois dos 40 é mais provável que você abrace alguns desses extremos. Eu ainda luto para voltar a ser quem eu era. Estou errada, claro. Mas acredito piamente que quem joga tudo pro alto pra ser mãe também vai sentir falta desse equilíbrio em algum momento.
  9. Você tem mais estabilidade financeira: se tudo der certo na vida (toc toc), você vai ter uma vida financeira mais estável do que quando começou a sua carreira e vai conseguir proporcionar ou contribuir para uma vida mais tranquila para vocês.
  10. Você agradecerá com afinco: toda noite, quando minha pequenina de 4 anos está dormindo, eu paro um segundo para agradecer por eu ter recebido a dádiva da maternidade aos 37 anos. Uma menina linda, esperta, sadia e que rege boa parte dos meus dias. Nossa vida é realmente abençoada. Nem toda mãe quarentona escolheu a maternidade tardia. Algumas não conheceram seus companheiros de vida, outras tiveram problemas para engravidar, outras tiveram outras complicações na vida. Engravidar, em qualquer idade, é uma benção. Mas depois dos 40 é só um pouquinho mais divino.

 

 

Imagem: Shutterstock Dmitry Morgan

Aprendendo a dividir
Postagem anterior
Aprendendo a dividir - Ei, mãe, estamos falando de você!
simpatias para saber o sexo do bebe antes de nascer
Próxima postagem
Novas simpatias para saber o sexo do bebê antes de nascer

2 Comentários

  1. Renata
    29 de Janeiro de 2015 at 9:36 — Responder

    Concordo com tudo que você, com muita maestria, como sempre, apontou. Fui mãe aos 38 anos e hoje com 43 e minha Carolina com quase 5 anos, me encaixo em tudo. Mas o item 2 é uma verdade verdadeira… rs. Adorei. Bjos

    • Camila
      29 de Janeiro de 2015 at 9:38 — Responder

      Renata e a gente fica correndo atrás do prejuízo, né? Hahaha Beijoca

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 coisas que toda mãe depois dos 40 anos precisa saber