10 dicas para construir uma comunicação saudável entre pais e filhos

A obrigação dos pais é educar e disciplinar seus filhos. Disciplina não é punição, é uma forma de comunicação, de ensinar regras e até mesmo de corrigir um comportamento não apropriado. O modo mais efetivo de mudar o comportamento da criança é por meio de uma comunicação saudável entre pais e filhos.

Não importa a idade que seu filho tenha, ele precisa de explicações claras e dadas de forma calma sobre o que você espera dele naquela situação.

1. Esteja disponível – Reserve um tempo na agenda só para conversar com seu filho sobre assuntos diversos. Mesmo que sejam só 10 minutos por dia sem distrações de um momento entre você e seu filho já fazem uma grande diferença. Vocês estão construindo bons hábitos de comunicação.

2. Seja um bom ouvinte – Quando você escuta o seu filho, faz com que ele se sinta amado e valorizado. Pergunte sobre os seus sentimentos. Você não precisa concordar com o que ele está dizendo para ser um bom ouvinte. Para ser um bom ouvinte você só precisa ouvir.

3. Demonstre carinho sempre – Deixe que seu filho saiba e perceba que você se preocupa com ele. Se ele está triste ou chateado, seja ainda mais carinhoso com ele, abrace-o, beije-o. Isso fará com que ele saiba que você esta compartilhando este momento de dificuldade com ele e que ele poderá contar com você. Incentive-o a expressar os seus sentimentos. O que ele sente é real para ele e precisa ser respeitado.

4. Seja claro – Dê instruções de acordo com idade da criança. Certifique-se que ela realmente entendeu a mensagem que lhe foi dada.

5. Seja um bom exemplo – As crianças (e às vezes nós também) aprendem com exemplos. Use palavras que você gostaria que a criança usasse com você. Veja se o seu tom de voz é coerente com a mensagem que está passando para ela. Por exemplo, se você sorrir dizendo “não faça isso!”, a mensagem pode ser um tanto confusa. Seja claro em suas orientações. Usar palavras para descrever seus sentimentos poderá ajudar seu filho a fazer o mesmo. Pratique o que você fala.

6. Elogie seu filho sempre que puder – Um sorriso ou uma pequena frase de elogio tem um grande valor na comunicação. Algumas expressões que devem ser utilizadas: “bom trabalho”, “você é tão responsável”, “você me fez ganhar o dia”.

7. Mantenha a calma – Vai existir um monte de momentos em que você irá perder a paciência, isso é normal. Mas manter a calma é essencial para a boa comunicação. Então, se você estiver estressado aplica uma dessas dicas antes de falar com seu filho: respire devagar e profundamente, espere alguns minutinhos antes de falar com o seu filho, tente usar uma palavra ideal para expressar o que você está sentindo e veja se essa palavra é apropriada a idade da criança.

8. Seja confiante – Acredite sempre no seu filho, na capacidade que ele tem de apreender e na melhora do seu comportamento.

9. Ensine – Use momentos de conversa ou do cotidiano para ensinar algo, filmes e desenhos também podem ser boas fontes de ensinamento.

10. Mostre que o problema está no comportamento – Quando estiver chateado com a criança tente mostrar para ela que o problema está no comportamento dela e não nela.

 

 

Crédito de imagem: Shutterstock

Postagem anterior
Alunos escrevem "o que gostariam que a professora soubesse"
Próxima postagem
Presentes para o pai de primeira viagem

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 dicas para construir uma comunicação saudável entre pais e filhos