9 dicas para sobreviver ao desfralde noturno com (alguma) dignidade

Escrevo esse post as 3:30 da manhã, depois de trocar o lençol da minha cama não uma, não duas, mas TRÊS vezes na mesma noite. Não, eu não estou de bom humor. Desculpa. Aliás, pra ser bem honesta, eu tô com um pouco de vontade de chorar.

Veja bem, o Rio de Janeiro está desafiando a nossa sanidade mental com as mais altas temperaturas já registradas nos últimos zilhões de anos. Rio 40 graus, já virou Rio 50 graus faz tempo. A criança, recém-desfraldada (desfralde noturno aconteceu em outubro), estava indo super bem, mas com o calorão, ela passou a beber mais água – quem tem coragem de regular a água de uma criança nesse calor dos infernos? Os especialistas dizem que o ideal é desfraldar a criança no verão, pois no inverno elas fazem mais xixi. Mas acho que esses especialistas esqueceram de avaliar o aumento de ingestão de água no verão. O duo ar-condicionado + chupeta também faz com que a boca fique seca e ela anda pedindo água mesmo de madrugada nos últimos dias. Regulo a quantidade, dou um dedinho, mas eu acho que não dá para dizer não para qualquer ser humano que peça água.

Eu durmo tarde, então levo ela com alguma frequência ao banheiro entre 10 da noite e três da manhã. Depois, salve-se quem puder. Mas hoje, especialmente, eu dormi cedo, pois uma enxaqueca acabou com a minha vontade de viver. O resultado foi esse: ninguém dormiu de verdade – nem eu e nem ela. Foi um festival de troca de lençol e nem os travesseiros se salvaram. Por fim ela dorme (mal, pois não está conseguindo relaxar) e eu, acordadíssima. Já disse que eu tô com vontade de chorar?

Ainda assim, quero lembrar a vocês, queridas mães com filhos em idade de desfralde, que isso também é uma fase e vai passar. E para descontrair, quero compartilhar algumas boas dicas para sobreviver ao período do desfralde noturno com o mínimo de dignidade.

1) Não economize nos forros: compre forros de malha ou microfibra com um lado de plástico em uma loja de roupas de cama para salvar o seu colchão. Se a cria dorme com você, compre para todas as camas da casa. Compre forros para os travesseiros. Nem eles se salvam.

2) Invista em mais lençóis: se a sua casa, como a minha, tem um número limitado de roupas de cama, considere comprar mais um estoque. Pelo menos dos lençóis de baixo. E com elástico, porque é mais fácil de trocar no meio da madrugada com só um olho aberto.

3) Pare de nojinho: se o seu filho dorme na própria cama e fez xixi na madrugada, leva ele para dormir com você e problema resolvido. Se você não curte essa ideia e quer deixar ele por lá mesmo e tiver com preguiça de tirá-lo da cama, coloque duas toalhas em cima do xixi e amanhã você resolve isso. Se a criança dorme com você – como é por aqui –, coloca uma toalha em cima do xixi e puxa a criança pra bem pertinho de você. Se houver um marido na equação fica mais difícil de seguir essa dica. Não importa a sua configuração, lembre-se sempre que madrugada não é hora de frescura. O importante é voltar a dormir o mais rápido possível.

4) Misturinha esperta: mesmo com forro, fica sempre um cheiro insistente de xixi no ar. Por isso, no dia seguinte esfregue uma misturinha de álcool com uma pitadinha de água de passar e deixe evaporar e só depois recoloque o lençol no lugar. Pelo menos para dar uma sensação fictícia de refrescância. Prepare a mistura com antecedência e coloque em um borrifador. Deixe à mão.

5) Controle a neurose: sei que todas somos divas domésticas, mas em uma situação de hecatombe como essa que eu estou vivendo hoje, você vai se ver com lençol de um jogo, forro de outro jogo, fronhas de um terceiro jogo e a pontinha da sua colcha mergulhou no xixi. Sobreviva e vá dormir. Um dia você acerta essa confusão de padronagens.

6) Não sucumba ao mau humor: cometi a asneira em uma madrugada dessas de soltar um palavrão mal humorado. Vicky percebeu a minha irritação e passou um tempo pedindo desculpas e chorando a cada vez que fazia um xixi na madruga. Precisei conversar com ela, dizer que ela estava aprendendo e era assim mesmo, não tinha problemas. Ela ainda não relaxou por completo. Por isso controle-se, pois você não quer deixar seu filho inseguro e triste por conta dos inevitáveis acidentes.

7) Controle o relógio: tirar a mamadeira da madrugada, regular a ingestão de água pelo menos duas horas antes de dormir ajuda mesmo a deixar a cama sequinha. Depois de alguns acidentes você vai saber exatamente a frequência que deve acordar para levar a cria ao banheiro. Vicky bebe muita água, nem sempre conseguimos controlar a ingestão de líquidos na hora de dormir, e o que funciona (em circunstâncias normais) é: ela faz xixi sozinha antes de deitar (mais ou menos 21h); eu levo ela dormindo (prepare as costas) em torno de 1 da manhã e depois quando ela acorda de manhã (tipo 8 horas), ela vai ao banheiro e faz um xixi super comprido. Logo no início eu ainda levava ela tipo 3 da manhã, mas já não estava mais fazendo isso há um mês. Vou voltar porque com esse calor, estão rolando mais acidentes.

8) Não deixe a exaustão tomar conta de você: eu acho que devemos adiar o desfralde, diurno ou noturno, até que você tenha certeza de que estão ambos preparados para isso. Eu não estava preparada para lidar com o desfralde noturno e demorei mais de um ano entre o desfralde diurno e noturno e tudo bem. Mas, há não ser que haja algum problema mais sério, você não deve voltar atrás por conta de acidentes frequentes. Vença a exaustão, porque é sim muito cansativo, e vá em frente. Lembre-se que, normalmente, a criança só vai acordar espontaneamente depois dos seis anos, então amiga, vai demorar um tempo até você dormir sem essa preocupação na sua cabeça.

9) Chore: não tenha vergonha. Ter filhos e educá-los é muito difícil. Chore e tudo bem. Ninguém está vendo porque todos dormem. Menos você.

 

LEIA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE DESFRALDE AQUI. (Diurno, noturno, meninos, meninas, produtos, métodos e tudo o mais)

bolos decorados para meninos
Postagem anterior
Bolos decorados para meninos com temas incríveis
super heroínas de brinquedo
Próxima postagem
Bonecas em ação: super heroínas de brinquedo

23 Comentários

  1. Luciana
    22 de Janeiro de 2015 at 10:02 — Responder

    Camila você é sensacional, ri demais!

    • Camila
      22 de Janeiro de 2015 at 23:52 — Responder

      Lu! Agora já dá pra rir. Ser mãe, né? Cada dia uma novidade!

  2. Bruna
    22 de Janeiro de 2015 at 14:45 — Responder

    Oi Camila!
    Depois que passa dá até pra rir da situação, né?! kk
    Uma vez eu vi uma dica de colocar aqueles tapetes higiênicos de cachorro na cama da criança quando está desfraldando.. pode ajudar nessas horas.. =)
    Beijos, Bruna

    • Camila
      22 de Janeiro de 2015 at 23:53 — Responder

      Bruna, tentei, funciona no inicio do sono, mas depois ela se mexe, se enrosca, se irrita, ai ja viu…. Beijo!

  3. Vanessa
    22 de Janeiro de 2015 at 17:19 — Responder

    Camila eu tenho levado a minha filha de madrugada, dormindo ao banheiro, ela faz o xixi abraçada comigo e depois levo ela de volta pra cama. Tem 4 dias que ela dorme a noite toda sem fazer xixi na cama. Adorei seu post. Hoje vou testar não levar ao banheiro novamente pra ver se ela realmente aprendeu.

    • Camila
      22 de Janeiro de 2015 at 23:54 — Responder

      Aqui é a mesma coisa. Levo o chumbinho no colo, mas acho que o que ta faltando é levar 2x ao invés de uma só. Beijo!

  4. Daniela
    20 de Fevereiro de 2015 at 10:47 — Responder

    Ri muito! Aqui tá igual! Essa noite foram duas escapadas, mas normalmente tem sido uma só. Estou grávida e em julho virá a baby. Preciso terminar isso esse semestre. Sei que é uma fase e vai passar! Eu e meu marido custamos a levantar à noite pra levá-lo ao banheiro, mas essa noite eu mudarei… vigília! Vou ali comprar mais uns protetores de colchão e mais um jogo de lençol…:)

    • Camila
      20 de Fevereiro de 2015 at 11:13 — Responder

      Dani, de Janeiro pra cá ja mudou muito a situação, pra melhor. Basta levar ela uma vez, tipo 1-2 da manhã e pronto. Cama seca desde então. Várias semanas sem acidentes! Ainda bem que tá passando rápido! Boa sorte!

  5. Cristina
    6 de Abril de 2015 at 18:04 — Responder

    Oi, Camila. Como está o desfralde noturno agora?
    A minha está na fase de fazer xixi antes de dormir, depois 1:30 e depois só lá pelas 8h.
    Mas queria muito dormir uma noite inteira de novo…
    Ela bebe muita água. Será que algum dia vai dormir a noite inteira sem fazer xixi?

    • Camila
      7 de Abril de 2015 at 11:47 — Responder

      Oi Cristina, em fevereiro estava ainda levando ela tipo 2 da manhã. Mas desde meio de março que ela faz o xixi dela na hora de dormir (tipo 21:30) e depois só na hora que ela acorda as 8:30. Faz algumas semanas que não temos mais acidentes. Aliás, pra te falar a verdade não lembro mais quando foi o último acidente. Vicky também bebe bastante água e eu não regulo e água não. Se ela pede um mamá antes de dormir eu ainda levo ela mais uma vez na madrugada, mas essas noites estão cada vez mais raras. Quantos anos tem a sua? A Vicky já está com 4 anos e 7 meses.

      • Cristina
        7 de Abril de 2015 at 13:41 — Responder

        Oi, Camila! Que ótimo! As coisas progrediram bem!
        A minha filha é novinha. Só tem 2 anos e meio. Está sem fraldas durante o dia desde janeiro e tem sido uma maravilha. Nem pensave em fazer o desfralde noturno por agora. Mas, de um mês para cá, ela não aceita mais fralda para dormir. Fica incomodada e tira, diz que é grande e não usa mais fralda… Conversei com ela e resolvemos tentar…

        • Camila
          7 de Abril de 2015 at 17:20 — Responder

          Ela é mais novinha mesmo. A Vicky super gostava da fralda, não tava nem aí pra dormir de fralda, ela dorme em cima do xixi, o negócio era deixar ela dormir. Ela mesma colocava fralda nela pra dormir, era muito engraçado. Acho que talvez a função levar a sua 1 ou 2 vezes por noite demore mais um pouco. Mas talvez também não. Cada criança é de um jeito né? Muitas famílias aproveitam o desfralde diurno pra tirar tudo de uma vez. Eu é que fiz esse hiato imenso. Não conseguia pensar em não dormir, pq quando ela desfraldou de dia, foi justamente quando ela passou a dormir uma noite toda; não queria mexer nesse time que tava ganhando. 🙂 Boa sorte e depois volta pra contar o seu progresso

  6. Mayara oliveira
    8 de julho de 2015 at 0:14 — Responder

    Meu filho tem 4 anos e 7 meses, estou tentando desfraldar, comecei bem, os primeiros3 dias ele não fez xixi na cama, mas no quarto dia ele fez. 🙁 tentei leva-lo ao banheiro a cada 3 horas mas mesmo assim ele não mija. 🙁

    • Camila
      8 de julho de 2015 at 2:32 — Responder

      é assim mesmo. experimente levar uma só vez, tipo 4 da manhã. hoje eu já nao levo mais a minha pequena. de vez em quando escapole, mas no geral ela faz xixi antes de dormir e não acordo ela pra fazer mais de madrugada. beijos

  7. helen
    9 de setembro de 2015 at 22:18 — Responder

    adorei suas dicas…vc é muito legal! principalmente aquela parte em que “todos dormem menos vc”…..é bem assim que me sinto.
    bjus

    • Camila
      10 de setembro de 2015 at 0:51 — Responder

      Helen, obrigada pelo carinho e empatia.beijos

  8. Silvia
    12 de outubro de 2015 at 14:09 — Responder

    “Chore Pq todos estarão dormindo , menos vc” . Impressionate! Amei seu post!

  9. 13 de novembro de 2015 at 15:40 — Responder

    Ahhhh, pensei que era a unica doida que usava toalhas por cima do xixi kkkkkk
    Ainda bem que compartilhava minha cama com ela, a cama era velha, cachorra tinha rasgado toda, agora mudei de casa ela tem o quartinho dela e vou tentar criar uma rotina pra ela de sono e desfralde noturno, já que o diurno vai bem 😀
    Espero que até o final do ano ela consiga primeiro dormir uma noite inteira mais sequinha rs.
    Beijos e obrigada por compartilhar sua experiência.

  10. Luciana
    22 de Maio de 2016 at 21:22 — Responder

    Ótimo post, ri demais! Estou juntando forças e coragem para iniciar o desfralde noturno já que no meu caso é em dose dupla, minhas princesas já estão com 3 anos e 5 meses, não queria esperar muito mais… Bom saber sobre a experiência de outras mães! Beijos!

  11. Aldair
    11 de outubro de 2016 at 12:59 — Responder

    Uau! Estamos passando por isso aqui em casa e está sendo bem difícil, especialmente por ele fazer xixi em horários diferentes de uma noite para a outra. Então, às vezes a gente consegue levá-lo ao banheiro, outras não. Eu estava um pouco desanimado e resolvi procurar algo na internet para me ajudar/guiar/fortalecer. Dei de cara com esse texto e gostei muito. Agradeço. Vamos em frente!

  12. jaci
    26 de Maio de 2017 at 11:08 — Responder

    Ola!!!
    Meu filho saiu das fraldas já da 1 mês.
    Ficou duas semanas sem.fazer xixi na cama.
    Agora essa semana que esfriou um pouco ele faz todas as noites!!!
    Difícil o q fazer?

    • Camila
      26 de Maio de 2017 at 11:21 — Responder

      Jaci, honestamente, o que eu fiz foi esperar. Um dia isso simplesmente acabou. Nesse tempo frio, acorda ele de madrugada para que ele faça xixi. Mas, o lance mesmo é se munir de paciência e de forros de colchão. Boa sorte.

  13. Renata Oneda
    6 de junho de 2018 at 3:32 — Responder

    Nossa também li as 3:30 exatamente o horário que você leu, engraçado né!

    Que fase, céus.

    Aqui tenho colocado o despertador e não acordo, quando vejo escapou … Nossa!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

9 dicas para sobreviver ao desfralde noturno com (alguma) dignidade