BiliCam – Método simples para monitorar icterícia em bebês pelo celular

Taí um aplicativo que eu adoraria ter usado quando o Adam nasceu. Meu filho nasceu amarelinho tal qual um Minion (risos), ele teve icterícia neonatal (para mais informações sobre icterícia basta clicar aqui).

BiliCam é um dispositivo médico não invasivo para ser utilizado por meio de um smartphone, usando a câmera fotográfica para monitorar icterícia em recém-nascidos desenvolvido por uma equipe de engenheiros e médicos da Universidade de Washington (UW). A ideia era desenvolver um aplicativo de smartphone que verifica a existência de icterícia em recém-nascidos, com resultado praticamente instantâneo.

A detecção precoce de casos mais graves de icterícia é essencial para prevenir danos cerebrais ou até mesmo a morte de alguns bebês. Atualmente nos casos de icterícia mais severos, é necessária a realização de testes clínicos com amostras de sangue. Nos casos mais brandos, cabe aos pais conseguir avaliar visualmente as mudanças de cor na pele do bebê, o que nem sempre é confiável.

 

Como funciona?

Pais e cuidadores fazem download do aplicativo em seus celulares. Depois disso, precisam colocar um cartão colorido como o abaixo na barriga do bebê e tirar uma foto.

bilicam

 

O aplicativo irá avisar se as condições de luminosidade e posição não são favoráveis como forma de calibrar o scam do aplicativo. A imagem é encaminhada para a base e analizada de acordo com os algorítimos desenvolvidos e em poucos instantes mostra na tela o resultado do teste.

 

bilicam-screen

 

O estudo:

O estudo foi realizado inicialmente em 100 recém-nascidos (2 a 5 dias de nascidos) no Centro Médico da UW. A metodologia foi comparar os resultados obtidos nos exames de sangue solicitados pelo hospital com os resultados da ferramenta teste da BiliCam. O resultado foi surpreendente! A Bilicam conseguiu predizer quais os casos de icterícia e severidade.

O objetivo porém não é o de substituir os meios convencionais, mas oferecer uma ferramenta barata, não invasiva para que pais e cuidadores possam realizar teste em seus bebês mesmo depois que eles tenham saído do hospital e enquanto aguardam a próxima visita ao pediatra.

Bilirubin-app

 

Quando estará disponível?

A equipe de Universidade de Washington já encaminhou todos os protocolos ao FDA (Federal Drug Administration) e aguarda a aprovação para que o BiliCam app possa começar a ser utilizado o mais rápido possível.

Postagem anterior
20 dicas para viajar para Disney com bebê de até 2 anos.
Próxima postagem
Brinquedos para fazer em casa

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

BiliCam – Método simples para monitorar icterícia em bebês pelo celular