Cuidados na gravidez: Peixe cru, pode ou não pode comer durante a gravidez?

Após a primeira visita ao obstetra saímos de lá um tanto tontas e cheias de informações com os cuidados na gravidez que devemos ter. Além dos pedidos de exames, saímos também com uma lista de coisas que podemos e que não podemos fazer ou comer, e não comer peixe cru é só uma delas.

Quando conversava com as minhas amigas grávidas ou que já tinham tido filhos, descobri que meu obstetra era muito razoável – até achava que eu estava sendo cuidada por um médico de outro mundo. Ele me deixava beber uma taça de vinho 2x na semana, podia comer queijos não pasteurizados eventualmente e sushi em restaurantes que eu confiasse (uma pena eu ser alérgica). Seria ele um médico descuidado?

Não existe qualquer evidência científica de que peixe cru possa fazer mal ao bebê. Muitos médicos são categóricos em avisar dos males que o peixe cru pode fazer à saúde da gestante e do bebê, e colocam os peixes como carreadores de toxinas e metais pesados – o que em certa parte pode até ser verdade dependendo de qual o tipo de peixe e onde você compra, mas não explicam o que devemos ou podemos fazer. Mandam cortar e pronto.

Nosso corpo gestante, que para manter o bebê quietinho por 9 meses baixou a guarda do sistema imunológico, estaria suscetível a ter episódios indesejáveis pela ingestão do peixe errado. Agora você se pergunta “e no Japão, na costa do mediterrâneo e no Peru, como fazem as mulheres grávidas?” A base da alimentação delas continua sendo o peixe e essa recomendação faz parte das boas práticas de saúde pelos incontáveis benefícios que esse alimento oferece para a mãe e para o bebê.

 

Qual o real problema?

Existem dois problemas distintos: a quantidade de mercúrio contida em alguns peixes e o risco de intoxicação alimentar.

  • Mercúrio – O mercúrio ingerido pela mãe através da alimentação passa pela placenta para o bebê, o que pode acarretar em prejuízo no desenvolvimento neurológico do bebê. A orientação é evitar comer peixes como atum, cação, robalo, cavala, dourado e peixe espada.
  • Intoxicação alimentar – De acordo com o Instituto de ciências médicas dos Estados Unidos, a maioria dos casos relatados de contaminação por parasitas acontece por ingestão de moluscos e mariscos, não de peixes. Mas sim, existe essa chance se o armazenamento do peixe não for feito de forma correta e em temperatura regulada. Os peixes e frutos do mar em geral se deterioram com mais facilidade com as mudanças de temperatura do que outros alimentos. Por outro lado, regras de segurança do FDA (Food and drug adminitration) e da própria ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) determinam que o peixe (mesmo o que vai virar sushi e sashimi) seja congelado a -20C em alguma parte do seu transporte (da origem até chegar ao consumidor final), o que ajuda a aniquilar os parasitas que por lá tivessem feito morada. Os sinais e sintomas de intoxicação alimentar incluem: dor abdominal, vômito, diarréia, enjoo e alergia.

 

Os benefícios de comer peixe durante a gravidez

Para alguns médicos, os benefícios em se comer peixe durante a gravidez superam os risco citados acima. Pesquisadores das Universidades de Bristol e da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostraram em estudo que 53% das mulheres que não ingeriram peixe durante a gravidez tinham altos índices de ansiedade quase no final da gestação (32 semanas de gestação), quando comparadas as que ingeriam peixe com certa regularidade.

Os melhores peixes para grávidas são:

  • salmão de cativeiro
  • truta
  • sardinhas
  • anchovas
  • arenque
  • linguado
  • bacalhau

 

Para concluir, as chances de ter uma infecção por parasitas por ter comido sushi são bem pequenas, mas se você não se sente segura, converse e peça orientação ao seu médico e veja qual a melhor opção para você. São só 9 meses 🙂

 

Crédito de imagem: Shutterstock 

Postagem anterior
A pressa é inimiga da adaptação
Próxima postagem
Ensaio de gestante com o bebê pintado na barriga

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Cuidados na gravidez: Peixe cru, pode ou não pode comer durante a gravidez?