Montessori: caixas sensoriais

Caros pais que estão cansados dos brinquedos tradicionais, que custam muito caro e ainda são pouco estimulantes, você chegou ao lugar certo. Qual de nós não ficou super aborrecido por ter gastado uma nota em um brinquedo do shopping só para ver ele em frangalhos e abandonado em um canto menos de uma semana depois? 0/

Aqui em casa tenho percebido muito isso. As caixas estão cheias de brinquedos e a Victoria cada vez mais entretida com televisão, suas bonecas e seus livros. E os brinquedos? Continuam todos dentro das caixas, com suas minipeças perdidas, suas regras desinteressantes e personagens estáticos.

Enquanto saio catando as peças para fazer mais uma grande doação para um orfanato, Victoria está ficando sem brinquedos. E também não vejo ela muito preocupada com isso. Mas como quero manter a pequena mais afastada da TV, comecei a pesquisar brinquedos que pudéssemos fazer juntas. E caí nas caixas sensoriais. (Ai que amor! Eu sempre acho a solução para meus dilemas em Montessori). E antes mesmo de colocar a minha pesquisa em uso, quis compartilhar com vocês.

 

O que são caixas sensoriais?

São brinquedos feitos em casa que têm como objetivo estimular a coordenação motora fina enquanto ainda fazem com que eles experimentem diferentes sons, texturas e novas formas de olhar. É o brinquedo perfeito para estimular a imaginação e, por causa disso, mantém os pequenos entretidos por grandes períodos de tempo.

 

Mas como é essa caixa?

Bom… é uma caixa (risos). Pode ser de plástico, papelão, madeira, enfim… o que você tiver disponível. Importante que segure peso, que seja completamente selada (para não escapar nada) e que tenha uma tampa para que possa ser guardada com segurança. Elas não são pequenas como uma caixa de sapatos. Normalmente são grandes para que possam ser mais interessantes. Aqui em casa separei duas caixas organizadoras de plástico. Uma baixa e uma mais profunda.

 

O que colocar na caixa?

  • A primeira coisa é escolher a base. Pode ser arroz ou qualquer outro grão. Pode ser serragem, pedrinhas de jardim, terra, cascalho ou o que a sua imaginação permitir. Importante que seja uma base em que o conteúdo da caixa possa ser afundado, removido e remexido.
  • Você pode ou não escolher um tema para a brincadeira. Não é obrigatório, você pode usar o que tiver em mãos. Eu, particularmente, curti bastante essa ideia do tema e pensei imediatamente em: cozinha, jardinagem, selva, costura e meios de transporte.
  • A partir do tema (ou não), escolha os brinquedos. Por exemplo: se eu quiser fazer uma caixa com tema de jardinagem, colocaria pedrinhas de jardim como base, colocaria musgo, pás, vasinhos, flores de tecido.

 

Montessori: caixas sensoriais

garrafas sensoriais com tema arco-íris: fun at home with kids

 

Importante

  • Se a criança é muito pequena ou ainda não perdeu a mania de colocar tudo na boca, use água como base e use brinquedos maiores ao invés de miniaturas. Outra dica bacana é usar garrafas pet como meio, usar grãos como base e colocar coisas coloridas como bichinhos, pompons e fitas. Vira um chocalho muito fofo para o bebê.
  • Nada de gastar muita grana com isso. O objetivo é usar e reciclar. A base pode ser reutilizada para quantas caixas der. Os brinquedos podem ser trocados e utilizados em forma de rodízio, assim a criança não enjoa.

 

Veja aqui a minha galeria de inspirações para os próximos projetos:

 

 

Imagem destacada: Plain Vanilla Mom

Postagem anterior
Ensaio de gestante com o bebê pintado na barriga
Próxima postagem
48 Fotos da gravidez para inspirar o seu book

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Montessori: caixas sensoriais