O que mandar para a colônia de férias?

Colônia de férias é assunto da maioria das famílias com filhos a partir de três anos. Uma colônia de férias pode ser uma excelente alternativa de entretenimento ao ar livre em um ambiente seguro quando os pais estão trabalhando e as crianças estão sem aulas.

Por aqui teremos nossa primeira experiência em uma atividade deste tipo. Normalmente, janeiro é um mês que passo viajando, curtindo minhas próprias férias, mas este ano, excepcionalmente, eu e Victoria estaremos no Rio. E, embora eu esteja em casa nas próximas duas semanas, achei que ela ia se beneficiar dessa nova experiência e eu – confesso sem culpa alguma – teria tempo o suficiente para relaxar, cochilar, almoçar com as amigas, curtir a praia de olhos fechados (qual mãe fecha os olhos na praia?) e focar um pouco no meu planejamento profissional e pessoal de 2015.

Optei por colocar a Victoria em uma colônia de férias em um clube perto de casa, bem recomendado e que também seria frequentado por alguns dos amiguinhos da escola. Ela está empolgada, embora não tenha a menor ideia do que seja uma colônia de férias. Mas ela adora esse clube e só de saber que vai passar dias com seus amigos mais queridos, já está sendo o suficiente para deixa-la feliz.

Por aqui fiz uma listinha dos itens essenciais para mandar na mochila e de como mandar o seu filho para que ele aproveite com segurança.

  1. A criança deve ir vestida com uma roupa confortável. Aqui no Rio de Janeiro é bem quente, então uma camiseta regata, short de malha e sapato molinho é mais do que suficiente. A criança deve usar a identificação solicitada pela organização. Por aqui é um crachá com os dados dela e uma camiseta da colônia.
  2. Cuidados básicos: a criança deve sair de casa com protetor solar, repelente e eu gosto de mandar com cabelos presos (o calor aqui tá de matar, gente). Ela normalmente sai de casa com uma garrafinha de água gelada.
  3. Itens de nécessaire: repelente, protetor solar, escova de cabelos, shampoo, condicionador, sabonete (ou 3 em 1 pra quem quer facilitar), escova e pasta de dentes e remédios (pra quem faz uso de medicamento contínuo)
  4. Na mochila: boné, toalha de banho, roupão, roupa de piscina, muda de roupa extra completa, chinelo de dedo (eu vou mandar Victoria de Crocs e assim evitar de mandar os chinelos). Sacos para roupas molhadas. Para os mais novinhos, não custa nada mandar mais uma calcinha/cueca e um outro shortinho para o caso de acidentes.
  5. Atenção: todos os itens – da escova de dentes até os sapatos – devem ser identificados com o nome completo da criança e a turma (normalmente as crianças são separadas pela faixa etária)
  6. No ato da matrícula, você certamente vai preencher um questionário com os dados da criança, e responder perguntas sobre medicamentos, se sabe ou não nadar, quem está autorizado a levar/buscar, entre outros. Não é o caso aqui em casa, mas por precaução, se o seu filho for alérgico a algum alimento ou qualquer outra coisa, eu identificaria no crachá e falaria pessoalmente com os monitores. Precaução é tudo, certo?
  7. Alimentação: se o seu filho ficará meio período, você deverá mandar o próprio lanche. Leia o que já escrevemos sobre lancheiras saudáveis. Água fresquinha na lancheira é sempre bom. Caso você opte pelo período integral, verifique com a secretaria se eles têm algum sistema de alimentação incluído ou mesmo pago a parte. A colônia de férias da Vicky é em um clube e o bar da piscina tradicionalmente oferece um plano de refeições com colação, almoço e lanche da tarde. Já conheço o bar, já comi anteriormente e aprovei o cardápio, então me senti segura de optar por esse plano. Todas as refeições devem ser acompanhadas pelos monitores.

No mais, estou feliz de ver minha pequenina crescendo, vivendo novos momentos importantes. Muito mais do que apenas um lugar para deixar as crianças seguras quando você precisa dar expediente – ou está precisando MUITO de um tempinho só pra você, uma colônia de férias é a oportunidade do seu filhote brincar em outras praias, fazer novos amigos, experimentar novos ambientes, assimilar outras regras de convívio e, essencialmente, subir mais alguns degraus na escada da independência. Estou animada. Boas férias pra mim e para todos nós.

 

Imagem: wsilver

Postagem anterior
Férias: Rio de Janeiro com crianças
Nomes mais populares de bebês
Próxima postagem
Nomes mais populares de bebês em 2014

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O que mandar para a colônia de férias?