O sono dos pequenos menos pequenos (4 anos)

Eu já falei muito sobre o sono. Se você colocar na busca do site as palavras “dormir” e “sono”, vai se deparar com uma infinidade de posts escritos por nós três, embora nos meus você consiga captar uma nota de desespero.

Se você segue a gente faz tempo, sabe que a vida noturna da Victoria foi o caos e até hoje, aos quase cinco anos, o sono ainda é uma questão. Qualquer coisa desestabiliza a hora de dormir e por isso sigo atenta às mudanças de rotina.

Leio sempre nos blogs amigos, sites e livros que muito se fala sobre o sono dos bebês. Afinal 11 entre 10 mães ficam nervosas com isso logo nos primeiros meses da maternidade (não dormir é fogo, eu sei). A sensação que eu tenho é que um passo errado e cataploft: nunca mais haverá sono tranquilo naquela família.

Vejo que o assunto vai morrendo quando os pequenos já são menos pequenos e mais “médios”. Oras, assume-se que o sono das crianças de quatro anos em diante já estejam resolvidos, né? Parou com essa história de criança que não sabe dormir sozinha, não dorme no quarto, usa chupeta, chora por mamá entre outras coisas. Mas parou mesmo e é só a minha filha que ainda tá operando na contramão da solução?

Na prática a história não é bem essa. Sim, o comum é que essa etapa já esteja vencida, mas tem uma parcela da galerinha que ainda não chegou lá e essas mães operam quase no escuro. Uma mãe me disse que tinha vergonha porque a filha ainda não dormia sozinha. Eu mesma estou sempre dando desculpas mil porque a Victoria só dorme direito na minha cama e não chega nem perto do quarto dela nessa hora.

Mas dormir é fundamental. Para mães, como eu, que já passaram dos 40 e ainda estão na batalha o dia todo, não dormir bem uma noite significa arruinar uma semana inteira de bem-estar e atrapalha um bocado da concentração durante o dia. Detesto ficar com essa sensação eterna de exaustão.

E é aqui que eu deixo umas dicas rápidas que eu aplico diariamente e que funciona muito bem. E aguardo as soluções que você acha para que sua família durma bem:

  • Victoria chega tarde da creche. Então não tem muito tempo de lenga lenga. Aterrissou em casa, tomou banho e colocou o pijama. O banho morninho acalma da agitação do pátio da escola.
  • Antigamente ela jantava novamente em casa (ela janta na creche). Mas agora não quer mais, prefere lanchar. Então, enquanto ela está no banho eu preparo um lanche reforçado e variado. A barriguinha forrada faz com ela esqueça da mamadeira da noite mais facilmente.
  • Depois do lanche, ela pode brincar ou ver TV (confesso que muitas vezes ela lancha vendo TV, mas não indico e nem reforço esse péssimo hábito, que ela herdou de mim) ou pode brincar no iPad. Mas não deixo que ela faça as duas coisas ao mesmo tempo (outro péssimo hábito que ela estava herdando de mim)
  • Uma hora antes do horário dela dormir (21:30), eu aviso que ela tem uma hora e nesse momento todos os eletrônicos da casa são desligados. Os dela e os meus.
  • Ela escova os dentes e pega os livros da noite. Nessa hora, ela já está pedindo chupeta e eu dou. A chupeta é o indicativo do sono, porque ela começa a coçar a orelha. Nesses 45 minutos-30 minutos que sobram, a gente lê livros, se aninha, conta histórias. Quando faltam 15 minutos eu aviso novamente o horário e ela faz as últimas coisas: faz um xixi comprido, pega um urso ou boneca e ouve a última história antes deu apagar as luzes e ela dormir. (Só depois que ela dorme que eu volto para fazer as minhas coisas)

 

As minhas batalhas atuais:

  • Tirar a mamadeira da noite. Por isso barriguinha cheia antes de dormir. 95% das vezes já tá dando certo.
  • Tirar a chupeta. Por mil motivos, ela ainda não está preparada e eu não quero tirar na marra. Estou limitando o uso da chupeta para dormir e agora tem horário. Contei com a ajuda da psicóloga e da dentista nesse estabelecimento de horário e te confesso que ainda não sei a evolução disso, e eu contarei de novo com a psicóloga para me ajudar.
  • Colocar ela para dormir sozinha. Meu sonho é dizer boa-noite, colocar a coberta, encher de beijos e sair do quarto dela para ela pegue no sono com uma luz de cabeceira. Tipo filme, sabe? Mas ela é tão neurótica que não basta eu estar na mesma cama, ela precisa dividir travesseiro, se aconchegar no meu braço e tem dias que ela quer literalmente deitar em cima de mim. Se estou simplesmente ali, ela pergunta porque ela tem que dormir “sozinha”. Preciso me obrigar a deitar com ela na cama dela para que ela adormeça lá, mesmo que ela acorde de madrugada para ir para a minha cama. Vai ser o próximo passo.
  • Xixi da madrugada: eu normalmente durmo muito tarde e levo ela mais uma vez para fazer xixi dormindo. Se eu não faço isso, 50% das vezes acordo com xixi na cama. Estou na dúvida se deixo que o último xixi seja quando ela faz em torno das 21h e se acordar com xixi paciência, ou se é certo ficar levando pra sempre de madrugada. Aceito sugestões e experiências.

 

Postagem anterior
Lego Friends: Dicas de beleza para meninas gera polêmica
Alimentação na gravidez
Próxima postagem
Alimentação na gravidez

4 Comentários

  1. Daniela Maia
    19 de Março de 2015 at 12:28 — Responder

    Eu vou falar da rotina lá em casa. Jantar às 18:00 hs, suco meia hora depois, brinca sozinha, assiste televisão sozinha, faz a tarefa quando não deu tempo a tarde. Às 21:00 hs escova o dente, faz xixi, põe o pijama e deita. Fazemos uma oração e conto 2 histórias, todo dia, até quando ela chega dormindo de aniversários ou saídas até tarde da noite, ela acorda e tem que contar as 2 histórias. Cubro ela, dou um beijo e saio de cena. Não dá 30 segundos, ela dorme. Tipo filme. Mas isso foi conquistado a duras penas, minha amiga. Quando ela tinha a idade da tua, deu um surto. Só dormia agarrada comigo, demorava 1 hora p/ pegar no sono, depois de 20 minutos de sono acordava e começava tudo de novo. Isso entrava pela madrugada. Não dormia e nem me deixava dormir. Conversei com a pediatra e ela me orientou com essa rotina aí de cima, só acrescentou que ela deveria brincar ao ar livre toda tarde. Como nem sempre dá tempo p/ isso, pulo essa parte. Depois da janta, fazer tudo sozinha, só com a minha supervisão. Às 21:00, deitar, apagar a luz do quarto e adormecer sozinha. No primeiro dia ela chorou demais, que não conseguia dormir sem mim, que eu não a deixasse, que ela me amava e por dentro só eu sei. Eu na cozinha sentada dizendo p/ ela, que ela já era uma moça e moça dorme só, não precisa da mamãe p/ dormir. Ela chorava, soluçava, suava, depois de 10 minutos dormiu. No 2o. dia, a mesma tortura. No 3o. foi mais fácil e no 4o. não teve show, deitou e dormiu. E assim é até hoje. Mas eu não sei como aguentei, foi muito sofrimento. O que a pediatra falou foi que eu estava incentivando a dependência dela p/ dormir e ela estava insegura. A pediatra dela é linha dura, mas resolveu. Quanto ao xixi da noite, levo até hoje e se não levar a cama amanhece ensopada. Além disso, limito líquidos após às 18:00 hs. Chupeta a minha nunca usou e mamadeira tirei com 5 anos, tarde né? Não sei se te ajudei com alguma coisa.

    • Camila
      22 de Março de 2015 at 12:41 — Responder

      Daniela tudo bem? Ajudou bastante. Quantos anos tem a sua filha hoje? Beijo

      • Daniela Maia
        23 de Março de 2015 at 10:25 — Responder

        oito anos.

  2. Renata
    13 de Janeiro de 2016 at 10:44 — Responder

    Olá Camila, tenho um pequeno de 4 anos o Francisco. Trabalho o dia todo e ele fica na creche em período integral, então quando chegamos e casa por volta das 18h ele quer atenção porque está com saudades. A rotina é simples: banho, jantinha (porque ele não janta na escola) e cama, ele dorme cedo (entre 20:30 e 21h desde os 4 meses)…. Agora os detalhes: dorme sempre perto de mim, pede sempre a mamadeira quando o sono bate (estamos diminuindo aos poucos por causa do xixi), ele ainda precisa da chupeta para dormir e mais não consigo tirar a fralda da noite (muito frustrante para mim), fiz mil tentativas, mas se não levar ele duas vezes durante a madrugada é xixi na cama na certa. Ele dorme profundamente e não consegue segurar o xixi… O que eu acho de tudo isso: cada criança é uma criança, teoria é muito fácil a prática é para os fortes!!!! Sou contra fazer as coisas a base de sofrimento, acho que causa consequências futuramente. Deixa ela crescer no tempo dela, claro avalia a situação para que as manhas não prevaleçam, no mais relaxa! Tamô juntas!!!! KKKKKKK.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O sono dos pequenos menos pequenos (4 anos)