Por que brincar é importante?

Ouvimos da escola e das pessoas a nossa volta que as crianças precisam engajar em brincadeiras e que é através do ato de brincar que eles aprendem. Mas eu quis ir além e descobrir mais profundamente por que brincar é importante.

É por meio de brincadeiras que ajudamos a criança a fortalecer sua autoestima. A criança que brinca é mais saudável e se adapta mais facilmente ao ambiente, além de ampliar suas habilidades sociais e a capacidade de enfrentar problemas e desafios.

Da mesma maneira que criatividade, bom humor e recursos de enfrentamento são características importantes dentro do contexto adulto, para as crianças essas habilidades são adquiridas enquanto brincam. Além do desenvolvimento emocional, ainda otimiza o uso do cérebro, ou seja: eles de fato aprendem enquanto brincam. E ainda tem mais.

 

É assim que eles se comunicam

Boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e é dessa maneira que elas se expressam. Sabe quando o seu filho faz um desenho de vocês dois dando cambalhotas? É assim que ele expressa sentimentos de amor por sua família. É também através das brincadeiras que eles expressam suas tristezas e problemas, sentimentos que eles não são ainda capazes de colocar em palavras.

 

É dessa maneira que eles fazem descobertas

Sempre me fascina a capacidade das crianças de focar em detalhes. Uma criança está correndo pelo parque. De repente ela para observar uma pequena fila de formigas carregando pedaços de folhas. Esse é um detalhe que passaria despercebido para nós, adultos, mas não para as crianças. Cada vez que os deixamos livres para explorar, o resultado é fascinante.

Por esse motivo eu curto sempre levar minha filha – criada em apartamento e em uma cidade grande –, para sítios, hotéis no mato, fazendas. Poder colocar o pé na grama, rolar na terra e andar despreocupadamente catando pedras no rio contribui para que ela possa raciocinar com liberdade, estimulando a criatividade e fazendo inúmeras descobertas.

 

Crianças pequenas e grandes brincam de formas distintas

Piaget descobriu que as crianças pequenas fazem descobertas com experimentações e atividades repetitivas, enquanto os mais velhos precisam de estrutura, regras e unidade para conseguir compreender o outro e o mundo ao seu redor.

Nossos pequeninos ainda não têm noção do certo e errado e é por isso que se arriscam mais e precisamos ficar mais atentos. Muitos pais pensam que as crianças estão apenas “fazendo bobeira”. Mas a verdade é que enfiar aquele dedo na tomada não é um ato de rebeldia e sim a descoberta de um detalhe absolutamente fascinante que lhes é desconhecido. E eles não aprendem de primeira. Precisam fazer a mesma coisa muitas vezes até se satisfazerem. E esta curiosidade é muito mais forte do que o bom senso, que eles ainda não desenvolveram. Aliás, é por essa necessidade de repetição que eles querem ver o mesmo desenho centenas de vezes, ouvir somente a mesma música e pedem infinitas vezes para que você leia o mesmo livro.

Já os mais velhos precisam de mais estrutura e uma necessidade de “pertencer”. É por isso que se interessam por jogos coletivos com regras estabelecidas, lidam melhor com brincadeiras com hora para começar e terminar e podem demonstrar mais dificuldade de lidar com o improviso.

 

Brincar ao ar livre

Brincadeiras ao ar livre como correr, andar de bicicleta, patinete, mergulhar na piscina ou simplesmente rolar na grama ajudam na interação e em um futuro interesse em atividades esportivas. Crianças que ficam em casa de frente para a televisão são mais propensas à obesidade, preguiça e falta de traquejo social. Por isso, aquele momento da manhã onde levamos nossos pequeninos ao clube, pracinha, parque ou praia são tão importantes. Além do mais, o sol é um importante fator de saúde para todos nós: transforma a vitamina D inativa em ativa, o que desenvolve e fortalece os ossos.

 

Brincar em família ajuda a conhecer a personalidade da criança

Brincar em casa com irmãos e pais enriquece o convívio familiar. Infelizmente, nós, os adultos, estamos muito preocupados em fazer a casa funcionar e prover para os nossos pequenos um ambiente organizado e com rotina. E na vida corrida nós simplesmente não temos tempo para brincar com nossos filhotes. Já falei sobre isso no post Mãe que brinca x mãe que cuida.

Mas isso é um erro nosso e precisamos colocar na lista de tarefas diárias alguns minutos que seja para montar um quebra-cabeça, colorir um desenho, jogar uma partida de algum jogo como futebol, basquete, vôlei e até mesmo brincar de boneca, escolinha ou chá. Devemos sempre lembrar que é através da brincadeira que conheceremos melhor a personalidade dos nossos filhos.

E você, já brincou com o seu filho hoje?

 

Imagem destacada: Shutterstock

Postagem anterior
Ensaio fotográfico da gravidez do segundo filho
Próxima postagem
Dicas para prevenir estrias na pele e fissuras nos seios

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Por que brincar é importante?