Uma festa sustentável do início ao fim

Uma festa sustentável parece uma coisa distante para a nossa cultura, tão acostumada aos personagens, enfeites, bonecos, guirlandas, decoração rebuscada, presentes coloridos e muitas bugigangas como lembrancinhas. Mas a verdade é que, a cada festa de aniversário, geramos uma quantidade absurda de lixo: papel, adesivo, fitas, plástico, tinta, madeira.

Para os pais com consciência ecológica, saibam que não precisa abandonar completamente o conceito de celebração do aniversário dos pequenos e nem se esconder em uma caverna. Com um pouco de criatividade dá para fazer maravilhas na redução de lixo e, de quebra, reduzir também os gastos na produção.

Qual o objetivo de uma festa sustentável?

  1. Abolir o plástico e se necessário, usar somente o biodegradável
  2. Usar sempre papel reciclado
  3. Evitar lixo onde for possível
  4. Não incentivar o consumo excessivo (de eletricidade, ar-condicionado, presentes)

 

2011-01 (Jan)

crédito

Convites

Convites virtuais (e-mail, WhatsApp ou eventos no Facebook) zeram a necessidade do uso de papel e tinta de impressora. Caso seja absolutamente necessário (por exemplo, mandar os convites pros amigos da escola), recomendamos convite feito a mão e em papel reciclado. Outra ideia boa é fazer o convite em papel semente que podem ser plantados.

 

72453e21c83995d70005eba238ffe26f

crédito

Locação

Fazer a festa em um local com bastante natureza e luz resolve muitos problemas: o verde já é grande parte da decoração e pode-se fazer um evento menos formal, o que consequentemente diminui a necessidade de… Bem, de tudo (menos mobiliário, decoração, eletricidade e excessos).

 

Decoração

Sei que decoração é o glamour de toda festa, mas seja consciente e diminua onde puder o lixo. Isso não significa abandonar a decoração, mas simplesmente reutilizar o que for possível, sem perder o charme.

Use e abuse de toalhas no gramado. Se precisar de mesas e cadeiras, dê preferência as de madeira ao invés de plástico. A mesa principal pode ser de madeira de demolição e assim evite usar toalhas de plástico ou papel. Se optar por toalha de tecido, invista em uma que você possa reutilizar no seu dia a dia.

Abandone de vez a ideia de fundo para a mesa de bolo, balões e guirlandas (tudo isso vai para o lixo imediatamente) e use árvores e a natureza como parte da decoração. Experimente escrever o nome do seu filho ou “Feliz Aniversário” ou “Parabéns” usando folhas e galhos secos caídos das árvores e coloque na mesa. Fica lindo. Custo zero, lixo zero.

Para a mesa, use louças que você já tenha em casa. Fui em uma festa onde, ao invés de bandejas para os doces, os pais simplesmente viraram travessas de cabeça para baixo. Achei a ideia genial. Aqui em casa investi há muitos anos atrás em pratos simples e duplos para bolos, doces e lanches, todos de cerâmica. Tenho algumas placas de vidro com pés de osso que uso para os doces. Uso em todas as festas da Vicky desde o seu primeiro aniversário e também nas festinhas e jantares da família.

 

httpecopartyboxcomau

 

 

crédito

Descartáveis

Acho bem difícil não precisar de descartáveis, sobretudo se a festa tiver mais de 30 pessoas. Uma dica é trocar os talheres de plástico por talheres de madeira. Ao invés de usar copos e pratinhos plásticos, usar os de papel. E depois você pode lavar tudo e reutilizar em brincadeiras com as crianças. Indico, com amor no coração, uma visita ao blog da Estéfi Machado para as melhores dicas crafiteiras de reutilização de descartáveis e também o site da Parangolé para comprar os descartáveis e ainda pegar muitas dicas de como fazer brinquedos com eles. O Mundo Ovo também já falou sobre brinquedos feitos de copos descartáveis.

 

70f272a4b949b2ae8c3a619ec73b4f8e

crédito

Comes e bebes

O que servir é algo muito pessoal, mas minha dica é evitar garrafas de água mineral e refrigerantes e investir em suqueiras com água fresca e sucos naturais. Outra dica mais ecológica e mais saudável é procurar fornecedores que invistam em buffets conscientes e que utilizem produtores locais e comida orgânica. O principal é evitar desperdício, acúmulo de lixo e reciclar o máximo possível.

 

2fc016ebe932165616ce026fa51c2afb

crédito

Animação

Nada de som alto, microfones e animadores gritando e mandando seus filhos rebolarem ao som de músicas inapropriadas. Festa ao ar livre pede brincadeiras com crianças soltas para curtir e no máximo um pai prendado com um violão. Já escrevi um post com dicas imperdíveis para animar a galerinha sem recorrer a profissionais do ramo para animar a festa.

 

fb86ab224fe32be6532a42d0680d667a

crédito

Lembrancinhas

Uma festa ecológica pede lembrancinhas ecológicas. Cada criança pode e deve sair com uma mudinha de planta, tempero ou kit com sementes para plantar o próprio vasinho. Outra ideia bacana é um kit de lápis de cor feito de galho de árvore. Nada de plástico, bugigangas, embalagens ou doces.

 

Limpeza

Separe o pouco lixo gerado para a reciclagem. Utilize sacos biodegradáveis. Lave e guarde o que conseguir reutilizar depois. E lembrem-se: talvez não seja possível ser 100% ecologicamente correto, mas a cada festa a gente aprende a ser só mais um pouco consciente. Parabéns!

 

Imagem destacada: Shutterstock Natalia Kirichenko

armazenar leite materno
Postagem anterior
Como esterilizar vidros para armazenar leite materno
Próxima postagem
Pote de atividades para crianças entediadas

3 Comentários

  1. Ro Souza
    25 de Fevereiro de 2015 at 11:33 — Responder

    Tenho ensinado e aprendido com minha filha a reduzir o consumo e dar reuso p as coisas. No momento estamos montando a decoração da festa com tema Frozen. Flocos de neve de papel recortado por nós, mais flocos feitos com massinha p as lembrancinhas, o lanche será feito tb por nós(é uma festa pequena). Haverá um painel com tecido, um q acabei de comprar p reformar  um sofá. Demais enfeites serão flores e pompons de tule q a pequena pediu p enfeitar o quarto dela depois. Creio q estamos conseguindo minimizar nosso rastro de lixo no mundo, apesar de muitos nos olharem incrédulos diante dessa proposta.

    • Camila
      25 de Fevereiro de 2015 at 22:18 — Responder

      Ro, parabéns pelas suas iniciativas. Depois manda fotos da festa!

  2. Eliana
    26 de setembro de 2019 at 15:05 — Responder

    Simplesmente amei todas as dicas. Obrigada.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Uma festa sustentável do início ao fim