Como proteger seu filho de choques elétricos

Bebês e crianças não resistem a explorar o entorno. A curiosidade sobre tudo o que os cerca é tão grande que eles descobrem uma pequena florzinha no asfalto, uma joaninha na praia e mil e um detalhes que passam despercebidos pelos pais e cuidadores.

E isso é uma das grandes alegrias da vida materna! Pois é explorando que bebês e crianças são estimulados visualmente, desenvolvem reflexos e capacidade cognitiva. Mas existe um risco muito real de acidentes, sobretudo quando não estamos 100% atentos. E, naturalmente, tendemos a relaxar um pouco quando estamos em casa. Em teoria um lugar muito seguro, mas que na verdade escondem mil pequenas armadilhas que podem causar de quedas a afogamentos, passando por choques elétricos e muitas outras tragédias. Qualquer um desses acidentes pode ser fatal.

Segundo dados coletados pela ONG Criança Segura Brasil, acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem. E outras 122 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país (de acidentes de trânsito a acidentes domésticos).

 

Vamos falar sobre os choques elétricos

Muita gente acha bobagem, mas quando o bebê passa a engatinhar é essencial que não existam fios desencapados, cabos que possam ser puxados (tipo o fio do abajur) e, sobretudo, tomadas precisam ser cobertas por fita isolante ou protetores. Sabe-se lá por que esses buraquinhos despertam tanta curiosidade. Mas a verdade é que a maioria dos bebês vai direto nas tomadas. E, claro, querem colocar os dedinhos e até mesmo lamber.

É importante que você saiba que qualquer voltagem é perigosa. Choques acima de 50 volts (que é baixo) já podem machucar. Por serem menores, crianças têm mais risco de sofrer danos como queimaduras internas e externas, arritmia, insuficiência renal e parada cardíaca e respiratória. Mesmo que o choque seja leve é importante a avaliação médica.

Formas de prevenção

  • Renovar as instalações elétricas a cada 10 anos
  • Instale um DR (Dispositivo Diferencial Residual) na sua casa. É um aparelhinho parecido com um disjuntor que detecta fugas de corrente, desarmando o circuito onde está ocorrendo o problema, evitando que uma pessoa possa levar um choque.
  • Durante uma tempestade, desligar todos os equipamentos eletroeletrônicos e tirá-los da tomada
  • Nunca utilizar chapinhas, secadores ou outros aparelhos elétricos perto de lugares úmidos
  • Se há utilização de muitos benjamins, o melhor a fazer é instalar novas tomadas em casa, redimensionando a rede, para evitar sobrecarga
  • Tomadas em áreas externas precisam oferecer proteção contra penetração de água
  • Utilizar o novo padrão de tomada, que a deixa embutida

 

NOVIDADE SALVADORA: As novas tomadas Orion

 

Como proteger seu filho de choques elétricos

Essa semana eu conheci as tomadas Orion, nova plataforma modular da Schneider Electric. A linha completa é imensa, com mais de 340 itens: interruptores e tomadas, módulos eletrônicos, dimmers para lâmpadas LED, conector multimídia, etc. Como é tudo modular, é possível trocá-los de forma independente e todos os componentes são de fácil instalação.

Como proteger seu filho de choques elétricos

Mas o diferencial para famílias é a proteção (obturador) para crianças, garantindo segurança adicional. Os contatos energizados são apenas abertos quando um plugue é inserido corretamente. Ou seja, com os dois pontos de contato no mesmo tempo e ângulo. No caso de opções de tomadas de energia elétrica sem parafusos (engate rápido), os botões de pressão coloridos tornam a instalação ainda mais intuitiva.

 

Como proteger seu filho de choques elétricos

Outra coisa que eu gostei muito e é ótimo para as famílias que vivem conectadas, é a tomada carregador USB 2.0 (disponível em 127/220V). Ela serve para carregar dispositivos compatíveis com entrada USB 2.0 (telefones, câmeras digitais, tablets, entre outros).

Como proteger seu filho de choques elétricosComo proteger seu filho de choques elétricos

 

Onde comprar

Para saber onde comprar em todo o Brasil, clique aqui e procure uma loja ou home center em sua região.

 

publi

 

 

Imunização
Postagem anterior
Imunização: Tudo o que você sempre quis saber
Natal em família
Próxima postagem
Fotos lindas e inspiradoras para celebrar o Natal em família

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como proteger seu filho de choques elétricos