Dossiê Volta às aulas: Tudo o que você precisa saber

As crianças ainda estão aproveitando as férias e aí está você com uma lista enorme de material escolar nas mãos, que precisa estar pronta antes da volta às aulas? Não se sinta sozinha, a gente te dá a mão e te guia para fazer tudo em tempo e sem gastar muito dinheiro.

Dossiê volta às aulas

Material escolar

  • Lista em mão, a primeira coisa a fazer e ver se sobrou alguma coisa que possa ser aproveitada do ano anterior.
  • Pesquisa de preços é fundamental para economizar uma boa grana. Lojas virtuais podem ser mais cômodas, ainda mais nesse calorão, mas nem sempre oferecem o melhor negócio.
  • Não deixe para comprar os produtos da lista na última hora. Você não irá pagar mais barato e pode acabar ficando sem algum material didático importante.
  • Invista em compras coletivas. Organize um grupo com os pais dos alunos da turma do seu filho ou ainda com toda a série, pois a compra em quantidade pode fazer com que as lojas ofereçam descontos bem atrativos.
  • Peça desconto sempre.
  • Não se esqueça de pedir a Nota Fiscal. Caso haja algum problema, você poderá exigir um ressarcimento ou troca do produto.
  • Alguns produtos como colas, tintas possuem prazo de validade. Leia o rótulo.
  • Incentive a escola a criar um “banco de material escolar” para ser reaproveitado por alunos de séries anteriores, assim todos saem ganhando.
  • Use etiquetas com nome e tiram do seu filho para identificar o material. Você pode fazer a sua em casa, comprar na papelaria ou personalizadas em sites como esse ou esse aqui.

 

ATENÇÃO!

A lista elaborada pelas escolas deve conter apenas itens de uso individual que serão usados durante o ano letivo de acordo com o projeto didático-pedagógico da instituição. Já os produtos de uso coletivo são de responsabilidade da própria escola, já que o valor destes itens está incluso na mensalidade. A escola não pode pedir alguns itens como os listados abaixo. Procure o Procon do seu estado, pois a lista pode variar de um estado para o outro já que a lei não descreve quais são os produtos de uso coletivo. Como exemplo, abaixo reproduzimos a lista elaborada pelo Procon-RJ, com apenas 33 itens – alguns estados do Nordeste chegam a ter mais de 60 itens listados.

 

dossiê volta às aulas

 

Transporte escolar

Se você for contratar uma empresa para levar e buscar o seu filho na escola, melhor ler esse texto aqui. Se o seu filho estuda em colégios da rede pública de ensino, essa matéria pode te ajudar.

 

Uniforme

A escola deve indicar mais de um local onde você irá encontrar o uniforme oficial da escola.

 

Dicas:

  • Converse sobre a volta às aulas e sobre os novos e antigos amigos. Imagine-se pequena e tente passar a confiança necessária para essa nova fase. E também um tanto de encantamento com essa (por que não dizer) aventura.
  • Na semana anterior já vá ajustando os horários de dormir e acordar. Assim a choradeira quando o dia D chegar não vai ser lá tão grande.
  • Se o seu filho for para uma escola nova, passeie pelos arredores durante as férias e mostre – como quem não quer nada – o local que ele vai estudar. Reforçando o novo e desapegando do antigo.
  • No dia anterior já deixe uniforme separado e a mochila pronta, assim, se tiver qualquer choramingo pela manhã, é só arrumar a criança e sair.
  • De olho na saúde do seu filho, verifique se o peso da mochila  é superior a 15% do peso dele. De acordo com a lei , o estudante não poderá transportar material escolar em mochilas ou similares cuja carga seja superior a 15% (quinze por cento) do seu peso corporal.
  • Comprem um livro novo para o seu filho levar na “hora da novidade“.
  • Se o seu filho leva lancheira, é bom separar um tempo para montar um cardápio semanal e preparar as refeições. Aproveite que ele ainda está de férias e peça sua ajuda para preparar os lanches.
  • Paciência, principalmente se for a primeira escola do seu filho ou se ele ainda é pequeno. A adaptação é uma fase tensa para os pequenos e bem terrível para muitos dos pais. Mas no final, tudo acaba bem. Acredite!

 

Crédito de imagem via Shutterstock

fotos de crianças curtindo a praia
Postagem anterior
Lindas fotos de crianças curtindo a praia
Resoluções de uma mãe
Próxima postagem
Resoluções de uma mãe para 2016

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dossiê Volta às aulas: Tudo o que você precisa saber