As 5 linguagens de amor: Saiba qual é a do seu filho e fortaleça o vínculo entre vocês

Você sabia que existem 5 linguagens de amor e cada pessoa tem a sua? Será que a sua e do seu filho são a mesma?  A Life Coach Ana Luiza Freire escreve sobre cada uma delas e ensina como fortalecer os vínculos entre mães e filhos.

Olá pessoal, tudo bem? Quero compartilhar com vocês algo que aprendi ao longo do meu trabalho como Life Coach e tive a oportunidade de aplicar em minha própria vida de mãe: as 5 linguagens de amor. Essa poderosa estratégia mudou radicalmente a saúde emocional da minha família e fortaleceu a relação com os meus filhos.’
Tenho dois lindos filhos, uma moça de 17 anos e um menininho de 8 anos. Há exatamente 3 anos atrás percebi uma mudança enorme no comportamento da minha filha mais velha. Ela começou a se afastar de mim aos poucos. Todas as vezes que eu me aproximava dela, sua reação era de me evitar e se comparar com o irmão mais novo, sempre dizendo: “Se fosse com ele você não agiria assim…” ou ” Você ama mais ele do que eu!”. Isso me doía muito, pois não era verdade. Apenas não conseguia fazê-la se sentir amada com tanta facilidade como meu filho mais novo.

Depois de tentar me aproximar sem nenhum êxito, parei para refletir de que forma eu estaria errando com ela. E me lembro bem daquela tarde de domingo em que eu passei o dia todo muito triste, mas pensando…. Vieram muitas memórias da sua primeira infância em minha mente. Lembrei das vezes que ela, ainda pequena, me pedia para levá-la a algum lugar e na época não dei prioridade. Lembrei que ela fazia questão que eu estivesse em todas as reuniões de pais e por vezes eu não pude comparecer.

E foi quando caiu a ficha!

Há 5 anos atrás havia decidido mudar radicalmente de profissão. Com formação em Relações internacionais e especializada em logística, decidi largar tudo e começar algo novo em minha vida. Fiz várias formações e expertises em Coaching, Programação Neurolinguística (PNL) e Comportamento Humano aqui e nos EUA.

Com todo o conhecimento adquirido neste tempo, fui capaz de identificar o que estava acontecendo. E quero compartilhar com vocês o que identifiquei e o que fiz para melhorar nosso relacionamento, pois percebi ao longo da minha carreira como Life Coach que este é um problema muito comum dentro dos relacionamentos familiares.

 

As 5 linguagens de amor

linguagens de amor

Nós usamos 5 linguagens diferentes para expressar o amor e elas variam de pessoa para pessoa. Todos nós temos uma linguagem primária e uma secundária. A primária está no topo da nossa lista, é a nossa linguagem principal. A segunda vem logo em seguida e também é importante.
Vou listá-las aqui e colocar a definição de cada uma para ajudá-los a identificar a sua própria, a de seus filhos e dos seus parentes queridos!

1. Palavras de afirmação

Pessoas que possuem essa linguagem de amor se sentem amadas através de elogios e validações. Criticar uma pessoa com esta linguagem é o mesmo que dizer: Eu não te amo!

2. Tempo de qualidade

Quem tem essa linguagem, se sente amada quando passa tempo com as pessoas que ama. Elas se sentem valorizadas quando alguém abre mão de seu tempo para fazer algo com elas ou que elas julguem importante.

3. Serviços

Pessoas que têm serviços como linguagem de amor, gostam que façamos algo para elas. Lavar a louça, levar em algum lugar quando precisam, cortar a grama, cozinhar para elas. E por aí vai!

4. Presentes

Quem tem essa linguagem, se sente amada quando ganha presentes. Adora surpresas!

5. Toque físico

São as pessoas que gostam de ser tocadas. Beijos e abraços significam “eu te amo” para elas.
E aí, com essa explicação rápida você foi capaz de identificar a sua própria linguagem de amor e a de seus filhos também?

 

Apliquei minha experiência profissional como Coach na maternidade

Agora que vocês já conhecem as 5 linguagens do amor, fica mais fácil falar da minha experiência pessoal e contar da minha descoberta.

A minha primeira linguagem sempre foi palavras de afirmação e depois toque físico. Exatamente igual ao do meu filho mais novo. Então era muito fácil fazê-lo se sentir amado e vice- versa! Porém, as linguagens de amor da minha primogênita eram diferentes. Ela privilegia tempo de qualidade em primeiro lugar e serviços em segundo. Por isso era mais fácil me relacionar com meu filho e por isso ela se sentia enciumada e insatisfeita. Eu não estava comunicando a mesma linguagem de amor que a minha filha!

Fiquei imaginando tudo que teria que fazer para ela… Como era difícil pra mim! Não era minha linguagem. Mas estava determinada à por um fim neste círculo vicioso de frustração que pairava sobre a minha família! E lá fui eu… A mãe que levava a pré-adolescente pra escola de carro no quarteirão ao lado. Que ia em todas as reuniões escolares. Que convidava ela para fazer algo do seu interesse.

Passei um ano assim, me esticando de tudo quanto é jeito pra falar as linguagens dela no nível 10! Mas era preciso esse esforço máximo, pois foram 14 anos falando só a minha linguagem. O seu tanque emocional estava visivelmente vazio Precisava desse tempo e intensidade para que ela acreditasse que era verdadeiramente amada por mim!

 

Minha relação com minha filha foi de 0 a 10

Foi quando um belo dia “o milagre” aconteceu. Ela mudou completamente. Hoje é uma menina muito mais feliz. Todos percebem e comentam comigo como ela me elogia como mãe.  E nossa relação de “zero” foi para um “dez”.

Hoje, continuo comunicando a linguagem dela para que se sinta amada, mas a diferença é que ela consegue valorizar e compreender todo o meu esforço em satisfazer suas necessidades, mesmo que eu não consiga atingir o nível 10. E isso sem se sentir abandonada ou rejeitada por mim. Ela se sente segura do meu amor e toma também as iniciativas de vir até mim, para encher seu tanque emocional quando precisa.
Enfim, foi apenas com esta única estratégia que passo agora para vocês, que eu consegui driblar o abismo que havia entre nós e construir várias pontes que nos ligam hoje.

 

A relação com meus pais também melhorou

E aproveito para abrir um parênteses aqui. Foi tão intensa e proveitosa essa experiência, que resolvi aplica-la no relacionamento com os meus pais também. Observei que a linguagem de amor deles também eram completamente diferentes das minhas. Hoje, aprendi a entender quando eles me dizem “Filha, eu te amo!” na linguagem de amor deles e percebo o quanto sou amada por eles também!
Essa foi a poderosa  estratégia que transformou radicalmente a saúde emocional da minha família, criando mais harmonia e mais amor entre nós. Espero sinceramente que este conhecimento, da mesma forma que aconteceu comigo, venha contribuir para a construção de um dos relacionamentos mais importantes nas suas vidas também.
Deixo pra vocês uma frase do saudoso Bert: ” O mesmo amor que cura, é o mesmo amor que adoece”.

Ana Luiza Freire

Life Coach – RMT- Robbins Madanes Center- EUA

Postagem anterior
Seu filho está na fase da explosão da linguagem?
Como resolver conflitos usando bom humor
Próxima postagem
Como resolver conflitos usando bom humor

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

As 5 linguagens de amor: Saiba qual é a do seu filho e fortaleça o vínculo entre vocês