Por que eu não quero que meu filho tenha muitos brinquedos

Brincar é a única obrigação da criança, mas isso não tem nada a ver com ter mais ou menos brinquedos.

“Por favor, não deem brinquedos de presente para o bebê”. Grávida de 5 meses, eu disse essa frase causando uma comoção indignada nos avós e tios presentes. De frente para parentes chocados, tentei falar sobre o método montessoriano e sobre a importância do minimalismo e fui entendida como uma mãe de primeira viagem hippie que nada sabe sobre crianças.

Eu entendo que a geração anterior liga a fartura de brinquedos à fartura familiar, que enxerga o brinquedo como um dos sinônimos da felicidade infantil. Afinal, todos sabem que brincar não é só extremamente importante para a criança, é essencial. A criança deve ser estimulada a brincar desde cedo e o máximo que puder, pois é a base de tudo o que ela vai aprender, certo? Mas brincar não tem nada a ver com possuir brinquedos – muito pelo contrário.

bau de brinquedos enxoval bebê

Segundo a Dr. Denaye Barahona, pHD em desenvolvimento infantil e dona do site Simple Families, existem algumas razões para você praticar o minimalismo na hora de comprar os brinquedos para crianças:

todos pensam melhor em um ambiente organizado

O espaço de brincar da criança é o seu espaço de trabalho e aprendizado – assim como nossa mesa do escritório. Quando adultos, costumamos aprender na marra a importância de um ambiente limpo e organizado. A verdade é que só conseguimos pensar com clareza e ser criativos em um espaço livre de bagunça e objetos desnecessários que tiram nossa atenção do essencial.

quanto menos recursos, mais criatividade e inovação

Com menos brinquedos, mais as crianças têm a possibilidade de inventar e inovar com os objetos que estão ao alcance. Alguns brinquedos já vêm com a fantasia pré-preparada para a criança e não exigem muito esforço na hora de criar histórias. A capacidade de criar aparece quando temos menos recursos disponíveis. Assim, as crianças inventam mais brincadeiras e vocês juntos podem até construir brinquedos.

menos brinquedos, mais independência

Com menos brinquedos, as crianças conseguem achar facilmente os objetos que estão procurando, assim como é bem mais fácil escolhê-los. Ter opções demais pode ser estressante e até tornar os brinquedos desinteressantes. Falando em estresse, com menos itens para guardar, fica mais simples para todo mundo e mais possível manter o tal ambiente organizado que falei antes.

brinquedo diy crianças

aprendendo a dividir

Dividir não é fácil pra ninguém, nem mesmo para alguns adultos. Ter menos brinquedos significa que provavelmente a criança vai ter que dividir para poder brincar – seja compartilhando os seus próprios brinquedos com amigos e irmãos, seja aprendendo a usar os objetos alheios com limites.

Pessoalmente, eu acrescentaria mais alguns motivos na lista do por quê eu não quero que as pessoas encham o meu bebê de brinquedos:

quero controlar os brinquedos ao alcance do meu filho

Eu sei que isso não vai ser possível o tempo todo, mas dentro do quarto dele eu não quero brinquedos sexistas, ou cheios de pecinhas mínimas, ou com tintas tóxicas. Nem todo mundo tem noção do que cada brinquedo pode significar para a vida de um bebê. Muita gente acha que é super engraçadinho a criança comer massinha.

não quero estimular um consumo desenfreado

Recentemente, passei por uma re-avaliação pessoal e assumi o consumo consciente em diversas áreas da minha vida. Acredito que muita gente esteja passando por esse caminho. E é importantíssimo que a ideia de consumir devagar, de pensar no custo por uso. É importante ensinar que cada objeto é um privilégio.

E você? Já parou para pensar que seu filho pode ter brinquedos demais?

Co-Sleeper
Postagem anterior
Berços Co-Sleeper (acoplados): Guia de compras
Bebê nasce durante voo
Próxima postagem
Bebê nasce durante voo e ganha passagens grátis pro resto da vida

1 Comment

  1. Camila Aisengart
    30 de junho de 2017 at 17:51 — Responder

    Amei seu texto, Nina! Adoro o Mundo Ovo mesmo sem filhos!! Concordo com você e já sei que quando chegar a minha hora, enfrentarei esses “conflitos” familiares…rs Acho que faz parte da maternidade e a troca de opinião é super válida para cada uma decidir o que é melhor para o seu filho. Parabéns pela gravidez, curta muito seu momento. bjs Camila

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Por que eu não quero que meu filho tenha muitos brinquedos