4 coisas que toda mãe precisa saber sobre vacinação

Existem muitas coisas que a gente não sabe, mas toda mãe precisa saber sobre vacinação. Participamos de um bate-papo com a Dra. Ana Escobar, médica convidada por GSK, sobre vacinação infantil. Em um determinado momento, a Dra. Ana ficou impressionada com o conhecimento do grupo sobre o assunto e disse: “Nossa, vocês estão sabendo mais sobre vacinação do que meus alunos de faculdade!”. A resposta em uníssono foi: “Claro, somos todas mães, sabemos do assunto na prática”.

E é verdade. Depois que a gente vira mãe, não existe nada mais importante do que a saúde e o bem-estar dos nossos filhos. E a caderneta de vacinação tem toda a nossa atenção.

E tem que ser assim mesmo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação em massa evita entre 2 a 3 milhões de mortes por ano e é responsável pela erradicação de várias doenças. As vacinas são fundamentais para proteger as crianças nos seus primeiros anos de vida – e para isso o calendário vacinal precisa estar em dia.

Aprendemos muito no bate-papo, esclarecemos várias dúvidas. E destaco aqui quatro pontos levantados que considero fundamentais:

 

 4 coisas que toda mãe precisa saber sobre vacinação

4 coisas que toda mãe precisa saber sobre vacinação

 

  1. VACINAS NÃO CAUSAM AUTISMO

Sim, esse é o primeiro item na nossa lista e ele vem destacado em letra maiúscula para ficar bem claro e não deixar dúvidas. Informações falsas como essas ajudaram a criar movimentos antivacinais – formados por pais que optam por não vacinar seus filhos.

Por causa do crescimento desses grupos, houve o ressurgimento do sarampo na Itália, Espanha, Alemanha e Portugal. Em 2017, por exemplo, das 1,6 mil pessoas que pegaram a doença na Itália, 88% não tinha tomado vacina contra a doença. No Brasil também houve um caso, em 2011, de uma criança não vacinada que contraiu sarampo e contaminou outras 25 crianças.* (leia aqui a fonte)

O que mostra que esse tipo de decisão, não coloca em risco apenas a saúde do próprio filho, mas de toda a sociedade.

  1. “Qualquer desconforto causado por uma vacina é muito menor do que o risco de se contrair uma doença.”

Muitas mães ficam com o coração apertado na hora de levar o filho para tomar vacina. Morrem de pena quando as crianças choram, quando apresentam reações… Tem até aquelas que choram junto com o filho. Por isso vale repetir essa frase da Dra. Ana Escobar para tranquilizar o coração e se fortalecer, tendo a certeza que você está fazendo o melhor para seu filho.

  1. Existe diferença entre o calendário público e o privado de vacinas.

O Brasil tem uma das melhores coberturas vacinais do mundo na rede pública. Todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde estão no Calendário Nacional. Porém, a rede particular possui um esquema vacinal diferente, com outras vacinas e doses adicionais.

Isso acontece porque o sistema público de saúde tem como objetivo a proteção coletiva e erradicação de doenças e, portanto, precisa de altas coberturas vacinais. Enquanto que o calendário privado foca na proteção individual e tem um esquema vacinal que visa obter a proteção máxima contra as doenças.

Portanto, os calendários da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) são diferentes do Calendário do Programa Nacional de Imunizações. Veja algumas diferenças

 

  PNI SBP e SBIm
Meningite Apenas vacina contra o meningococo C Vacina meningogócica conjugada ACWY e vacina para o meningococo B
Tríplice bacteriana DTPw DTPa (apresenta menos reação)
Vacina Pentavalente que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae do tipo B Vacina hexavalente que protege contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite 1, 2 e 3, Haemophilus influenzae do tipo B e hepatite B.

 

 

  1. É importante que as vacinas dos adultos da casa e cuidadores das crianças estejam com as vacinas em dia também

Você acha que vacina é coisa de criança? Que nada. Existem várias vacinas que adultos precisam tomar e/ou reforçar.

Importante frisar que tomar vacinas sem necessidade pode não oferecer nenhum benefício e ser prejudicial para pessoas com baixa imunidade. Por outro lado, deixar de tomar algumas delas aumenta muito os riscos de desenvolver doenças graves e, principalmente, ser o agente reprodutor de doenças para a sociedade. Por isso, é sempre aconselhável consultar seu médico para saber as vacinas que adultos precisam tomar. (Fonte: Cartilha de vacinas do Ministério da Saúde). Acompanhe, também, o calendário atualizado de vacinação pelo site da Casa de Vacinas GSK, SBIM e SBP.

Vacinas para adolescentes

Vacina contra Difteria e Tétano (Dupla Adulto)

Vacina contra Febre Amarela

Vacina contra Hepatite B

Vacina contra Sarampo e Rubéola (Dupla Viral – SR)

Vacinas para homens

Vacina contra Difteria e Tétano (Dupla Adulto)

Vacina contra Febre Amarela

Vacina contra Sarampo e Rubéola (Dupla Viral – SR)

Vacinas para mulheres

Mulheres Grávidas

Vacina contra Difteria e Tétano (Dupla Adulto – dT)

Mulheres Não-grávidas

Vacina contra Sarampo e Rubéola (Dupla Viral – SR)

Vacina contra Difteria e Tétano (Dupla Adulto – dT)

Vacina contra Febre Amarela

 

Imagens: Shutterstock

 

publicidade

Postagem anterior
Rio de Janeiro: vai ter Circuitinho no final de semana!
Escolhendo a colônia de férias perfeita
Próxima postagem
Escolhendo a colônia de férias perfeita

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

4 coisas que toda mãe precisa saber sobre vacinação