Enxoval de bebê: o que é melhor comprar usado

É fácil perder a mão quando pensamos em enxoval de bebê. Mas saiba que dá para equilibrar a balança do orçamento sabendo o que comprar usado e o que pedir emprestado

Por questões orçamentárias e filosóficas, eu procurei fazer um enxoval de bebê bem enxuto. A minha lista era com coisas que eu considerava bens de primeira necessidade. Nada além do essencial. Consegui? Não. Se fosse hoje, já com experiência, eu compraria diversos itens usados.

A verdade é que tem muita coisa que o bebê usa pouquíssimo tempo ou acaba nem usando. Outras coisas são muito caras e não necessariamente desgastam com o tempo – e isso significa que provavelmente algum conhecido tem o item em bom estado pra vender ou emprestar.

enxoval de bebe o que comprar usado

itens que você pode/deve comprar usados no enxoval de bebê

babá eletrônica: é um item caro e que pode pesar no orçamento do enxoval de bebê. Se os antigos donos cuidaram bem das pilhas ou dos carregadores, comprar/herdar uma babá eletrônica usada é uma economia e tanto.

móveis do quarto do bebê: montar o quartinho do bebê pode ser um dos maiores ralos de dinheiro do enxoval. Tirando o berço (a explicação está no tópico abaixo), móveis como cômoda para trocador e cadeira de amamentação podem muito bem ser comprados usados. Com um pouco de tinta, tecido e paciência, ainda dá para reformar e deixar com a cara do seu bebê.

banheira: bebês são seres bem limpinhos e as banheiras não estragam mesmo com o uso diário. Alguns bebês têm banheiras e acabam nem usando mais de um ou dois meses. Se está em bom estado, pode comprar.

tapete de atividades: aqueles com bichinhos pendurados costumam ser caros e os bebês ficam rapidamente grandes demais para eles. Como não são usados por muito tempo e nem com muita intensidade, são ótimos itens para comprar usados.

brinquedos: bebês e crianças pequenas enjoam rápido dos brinquedos. Isso quando eles não se interessam muito mais pela caixa. E sim, eles estão cada vez mais caros. Para não gastar dinheiro à toa, você pode comprar usado ou alugar brinquedos.

cadeirinha de descanso/balanço/elétricas: são um investimento alto e algumas crianças simplesmente não se adaptam a elas. Mais do que comprar usada, vale pedir emprestada para testar antes. Várias mães têm cadeirinhas dessas paradas em casa.

cadeirão de alimentação (ou semelhantes): se não estiver suja ou manchada (acontece), e se não for muito antiga, vale a pena comprar usada. É um item caro, meio trambolho que pode ficar obsoleto.

roupinhas de recém-nascido: essa é uma das coisas mais gostosas de comprar, mas se a grana estiver apertada, não tem mal nenhum herdar ou comprar roupinhas usadas. Recém-nascidos perdem muito rápido as roupas e isso significa que não vale gastar uma fortuna nelas e que, provavelmente, você vai encontrar opções em ótimo estado.

<< leia também As coisas que comprei e NÃO usei no enxoval >>

coisas que você pode comprar usadas, mas com atenção redobrada

carrinho e bebê conforto: esses são itens que podem estar muito desgastados e, se forem muito antigos, podem não estar de acordo com normas de segurança mais recentes. Se for comprar usado, faça uma inspeção minuciosa do estado de conservação e ainda pesquise sobre o modelo online. Prefira comprar usado de pessoas que você conheça, nesse caso.

berço ou moisés: provavelmente o berço não estará desgastado, assim como o moisés, que é um item usado por pouco tempo. Mas é preciso estar atento às normas de segurança que mudam toda hora. Se o berço foi desmontado e montado mais de uma vez, é melhor pular fora, porque não dá para saber como foi o desgaste nesse caso.

o que não comprar usado

Mamadeiras, chupetas, mordedores e bomba de leite são itens que não devem ser compartilhados ou re-vendidos. Também não é recomendado comprar cadeirinhas de carro se você não tem a garantia de que elas não estiveram em algum acidente (e portanto não são mais seguras).

O que você compraria usado no seu enxoval?

O que os filhos de pais separados realmente sentem
Postagem anterior
O que os filhos de pais separados realmente sentem
curva glicêmica
Próxima postagem
Curva Glicêmica: Minha experiência com o teste oral de tolerância à glicose na gravidez

1 Comment

  1. 18 de Março de 2018 at 19:31 — Responder

    Comprei um macacãozinho da Baby Pima que eu queria muuuito no site da Enjoei. Usado apenas uma vez e hoje, mesmo após várias lavagens parece novo. O algodão é maravilhoso, vale a pena pesquisar e economizar.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Enxoval de bebê: o que é melhor comprar usado