A corrida desenfreada pelo consumo de produtos infantis

Com a explosão de produtos de consumo para bebês e crianças, a informação que chega de forma imediata em seu e-mail ou browser e o aumento do poder aquisitivo do brasileiro, pais estão enlouquecendo com todo o tipo de parafernália. Almofadas com forma de mãos para dar sensação de calor humano, viseiras para não cair água no rosto na hora do banho, baldes calmantes, joelheiras e capacetes para bebês que estão aprendendo a engatinhar e andar. Pais de todo o mundo estão perdendo a habilidade de improvisar sem um gadget por perto. E mais: estão se endividando por isso.

Grávida e sendo apresentada a um novo mundo, fiquei muito agoniada com a sensação de que eu precisava dar tudo e comprar tudo para a minha filha. Eu tenho a consciência de que eu preciso criar meus filhos para se acostumarem com a ideia de que, nessa vida, precisamos fazer escolhas inteligentes. E o quanto consumimos tem papel fundamental na minha cartilha de mãe.

Por fim, peguei uma lista tradicional de enxoval, diminui pela metade e foi o que eu adquiri. Victoria quando nasceu não tinha um brinquedo. Ela não teve móbile. Logo depois comprei uns mordedores e brinquedinhos da Lamaze. Ela herdou uns brinquedos das primas e seguimos em frente.

Não que eu não tenha cometido pecados em nome do consumo. De verdade: ela precisava de uma sapatilha newborn da Burberry? Uma bolsa espetacular da mesma marca? Um quimono de matelassê? No verão carioca? Que ela odiou, porque deixava seus bracinhos imóveis? Claro que não. Mas mãe de primeira viagem é assim. A gente pensa naquele “acessório” (sim, você não se imaginava com aquele lindo bebê no seu colo, adornando sua figura? risos), plácido ao seu lado e pensa que nada menos do que as melhores grifes vão tocar naquele lindo corpinho cheiroso.

E tudo bem. Tudo bem desde que a gente tenha consciência de que não precisamos de tudo isso. Que podemos consumir supérfluos desde que com parcimônia. E que, principalmente, devemos nos dar conta de que precisamos viver com menos. Porque o dinheiro que você gastou para que seu filho tivesse andador que senta, andador que empurra, jumperoo e todos os derivados que tem a mesma utilidade não é realmente necessário. Porque você também não quer criar um filho que precise de “coisas” e passe a maior parte do tempo querendo comprar e se comparando com os amiguinhos que tem mais ou menos. Porque isso é para nós, adultos sem noção, que nascemos em outra época e estamos muito preocupados com o nosso status.

E, no fim, seu filho gosta mesmo é de brincar com embalagem e tampinha de garrafa. Claro que ele gosta. Todos são assim. Principalmente se ele for bebê de creche. Porque na educação infantil brincar com sucata tem papel pedagógico fundamental. Estimula a imaginação, coordenação motora e funciona como agente transformador no papel do futuro cidadão.

E toda essa tranqueira, sobretudo quando são bebês, não substitui o fato de que, no fundo, tudo o que eles querem é que a gente chegue logo do trabalho pra poder brincar de cavalinho. Não o cavalinho de madeira importado, que vibra e faz sons de relincho em oito línguas. Mas nas costas do papai e com beijos da mamãe.

Postagem anterior
iMote: controle remoto para crianças
Próxima postagem
Atividade física desde cedo

2 Comentários

  1. 18 de julho de 2012 at 12:34 — Responder

    Eu tenho uma filha de 11 anos que sempre herdou coisas da prima e das filhas de algumas amigas minhas,e eu sempre adorei, adoro bazares das minhas amigas… é claro que a gente como mãe quer da uns mimos aqui e outros ali, mas sempre tento explicar que não podemos ter tudo, por exemplo, tem crianças por ai com IPad (que eu quero pra mimmm, eu adulta, rsrsrsrs) e ela entrou numa de pedir, fala sério né. Sempre doamos o que tem e acho minha filha bem resolvida com coisas que não tem e os outros tem, e em emprestar as coisas que tem aos amigos que não tem kkk e seguimos a vida sem culpas 😀

  2. 7 de Abril de 2014 at 17:07 — Responder

    Camila,
    tenho uma filha de 4 anos e tudo que pude peguei dos primos e primas mais velhos, não compro caminhões de brinquedo só pra ficar entulhado em casa apesar de ficar bem tentada quando vou aos EUA….rsrsrs…..damos prioridade aos brinquedos que façam com que ela se mexa e não fique vidrada na frente de uma TV por exemplo. Bike, jump, patinete, corda são os melhores brinquedos que já demos pra ela….e tbem não compro tudo de marca que vejo pela frente já que muitas roupas tbem vem da prima mais velha e depois da minha vão pra sobrinha menor…..penso o seguinte: se vc tem dinheiro sobrando pra comprar TUDO pro seu filho, ajude uma instituição de crianças abandonas, vítimas de maus tratos, isso pode fazer um bem danado pra alma!!!
    beijos
    amei o post
    LEni

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A corrida desenfreada pelo consumo de produtos infantis