Essa semana eu li uma matéria sobre a nova polêmica do mundo da maternidade que é embrulhar ou não embrulhar o bebê em um casulinho. O termo consagrado é o da língua inglesa, swaddle (que significa cueiro ou coberta). No Canadá, sobretudo, o tema está dividindo a comunidade médica.
Em 2002, o pediatra Harvey Karp publicou o best-seller The happiest baby on the block [O bebê mais feliz do pedaço], que diz aos pais que enrolar o bebê no cueiro ou manta leve é fundamental para reduzir o choro e ajudar os bebês a dormirem de barriga pra cima. “É por isso que eu recomendo [swaddling] para todos os bebês”, Karp disse em uma entrevista recente. “Mesmo um bebê calmo vai dormir mais e ser ainda mais calmo.” Muitos médicos concordam com ele.[1]
Mas, recentemente, outros médicos e profissionais de saúde como fisioterapeutas e enfermeiros passaram a condenar a prática por considerá-la insegura. Desde displasia do quadril até superaquecimento do bebê e o risco do cueiro se soltar e a criança acabar com um pano na cara e sufocar, todos esses incidentes foram reportados.
E por fim eles argumentam que a prática, criada fundamentalmente para prevenir morte súbita (pois força os pais a colocarem seus bebês de barriga pra cima), acaba provocando acidentes que são justamente as maiores causas da morte súbita.
Procurando mais e mais artigos sobre o tema, li também que o Dr. Willian Sears, um dos médicos americanos mais respeitados do mundo, também é contra a prática do swaddle pelos mesmos motivos e acrescenta que os bebês ou ficam viciados e passam a não conseguir dormir sem estarem com os movimentos contidos ou ainda, podem ficar com problemas no desenvolvimento motor, sobretudo em culturas onde se pratica o swaddling prolongado.
A questão fundamental aí é se a prática do swaddle, a de transformar o bebê em uma deliciosa panqueca é bom para o bebê ou para os pais.
Lá em casa swaddle foi uma prática muito pouco utilizada, pois minha filha, geniosa até o último fio de cabelo, não foi muito fã dessa técnica que a deixava sem movimentos exploratórios. E você, o que fez?
[1] Citação retirada do jornal online The Globe and Mail em 23 de outubro de 2012
Imagem: do site fofíssimo Swaddle designs. Se você não liga pra polêmica e quer empacotar seu bebê, essa loja é a mais fofa de todas. E ainda tem toalhas, cobertas e outros produtos delícia.