Alimentos funcionais na gestação – Parte II

Na semana passada começamos nossa jornada sobre alimentos funcionais que devem estar no seu cardápio. Hoje vamos falar quais as frutas que não podem faltar na sua lista de compras e no seu prato.

Todas as frutas são essenciais no cardápio das gestantes, ela vão garantir vitaminas, antioxidantes e fibras. As frutas listadas abaixo possuem propriedades funcionais, ou seja, benefícios extras nessa etapa tão especial que é a gestação.

Laranja

Por ter altas doses de vitamina C, ajuda primeiramente na imunidade da mamãe contra infecções durante a gestação. Também é bastante rica em fibras, ajudando a manter o intestino funcionando corretamente. Considerada um bom hidratante e repositor hidroeletrolítico, por conter bastante líquido e eletrólitos, principalmente potássio, prevenindo assim a retenção de líquidos nos últimos meses (3º trimestre) e o desenvolvimento de hipertensão e pré-eclampsia.

Crédito de imagem: Muffet

Banana

É a estrela das frutas, a mais procurada pelas mamães pelo seu teor de carboidratos e vitamina B6 e por ajudar a estimular a produção de serotonina, garantindo mais energia e bom humor. O carboidrato presente na banana juntamente com as fibras e minerais agem na diminuição da ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Boa fonte de potássio assim como a laranja, também atua na prevenção de retenção de líquidos, hipertensão e pré-eclampsia.

Ótima alternativa para conter os maiores desejos por doce das mamães. Nos lanchinhos da tarde, uma banana amassada com aveia e mel por exemplo, pode ajudar muito a manter os níveis elevado de serotonina, diminuindo os ataques e beliscos por doces.

Crédito de imagem: Yuya Tamai

 

Abacate

Essa fruta tão temida pelas mulheres e futuras mães, considerada uma vilã pelo temor no ganho de peso, pode ser muito benéfica quando consumida em pequenas quantidades durante a gestação. Ótima fonte de gordura boa, importante  principalmente no 1ª trimestre para formação do sistema nervoso do bebê. Alem de ser uma boa fonte de vitaminas do complexo B, ajuda na modulação do humor e da ansiedade, diminuindo estresse das mamães.

Crédito de imagem: sealionsrule

Frutas vermelhas

Lindas e saborosas, são extremamente saudáveis; morango, framboesa, amora, romã, cereja, ameixa, uva preta e açaí, todas fontes de substâncias de nomes para lá de complicados como protonantocianidinas, que é um poderoso antiinflamatório.

Romã – é uma fruta ainda pouco consumida, mas seus poderes são relevantes na circulação e proteção cardíaca.

Uva – contém uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso da mamãe e do bebê. Também é fonte de vitaminas A e C e em flavonóides (potentes antioxidantes) ajudando na prevenção e modulação de várias doenças do envelhecimento. Ajuda a combater o cansaço e a apatia principalmente nos primeiros meses.

Cranberry – cada vezes mais vem sem mais consumido e indicado na prevenção contra infecções do trato urinário. Encontrado aqui no Brasil na forma de sucos concentrado; fornece vitaminas A e C, ácido fólico, manganês, potássio e antioxidantes (ácidos fenólicos, taninos e flavonoides).  Sua indicação durante a gestação se dá pela prevenção de infecções urinarias tão presente e comum durante esse período. A indicação  é de um copo de suco de cranberry pela manhã e outro copo à noite

 

Crédito de imagem:  violet monde

Postagem anterior
As aventuras de Sophia na França
Brincadeiras para os dias de chuva
Próxima postagem
Brincadeiras para os dias de chuva

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Alimentos funcionais na gestação – Parte II