Alimentos funcionais na gestação – Parte IV

Toda mulher tem uma máquina de fazer gente dentro de si. Para fazer gente, é preciso construir muitas e muitas células e o tijolo dessa construção são as proteínas.
A recomendação para grávidas não é diferente daquela preconizada para a maioria da população, carnes magras e preparadas adequadamente, o que significa, bye bye frituras.
Importante manter o consumo diário com proteína de alto valor biológico, aquelas que fornecem todos os aminoácidos essenciais, no 2º e 3º trimestres, quando a demanda aumenta bastante para crescimento e desenvolvimento do bebê. As carnes são ainda uma boa fonte de nutrientes como zinco e ferro, fundamentais para imunidade e para evitar anemia gestacional .

Você sabe qual o corte de carne que se considera um corte magro ?
Carnes magras: Alguns cortes de carne vermelha, frango sem pele, ovos, peixes e rã são as melhores fontes.

Que tipo de carnes evitar? As carnes cruas e também os peixes crus devem ser evitados. Existe maiores risco de contaminação causando do desconforto a infecções intestinais …

Para não deixar de colocar no seu prato

Peixes de águas profundas

Esse tipo de peixe contém ácido graxo omega-3, excelente para desenvolvimento neurológico do bebê como falamos anteriormente, e são cortes mais magros e de fácil preparo.

 

O Ovo

Um alimento que é fonte de proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais, sendo o ovo de galinha também considerado um alimento funcional por conter substâncias promotoras da saúde e preventivas de doenças.
Os ovos naturalmente, são excelente fonte de vitaminas e particularmente das vitaminas A, D, E, K, B1(tiamina), B2 (riboflavina), B12 e ácido fólico. A gema do ovo é também rica fonte de fósforo (P) e ferro (Fe) disponíveis.

As proteínas estão distribuídas em todos os componentes do ovo, sendo sua maioria encontrada na clara e pequena proporção encontrada na casca e gema. O conceito de qualidade de proteína está atrelado ao valor biológico (VB) de um alimento e representa de um modo generalizado, seu conteúdo em aminoácidos essenciais, disponíveis em quantidade e necessários à adequada nutrição. Assim, por possuir os aminoácidos lisina, metionina, triptofano, valina, histidina, fenilalanina, leucina, isoleucina e treonina, considerados essenciais na nutrição humana, a proteína do ovo é considerada como padrão em comparação às outras fontes protéicas, correspondendo a 93,7% em VB, a mais alta entre as fontes de proteína disponíveis.
A gema, por sua vez, contém aproximadamente 60% de lipídeos (65% em triglicérides, 28-31% em fosfolipídeos e 5% de colesterol), sendo também fontes altamente biodisponíveis dos carotenóides, luteína e zeaxantina, ambos envolvidos no funcionamento adequado da região da mácula ocular. A colina é um outro nutriente naturalmente encontrado nos ovos e que tem sido identificado como essencial para gestantes, à memória e no desenvolvimento cerebral de recém-nascidos. Ainda como componentes específicos de outros fosfolipídeos da gema, incluindo o ácido araquidônico, acido docohexaenóico (DHA), além da colina, agem na formação do sistema nervosos do bebê no 1o trimestre, exercendo ainda uma função protetora, garantindo a integridade e modulação de receptores de membrana e na ativação de células imunitárias.
As vitaminas tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), acido fólico, fósforo, presente na gema do ovo, por sua vez são nutrientes fundamentais também para o bom funcionamento do sistema nervoso, melhora do humor das mamães e importante na formação do sistema nervoso do bebê.

Outras atividades biológicas tem sido associadas aos componentes dos ovos, incluindo sua atividade antibacteriana, antiviral e modulação do sistema imunológico evidenciando o elo dieta-saúde e ressaltando assim, a importância do consumo de ovos na prevenção e tratamento de doenças na gestação. Para contar com esses benefícios, o ideal é incluir, ao menos, um ovo (de galinha) por dia na sua alimentação ou pelo menos 3 x por semana.

 

Postagem anterior
As aventuras de Sophia na França
Próxima postagem
Promoção relâmpago Vivo Open Air Programação infantil

2 Comentários

  1. Camila Perlingeiro
    19 de outubro de 2012 at 12:30 — Responder

    Paty, quais são os peixes de águas profundas? Eu ando implicando muito com peixe, mas preciso voltar a fazer em casa e queria comer o melhor, e oferecer o melhor pra família. Beijoca

    • Patricia
      19 de outubro de 2012 at 12:35 — Responder

      Oi Camila,
      os peixes de águas profundas são a sardinha, o salmão, a cavala, o arenque (mais difícil de achar), o atum (recomendo ver bons fornecedores), a truta e bacalhau (dê preferência ao fresco).

      bjs

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Alimentos funcionais na gestação – Parte IV