Mundo Ovo

Almanaque da grávida descolada


Saco cheio de enxoval

Me considero uma pessoa bem descoladinha e inteligente. Quando fui atrás da lista de enxoval, minha auto-estima despencou. Nunca me senti tão burra na minha vida. Não foi à toa: imagine que cueiro, pagão, mijão, culote, babeiro e afins faziam parte de uma mesma lista. Na boa? Mijão é calça, pô. E calça todo mundo sabe o que é. Pagão é aquela camisa de gola engomada horrível, já disponível em modelos de algodão. Conjunto Pagão (parece nome de banda) é pagão, colete (ou body) e mijão. E precisa mesmo de pagão? Sabia que não?

Sério. Você pode peitar – ou barrigar – essas listas old style de enxoval. Seu bebê precisa de uma porção de roupinhas confortáveis e gostosas, feitas de tecidos que respiram. Acho que o que mais assusta é a primeira mala, aquela que você leva pra maternidade. Então fique sabendo: o look do recém-nascido é composto por três peças: body + calça com pezinho + macacão com pezinho. Monte 6 variações desse trio e leve para a maternidade que, eu juro, vai dar certo. Se estiver muito frio, considere casacos quentinhos.

Além das questões de vocabulários, há a nova polêmica do momento: você vai fazer enxoval onde? Em alguns círculos sociais as pessoas ficam ofendidas quando você diz que vai fazer enxoval no Brasil. Juro! Tem gente que acha que é OBRIGATÓRIO ir para Miami, como se fosse um desses exames morfológicos que a gente tem que fazer na gravidez. A primeira leva de roupas da Luna e o carrinho vieram de NY porque nós fizemos as contas e concluímos que seria melhor, mas isso não é regra. Lembre-se: pense no que será melhor para você, seu bolso e seu bebê.

E fora tudo isso, ainda temos listas e listas de enxoval. Atualmente já encontramos itens malucos como aquecedor de lencinho úmido. Lixeira que neutraliza o odor da fralda. Roupa que apita quando o bebê sujou a fralda. Babá eletrônica que monitora respiração e batimentos cardíacos do bebê e mais um mundo de produtos questionáveis e supérfluos. Sua amiga pode dizer que tal coisa é indispensável, mas antes de comprar a ideia, dê uma pesquisada na internet, consulte outras opiniões, peça a ela o item emprestado para você avaliar tamanho, benefícios e a real vantagem de ter o negócio em casa.

Ainda bem que hoje em dia a gente já vê um movimento contra isso tudo. Duvida? Espia o post “10 coisas que você não precisa comprar para o seu bebê”. Ele pode salvar sua vida :}