Almanaque da grávida descolada

Anatomia da gravidez – o primeiro trimestre
Querida grávida: ser mãe é lindo. Gerar uma vida é lindo. Construir uma pessoinha metade você, metade seu amor, caramba, tudo isso é lindo. Mas existe o outro lado. Não que ele seja necessariamente feio, mas é bom alinhar as expectativas, né? De todos os sintomas do início da gravidez, esses são os mais comuns.
Enjoo: a festa que os hormônios dão dentro do seu corpo no começo da gravidez é das boas. Tanto que eles ficam na bagunça e quem acorda com ressaca é você. A alta concentração de hormônios é que causa os famosos enjoos. Uma coisa que pouca gente sabe é que quase toda grávida enjoa, mas nem todas vomitam (como foi o meu caso). Dica de ouro para driblar o mal-estar: tenha sempre um lanchinho na bolsa. Ficar de estômago vazio só dificulta as coisas. Ah, a amiga náusea é companhia que dura uns três meses.
Sonozzzzzz: mais uma obra da progesterona. Esse sono do começo da gravidez é tipo aquele que você sentia quando ia ferver na balada e já emendava no trabalho (ah, que época boa!). O sono infinito é mesmo um perigo: evite conversas com pessoas chatas ou reuniões com projeções e meia luz porque é quase certeza de que você vai dormir linda na cara de todo mundo. Aproveite para descansar sempre que puder e não tenha medo de recusar programas em nome de umas horinhas a mais de sono.
Gases: simplesmente assustadores. Você está na cama, batendo um papo com seu amor e pum. Está no trabalho apresentando um projeto e arrout. Os gases ficam loucos e incontroláveis porque a progesterona (quem mais seria?) relaxa os tecidos do corpo. Ou seja, não dá tempo de barrar o dito-cujo gasoso. Considere reduzir refrigerantes e alimentos dão gases – ou avise todo mundo e ao seu redor e acostume-se com a nova sonoplastia da sua vida.
Insegurança: de repente alguém vem perguntar se você já pensou no tipo de parto. E no enxoval. E se você vai optar por berçário ou babá. Seu bebê nem tem formato de ser humano ainda e você se vê num mar de dúvidas, medos e questionamentos que não levam a nada, tipo “será que eu vou ser uma boa mãe?”. Amiga, toda vez que o pânico bater, lembre-se de que todo mundo é bicho e que a vida nasceu pra viver. Olhe ao seu redor e note que todas as pessoas foram paridas por alguma mãe. Você vai errar, vai acertar e, no fim, tudo vai dar certo, viu?
uso do alimento de forma integral
Postagem anterior
Não ao desperdício alimentar
Próxima postagem
Panqueca colorida

6 Comentários

  1. Camila
    8 de junho de 2012 at 12:01 — Responder

    A única coisa que eu consigo me lembrar é um sonoooooooooooooooooooooooooo que não acabava nunca! Eu dormi em cima da mesa do Garcia e Rodrigues. Dormi na primeira reunião anual (familiar) da empresa. Eu simplesmente apagava.

  2. 8 de junho de 2012 at 13:33 — Responder

    Muito bom! Lembro qndo perguntavam se estava com medo do parto e eu pensava bem isso: qnta gente e bicho nasce por segundo, vou ter medo de uma coisa tão natural por quê?

  3. Gica
    8 de junho de 2012 at 16:33 — Responder

    que preguiça, né luciana? as pessoas piram com cada coisa hoje em dia…

  4. 8 de junho de 2012 at 23:28 — Responder

    nem fale… opovopira

  5. Roberta Wodtke Panstein
    13 de junho de 2012 at 12:52 — Responder

    gostaria de receber as newsletters

    • Patricia
      13 de junho de 2012 at 13:30 — Responder

      Oi Roberta, em qualquer página do site tem um ícone de envelope ao lado dos ícones de facebook e twitter, é só clicar e se cadastrar.

      Obrigada.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Almanaque da grávida descolada