Bolos deliciosos para dias preguiçosos

Nesses dias preguiçosos de final de semana prolongado, não existe nada mais gostoso do que viver de lanchinho. Minha avó materna fez o enorme favor de ser uma cozinheira de mão cheia. E de ser uma gaúcha que gosta de comer bem. Lá em casa fomos criadas na base do comfort food. A mesa sempre posta e a geladeira sempre cheia.

E dentre os maiores confortos familiares estão os bolos. A gente adora um bolo. Minha mãe acorda de madrugada pra comer um bolinho. Eu e minha irmã, de vez em quando, abandonamos a dieta e dividimos algumas fatias depois do almoço e até as três miúdas aprenderam a falar “bolo” bem rápido pra poderem ganhar algumas fatias na casa da vovó.

Então, hoje, neste dia extra preguiçoso, porque feriados são sempre dedicados à preguiça, eu dou três receitinhas de bolos que eu surrupiei dos livros de três amigas queridas (e autoras).

 

Bolo de brigadeiro molhadinho

(do livro Almanaque das festas instantâneas, de Chris Campos)

Ingredientes da massa
2 xícaras (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha
6 colheres (sopa) de achocolatado
1 xícara (chá) de leite
4 ovos (claras em neve)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata a manteiga com o açúcar ate que a mistura fique bem clarinha. Adicione as gemas. Com a batedeira em ritmo lento, ou manualmente, adicione a farinha intercalando com o leite. Junte o achocolatado. Tire da batedeira e misture delicadamente, com um batedor de arame, as claras em neve. Por ultimo, coloque o fermento em po. Despeje a mistura numa forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno preaquecido. Faca o teste do palito para saber quando o seu bolo está pronto.

Recheio e cobertura

Ingredientes do recheio, que também será utilizado como cobertura

2 latas de leite condensado
10 g de manteiga
30 g de cacau em pó
250 g de creme de leite sem soro

Misture todos os ingredientes (menos o creme de leite) numa panela. Leve ao fogo e prepare como um brigadeiro firme. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.

Calda

Ingredientes da calda

200 ml de água
150 g de açúcar

Leve o açúcar e a água ao fogo e deixe ferver um pouco. A calda deve ficar rala.

Montagem

Abra o bolo (depois de frio) em três partes. Se você conseguir abrir em quatro, o resultado e ainda mais incrível. Regue cada camada com a calda seguida de uma porção de recheio. Cubra com o restante do recheio e leve para gelar. Só depois que o bolo estiver geladinho você poderá se divertir confeitando-o com chocolate granulado.

 

Bolo de maçã

(do livro Papel-manteiga para embrulhar segredos: cartas culinárias, de Cristiane Lisbôa. Receita de Tatiana Damberg)

 Massa
120 g de farinha peneirada
4 ovos
100 g de açúcar
20 g de mel
1 colher de chá de canela em pó

Aqueça os ovos com o açúcar e o mel em banho-maria até o açúcar derreter. Retire do fogo e bata bem, até ficar bem branquinho. Junte a farinha de trigo, afofando a mistura, coloque em uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido, baixo.

Recheio
2 maçãs bem grandes, como as da Branca de Neve
1 colher de sopa de manteiga, cheia
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 colher de sopa de açúcar mascavo
suco e raspas de um limão
baunilha e cravo em pó para temperar

Descasque e pique a maçã, misture com o suco e as raspas do limão e leve ao fogo com os outros ingredientes. Deixe lá até virar purê.

Montagem
Corte ao meio o bolo assado, molhe com uma calda de açúcar (mesma medida de água para a de açúcar, fervida) ou com refrigerante de guaraná e recheie com o purê de maçã. Salpique açúcar de confeiteiro e amêndoas torradas picadas, para decorar.

 

Bolo de laranja

(do livro Pingado e pão na chapa: histórias e receitas de café da manhã, de Luciana Mastrorosa)

Esta receita utiliza uma laranja inteira em sua preparação. Fica doce, azedinha e ligeiramente amarga, e faz par perfeito com uma xícara de chá. Para uma versão diferente, sirva com uma colher de chantilly bem gelado e uma xícara de café preto.

Ingredientes
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara (chá) de açúcar
1 laranja pera bem fresca, madura e firme
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (café) de óleo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
manteiga quanto baste para untar
farinha de trigo quanto baste para polvilhar
1 xícara (chá) de suco de laranja e 1 colher (sopa) de açúcar para umedecer

Corte a laranja inteira em quatro partes, retirando as sementes e a membrana branca que as envolve. Bata bem (com a casca) no liquidificador junto com as gemas e o óleo. Em  separado, bata as claras em neve e reserve. Coloque a mistura de laranja batida numa tigela e acrescente o açúcar e a farinha de trigo peneirados e as claras em neve, por último. Misture cuidadosamente para não desmanchar as claras batidas. Por fim, acrescente o fermento e mexa. Despeje numa forma média untada e enfarinhada e asse em forno médio até ficar dourado. Retire e despeje o suco de laranja adoçado com o açúcar sobre o bolo quente, para umedecê-lo. Sirva em quadradinhos. Para um charme a mais, polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneira fina sobre o bolo, antes de servi-lo.

 

Postagem anterior
JUNTOS / Mio & Mao
Próxima postagem
Robôs Invasores

4 Comentários

  1. 7 de setembro de 2012 at 20:19 — Responder

    Acho que faltou uma parte da receita do Bolo de Chocolate Molhadinho. Nao vi os ingredientes para o recheio e a calda que deve ser colocada na massa para fazer deste um bolo inesquecivel…

    • Camila
      7 de setembro de 2012 at 23:12 — Responder

      Renata, você tem toda razão. Estava com tanta vontade de comer bolo, que eu corri com o post e esqueci um pedaço da receita. Mas ja atualizei e todos podem copiar corretamente. Beijoca enorme e obrigada! Leitor vigilante e tudo. 😀

  2. Tatiana
    9 de setembro de 2012 at 18:12 — Responder

    Adorei a receita do bolo de laranja. Fiz ontem aqui em casa e todo mundo gostou. Nem deu pra tirar uma foto pra mandar! Depois vou testar os outros dois. Obrigada!

    • Camila
      9 de setembro de 2012 at 18:34 — Responder

      Tatiana, que bom que você gostou. Eu sou uma chocolatra de carteirinha, mas esse é o predileto da minha filha!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Bolos deliciosos para dias preguiçosos