Ceia do bebê

Tá certo que na hora da ceia, lá pela meia-noite, o seu bebê não vai estar acordado para jantar com a família. No máximo vai rolar um leitinho, mas isso não é desculpa para deixar de oferecer uma ceia de Natal ao seu pequeno gourmet. A minha sugestão é uma adaptação do que você já deve oferecer na ceia regular, portanto, não precisa se descabelar e nem me xingar.

Para os pequenos bem pequenos eu sugiro uma sopinha com lentilhas, tomate e peru, que nada mais é do que uma adaptação da receita “Chilli com carne da Dinda”, que tem lá no meu livro Aventuras Gastronômicas de uma mãe de primeira viagem, e como sobremesa um sorbet de manga (tá na época).

Os mais velhos podem comer o peru desfiado ou em pedaços com souflê de batata baroa e queijo, ou até mesmo um strogonoff de peru, e de sobremesa uma deliciosa salada de frutas com sorvete de creme (oops!).

 

Sopa de Natal

Ingredientes:

  • 300g de lentilha seca
  • 300g de peru já assado e desfiado (ou 500g de peru moído)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 1/2 xícara de alho-poró
  • 2 latas de tomate pelati
  • sal

Modo de fazer:

1) Se você comprar a carne de peru crua.

Numa panela antiaderente ou com um pouco de azeite, cozinhe o peru moído com um pouco do alho-poró e uma pitada de sal. Retire a carne da panela.

2) Com o peru já pronto (seja assado ou já com o passo 1 feito).

Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola picada e o alho-poró. Quando a cebola estiver transparente, adicione a lentilha e o sal. Deixe refogar bem e acrescente os tomates e  água que baste até cobrir o que já está na panela. Mexa bem e junte o peru após a lentilha ficar cozida.

Sorbet de manga

Ingredientes:

  • manga madura em cubos
  • água se necessário
  • raspas de laranja

Modo de fazer:

Retire toda a polpa da manga, espremendo inclusive o caroço. Bata no mixer até virar um suco bem espesso. Misture 1/2 colher de chá de raspa de laranja, tampe o recipiente e leve ao freezer por uma hora. Então, retire do freezer e bata novamente com o mixer; repita esse procedimento por pelo menos mais três vezes e depois despeje em formas de gelo. Se preferir, pode colocar em formas picolé, mas em quantidade que seja adequada para o seu filho comer. Para mães que, como eu, ainda não compraram as formas de picolé, você pode passar papel-filme duas vezes e cortar no centro de cada cubo para espetar o palito – coloque a forma dentro de um saco plástico para não criar cristais de gelo por causa desse furinho.

 

Abaixo coloco uma galeria fofa de bentos natalinos para te inspirar.

Postagem anterior
Apptoys: novos brinquedos que misturam o mundo real e o virtual
Próxima postagem
Agenda Rio - 15/12

1 Comment

  1. Camila Perlingeiro
    14 de dezembro de 2012 at 16:56 — Responder

    Paty, quero fazer strogonoff de peru pra mim. oba!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Ceia do bebê