Você pode ter a sorte de que alguma amiga ou irmã, preparem tudo do chá de bebê para você, mas se o seu caso é o do clube “faça você mesma”, tenha em mente que ficar cansada é a última coisa que você precisa nesse momento.
Comece marcando a data, que pode ser a partir do sétimo mês, o local e hora. A quantidade de pessoas, e se você vai fazer o tradicional chá para as mulheres, ou se vai ser uma festa. Nesse caso, foi uma reunião para familiares e amigos celebrarem a chegada do bebê. Siga as dicas abaixo, garanto que os seus pés irão agradecer.
Decoração:
Caso você queira fazer alguma, tente utilizar cores ou tema utilizados no quarto do bebê. Geralmente bolas e guirlandas de papel dão conta do recado, adicione arranjos de flores, caso tenha verba disponível.
Utensílios:
Pratos e talheres podem ser completamente dispensáveis, desse jeito, nem tem louça para recolher (mesmo sendo descartável) e nem para lavar; invista em guardanapos estampados e até mesmo temáticos.
Os copos de vidro, talvez sejam necessários, vai depender muito da bebida escolhida e também dos convidados. Homens geralmente bebem cerveja na latinha ou no long neck, o que favorece, desse jeito a gente continua na idéia, menos (coisas para lavar), é mais (tempo para descansar). Caso você realmente precise de copos, alugue. O preço é bem em conta e vale cada centavo.
Tenha um vaso de cerâmica em cada cômodo, e deixe bem claro que ali é um lixo (coloque uma forminha amassada, ou uma latinha dentro).
Menu:
Para dar conta de um menu sem usar a prataria da casa, faça quitutes do tamanho que duas mordidas, sejam suficientes para finalizar a tarefa.
Mini sanduíches e mini quiches, de sabores variados, são fáceis de fazer, e cada sabor pode ser embalado em papel celofane de cores diferentes.
Mesa de pães e pastas, amendoim e chips (batata, banana, aipim), azeitonas, tomatinhos e sticks (cenoura, pepino e aipo), criam efeito visual interessante devido ao contraste de cores e agrada aos mais diversos comensais.
Para os doces, abuse as forminhas de papel, faça vários bolos simples (laranja, chocolate, cenoura etc.) e corte e pedaços que caibam nas forminhas, criando um mural de bolos. Os docinhos enrolados, podem ganhar um apelo mais adulto, com os brigadeiros gourmet, sabores mojito, caipirinha, goiabada e o que mais for do seu agrado.
O plano é que seja simples e que não dê trabalho. Deixe tudo nas mesas, ou crie espaços, aonde os alimentos e bebidas, estejam sempre ao alcance dos convidados.