Ajudando seu filho a enfrentar o mundo

A primeira vez que você olha para o seu filho recém-nascido, ainda confuso com o novo ambiente, tão diferente do útero seguro, vem aquela sensação de vitoria. Sem ele nasceu! Ele está bem. E pronto para enfrentar o mundo. Ou quase isso … Na verdade, ele ainda não anda, não fala e muito menos faz xixi no banheiro. Mas os dias vão passando e você se dá conta de que aquele bebê precisa da sua ajuda para aprender a viver. É seu papel fazer com que ele se desenvolva da melhor forma possível. Daí nasce a ansiedade e, consequentemente, as cobranças. Os pais se exigem demais e acreditam que só serão bons se o filho atingir as metas adequadas para cada idade.

Todo pai e mãe sonham em ter um filho perfeito, sem preocupações, cheios de encantos, felizes, livres de dor, sofrimentos e de perigos. Este sonho nem sempre é possível. Então o que fazer para ajudá-los a enfrentar o mundo da melhor maneira possível? Toda criança tem habilidades e virtudes que irão ajudá-lãs a enfrentar o seu dia-a-dia. Como pais, vocês podem ajudar seu filho a desenvolver a sua capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e de resistir a pressões de situações adversas sem danos psicológicos. Os pais são as mais importantes fontes de amor, apoio e de direção para as crianças.

Quais os principais ingredientes para esta ajuda?

Competência: habilidade para lidar com as situações de maneira efetiva.

Confiança: capacidade de acreditar em suas próprias habilidades. A criança ganha confiança quando tem razoes solidas para acreditar que são competentes.

Conexão: laços fortes com a família, amigos, escola e comunidade. Esta ligação de atenção e amor fornece à criança um senso de segurança e de valores que impedem que eles façam busca de alternativas destrutivas.

Caráter: o senso fundamental do que é certo e errado ajuda a criança a fazer a escolha certa e de se tornar um adulto estável.

Contribuição: quando a criança reconhece que o mundo é um melhor lugar porque ela faz parte dele ela irá agir e fazer escolhas para melhorar o mundo.

Lidar com dificuldades: as crianças que sabem lidar efetivamente com o estresse são mais preparadas para superar as mudanças na vida.

Controle: quando a criança percebe que pode controlar suas decisões e ações ela sabe o que fazer se algo inesperadamente der errado.

Amor: a criança precisa de amor e segurança para criar um forte vinculo com seus pais.

Deixar ir: alguma vezes a melhor coisa a fazer é ensinar a criança como seguir o seu próprio caminho.

Esperar o melhor: o seu filho estará acima ou abaixo das suas expectativas. Ser pai e mãe também é compreender as diferenças e os altos e baixos do seu filho.

Escutar: é muito importante escutar atenciosamente o seu filho. É mais importante do que qualquer palavra que você possa dizer. Isto se aplica a situações de rotina e também de estresse.

Ser um bom exemplo: nada que você diga é tão importante do que a criança vê você fazendo no dia -a-dia.

Ensinar: ensine a criança a lidar com a vida de forma positiva. Ela precisa ser forte para passar por mudanças e de controlar o que ocorrer de forma inapropriada em sua vida.

 

Crédito de imagem: Frbird

Postagem anterior
Leve as crianças para fazer arte!
Próxima postagem
Camisetas com atitude
Voltar
COMPARTILHAR

Ajudando seu filho a enfrentar o mundo