Mundo Ovo

Crises temperamentais ou simplesmente birra


Emoções fortes são difíceis para uma criança pequena suportar. Quando se sentem frustadas, com raiva ou desapontadas, frequentemente se expressam através de choros, gritos ou se atirando no chão batendo com os pés e as mãos, algumas vezes com a cabeça. Como pais, vocês podem se sentir com raiva, atônitos ou envergonhados. Crises temperamentais são uma parte normal do desenvolvimento do seu filho a medida que ele aprende a ter auto-controle. Na realidade, quase todas as crianças tem crises temperamentais entre as idades de 1 e 3 anos de idade. Aos 4 anos, aí vem a boa noticia, as crises temperamentais geralmente desaparecem.
As crises temperamentais são uma maneira da criança extravasar seus sentimentos quando estiver aborrecida.

Algumas razões que podem levar seu filho a ter uma crise:

 

Podemos tentar prevenir as crises temperamentais?

Os pais podem tentar identificar a mudança de humor, se a criança está ranheta ou difícil. Um choramingo e uma cara pouco feliz podem facilmente evoluir para o choro, gritos e toda a gama de ações pouco prazerosas citadas anteriormente. As crises também podem surgir subitamente e sem motivo aparente. Não se surpreenda se essas crises acontecerem só na frente de vocês, pais, muitas crianças não se sentem seguras mostrando seus sentimentos na frente de pessoas estranhas.
Pequenas ações podem ser tomadas para tentar reduzir o surgimento das crises:

O que fazer quando ocorre uma crise temperamental?

Distraia a criança chamando sua atenção para outra atividade, pode ser um livro ou brinquedo. Algumas vezes somente tocar a criança já é suficiente para acalmá-lá. Apelar para o humor também pode ajudar. Tente manter a calma. Se você gritar ou ficar zangada ou com raiva, é provável que a situação piore, pois quanto mais atenção você der a esse comportamento, maiores as chances de que ocorra novamente.

Pequenas demonstração de raiva como choro, gritos e pulos podem ser ignorados. Sente-se perto ou segure seu filho sem falar nada até que as coisas se acalmem. Se você não consegue ficar calma, saia de perto (se possível).

Aconselha-se que as crises temperamentais não devam ser punidas. A medida que a criança crescer aprenderá a lidar com suas fortes emoções. Quando ela já tiver idade suficiente, fale sobre o que aconteceu e diga o que pode ser feito quando ela se sentir assim novamente.

NOTA: Algumas atitudes não podem ser ignoradas. Se o seu filho chutar ou bater em outras pessoas, atirar objetos de forma perigosa e gritar por períodos prolongados, um “castigo” deverá ser aplicado para remover a criança da sua fonte de frustração.

Não se esqueça nunca que é normal para s crianças testarem as regras e os limites.

Crédito de imagem: Pink Sherbet Photography