Em busca de um bumbum sem pomada

Bumbum sem pomada? Sério? Esse foi o meu primeiro pensamento quando o pediatra ordenou que eu nem pensasse em passar pomadas para prevenir assaduras na minha recém-nascida.

– “Camila, cosmético é cosmético. Assadura é doença. Doença a gente trata com remédio”, ele falou  categórico.

Saí  do consultório com uma lista de tarefas diárias para prevenir assaduras na minha filhota e nenhum deles incluía pomada. Se ela tivesse qualquer assadura eu deveria ligar para ele imediatamente.

A empregada, que me ajuda com a Victoria desde que nasceu, achou que eu tava doida. Minha mãe achou que fazia sentido, mas era reticente. Minha irmã já tinha comprado marcas variadas de pomadas e, com duas filhas, nunca ouviu falar dessa novidade. Mas eu estava determinada a seguir as regras do pediatra.

A rotina é simples e você já deve conhecer a maioria das dicas, mas nunca é demais lembrar:

  • Trocar fraldas com frequência: a urina é a maior causa de assaduras em bebês, seguida das fezes. Não espere a fralda pesar oito quilos para trocá-la. Sabemos que fralda descartável custa caro, mas essa é uma economia que você não deve fazer. Pense em mais ou menos seis trocas de fraldas por dia. Em caso de diarréia ou muito calor, troque com mais frequência ainda.
  • Sol nas dobrinhas: na hora do sol diário da manhã, deixe seu bebê sem fralda. 10 segundos de sol em cada dobrinha é o suficiente para secar a pele.
  • Não usar lenço umedecido: em caso de xixi use água morna. Em caso de cocô use água morna e um pouco de sabonete de glicerina. Se estiver na rua e puder, use algodão com óleo mineral ao invés do lenço umedecido.
  • Sem fralda: se você estiver em casa deixe o pequeno sem fralda algumas vezes ao dia. A pele respira melhor e permanece sequinha.
  • Não use talco: a região ficará abafada e, portanto, úmida, propiciando o aparecimento das assaduras. Alem disso o talco não é recomendado por pediatras. Quando passamos talco no bebê, produz-se uma névoa que é aspirada pela criança, podendo causar problemas respiratórios e alérgicos. Fique longe dele!

Eu uso fralda de pano, é melhor?

Se você usa calças plásticas, o problema é o mesmo. Plástico na pele do bebê não é legal. Mas as modernas fraldas de pano vêm com calcinhas de algodão. O seu bebê vai estar em contato somente com algodão, mas ainda assim persiste o problema do contato com as enzimas da urina e fezes. Troque o absorvente interno a cada evacuação e pelo menos de duas em duas horas.

Não adiantou. Meu bebê está assado.

  • Ligue para o pediatra para saber o melhor remédio.
  • Continue repetindo a rotina acima.
  • Tente trocar a marca da fralda para ver se não é alergia a algum componente da fralda usual.
  • Deixe seu bebê com a pele bem sequinha. Não use lenço umedecido de jeito nenhum, pegue sol de manhã e na parte da tarde nas dobrinhas e experimente deixá-lo sem fralda mais vezes ao dia.
  • Verifique se a assadura é lisa (sem erupções), bem vermelha, parecendo em carne viva. E caso positivo, essa dermatite é causada pelo fungo cândida albicans. Nesse caso, ligue para o pediatra e peça orientação sobre a medicação adequada.

Mas, afinal, o que é assadura mesmo?

A assadura ou dermatite das fraldas é uma inflamação cutânea causada por uma reação às fortes substâncias químicas e enzimas das fezes e da urina, aliada ao acúmulo de calor gerado por essas substâncias. A fralda faz com que essa mistura tóxica fique em contato com o bumbum dos bebês. Essa dermatite se manifesta pelo aparecimento de vermelhidão, inchaço discreto da pele e pode evoluir com pequenas erosões na pele, bolha, ulceração (feridas), que causam mal estar e desconforto para o bebê.

Essa é a lesão de pele mais comum em crianças pequenas, atingindo até 35% das crianças nos dois primeiros anos de vida, que correspondem ao período de utilização das fraldas.

Tome cuidado

Em caso de assadura persistente procure seu pediatra e um dermatologista, especialista em crianças. O uso excessivo de pomadas e a troca frequente de marcas para curar uma assadura crônica podem causar uma dermatite ainda mais séria e lesões capazes de provocar febre. Fiquem atentas.

Como funcionou pra mim

Fiquei em casa ate a Victoria completar dez meses. Enquanto eu cuidei dela, nunca tivemos problemas com assaduras. Depois disso, ela entrou na creche, outras pessoas começaram a cuidar também, ela cresceu e todos nós também desencanamos um pouco. Não teve jeito. O bumbum passou a ficar assadinho de vez em quando. Hoje, aos 22 meses, ainda a mantenho sem pomada nos finais de semana e, enquanto ela está em casa tento deixá-la peladinha ou com calcinha. Ela já entrou naquela fase de implicar com a fralda, sabe? Mas passei a mandar uma pomada pra creche. Peço que passem camadas finas e somente em caso de assadura. Mas não tem muito jeito e eles usam todos os dias. O pediatra concordou com uso de Desitin (tubo roxo). Pra creche eu mando potes de A+D amarelo (parece vaselina).

Postagem anterior
Alimentando o seu bebê desde a barriga
Próxima postagem
Livro: Rinocerontes não comem panquecas

2 Comentários

  1. Mônica
    17 de Janeiro de 2015 at 14:24 — Responder

    Camila, em primeiro lugar, parabéns pelo site. Li a materia sobre nao usar pomadas de assadura e achei o máximo. Estou gravida de 20 semanas e ja tenho varios potes de Desitin que encomendei dos EUA, mas achei esse raciocinio muito pertinente e vai de encontro com a filosofia da sabedoria da natureza que tenho adotado. Vc poderia me passar o contato do pediatra da Vitoria? Ainda nao escolhi o/a pediatra da minha filha. Bjs

    • Camila
      21 de Janeiro de 2015 at 18:43 — Responder

      Monica, vou te mandar por e-mail. Obrigada! Beijo

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Em busca de um bumbum sem pomada