Não importa de quantos meses ou semanas, a preocupação com a barriga, na verdade, com o bebê, sempre é grande. Um dos assuntos recorrentes em roda de amigas e em consultórios médicos é sobre o uso correto do cinto de segurança durante a gravidez.
Dependendo do tamanho da barriga a gente vai brincando de esticar e puxar, e nessa brincadeira, o bebê pode reclamar de uma freada mais brusca ou de um apertão indevido.
Minha barriga surgiu muito tarde, mas quando apareceu me fez parar de usar calças de todos os tipos, ou porque apertava a bexiga, ou porque apertava o meu filho e eu recebia chutes em troca. O fato é que se o cinto estiver frouxo ou mal posicionado, o que deveria garantir a segurança da grávida e do seu bebê, se torna uma ameaça.
- O cinto de segurança deve ficar colocado, bem ajustado ao corpo, sem clipes ou nós;
- A posição da parte baixa do cinto deve estar posicionada na direção dos quadris e por baixo da barriga.
- A parte superior do cinto deve ficar entre os seios.
- Não é necessário que o cinto fique apertado, mas ele precisa estar como uma segunda pele, sem enrolar ou escorregar para cima dos quadris.
Apesar de todo esse cuidado, pode ser que você ache algum incômodo, verifique se a distância do seu assento está adequada, mantendo uma boa distância entre o volante e a sua barriga, de modo que seus pés alcancem os pedais sem folga, do jeito que era antes da sua barriga crescer.