Na caixinha

Os sucos prontos trazem para nós, mães, a praticidade de um produto “pronto para beber” aliada à alternativa de lanche saudável, fugindo dos achocolatados, refrigerantes e outros. Aos poucos, as caixinhas foram saindo das lancheiras e ganhando a prateleira da geladeira. O avanço no consumo fez surgir uma linha de sucos light e diet – versões com redução de calorias ou sem adição de açúcar -, com soja e, recentemente, com iogurte.

A possibilidade de conservação por longos períodos, sem adição de produtos químicos, e o fato de manter as propriedades nutricionais e de sabor da fruta são campeões, mas diferentemente do que achamos, a maioria dos “sucos de caixinha” que enviamos quase todos os dias na lancheira dos nossos filhos não é suco. Ficou confusa?

O Ministério da Agricultura obriga, desde 2009, os fabricantes destacarem nos rótulos se o produto é suco, néctar ou refresco.

Suco é o produto que oferece 100% de fruta in natura, sendo bebida não fermentada e não diluída, destinada ao consumo, sem conservantes e corantes artificiais e com quantidade de açúcar adicionado que não deve ultrapassar 10% do volume.

Néctar é um produto com 20% a 30% do volume de suco, obtido da diluição em água potável da parte comestível da fruta ou de seu extrato, adicionado de açúcares, destinada ao consumo direto.

Refresco é o que fornece menos nutrientes e mais açúcar. Menos de 20% do volume é suco, e infelizmente, dentre as marcas existentes no mercado, não achamos nada com mais de 2 a 10% de suco. Dependendo do sabor, quantidades específicas devem ser respeitadas. Exemplo: Os refrescos de laranja, tangerina e uva deverão conter no mínimo trinta por cento em volume de suco natural.

Sexo na gravidez
Postagem anterior
Almanaque da grávida descolada
Próxima postagem
Vida de Galinha

2 Comentários

  1. Carol Bottino
    27 de Maio de 2013 at 14:47 — Responder

    eu fico muito, muito confusa lendo embalagens. gostaria de saber as melhores marcas, e sei que aqui vc não vai fazer propaganda de graça das melhores ou piores (óbvio). PO dia me mandar por email as marcas que vc acha melhor (se é que tem)?
    Aquele suco “Do Bem” me parece ser o mlehor, sem conservantes… mas fico na dúvida se é do Bem mesmo ou não… e a água de coco na caixinha??? É vilã tb????

  2. Giselle
    19 de julho de 2016 at 20:55 — Responder

    Boa noite! Gostaria de saber se água de côco em caixinha é vilã ou aliada? Obrigada

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Na caixinha