Não canso de dizer que somos produtos dos nossos pais. Quando a gente menos espera estamos dando bronca usando exatamente as mesmas palavras da nossa mãe. Mesmo sem querer acabamos herdando um monte de manias, pequenos hábitos e um monte de lições. O que só prova que a fruta não cai mesmo muito longe da árvore.
O que você aprendeu com a sua mãe? Aqui Mariana, Patricia e eu contamos um pouco do que aprendemos com nossas mães e estamos passando, aos poucos, para nossos filhos.
“Meu filho já aprendeu que beijo de mãe cura tudo, do medo da injeção ao falso dodói criado para chamar atenção. O que a gente reforça com essa crença é de que temos medo, mas estamos juntos, em todos os momentos a troca de olhar e a voz mansa e ritmada, o calor da mão de mãe e o carinho que dela vem, transformam esse conjunto. Quando meu filho cortou a cabeça, o sangue jorrava e os berros ecoavam por todo o lugar; sempre acreditei que em uma situação dessas, seria o meu marido o colo do socorro e que eu estaria no cantinho rezando e chorando. Mas na verdade, fui eu que contive o sangramento com uma fralda descartável, cantei para o meu filho da ida para o hospital ao fim do procedimento. Ele levou quatro pontos na cabeça. O beijo é só a explosão, como fogos de artifício ao final de uma apresentação. Beijo de mãe cura mesmo tudo”.
E as lições não param por aí … a gente continua aprendendo e ensinando, sempre.