O inverno carioca, aparentemente, será ameno. Dias lindos, sol e praia dominam a cidade ao invés de friozinho e chuva. Do jeito que a gente adora né? Por mais gostoso que seja ficar debaixo da coberta com o seu amor em dias de chuva, é mais fácil tirar a criançada de casa quando o dia está bonito e ensolarado. Parque, Lagoa, pracinha, praia e piscina é a rotina da criança no Rio de Janeiro.
Mas o que fazer quando a galerinha precisa ficar em casa? Já demos muitas dicas aqui no Mundo Ovo: fazer brinquedos ou organizar um dia de brincadeiras.
Quando eu achei esse desenho web afora, gostei bastante, particularmente porque eu não sou uma pessoa muito jeitosa. Ou paciente. E o nível zero de dificuldade me animou a fazer esse projetinho numa tarde sonolenta com a Victoria.
A imagem que ilustra esse post é a original que eu achei na internet. Não tem tutorial visual. Eu vou descrever pra vocês como a gente fez. Já mencionei pra vocês que eu não sou uma pessoa muito jeitosa? Ou paciente? Mas eu escrevo razoavelmente bem, então tudo vai dar certo.
O que você vai precisar?
Tinta guache azul celeste
Rolinho pequeno
Pincel
Algodão
Cola branca ou em bastão
Novelos de lã nas cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.
Transferidor (aquela régua redonda)
Papel A3
Tesoura
lapiseira com ponta fina
Como a gente fez?
- Aqui em casa não tem varanda, então o primeiro passo foi sentar no tapete e forrar nosso espaço de trabalho com uma cartolina.
- Começamos pelo fundo. Usei o rolinho que deixou meu céu mais igualzinho. Também fica mais fácil de controlar a quantidade de tinta pra folha não ficar muito “molhada”.
- Enquanto esperamos secar em um varalzinho improvisado, fui cortando os fios de lã, enquanto a Vicky bagunçava todos os novelos.
- Depois foi a vez de fazer a base. Usei graminha verde e, como meu papel era maior eu consegui fazer uma árvore com tronco violeta, folhas verdes e laranjas amarelinhas.
- O arco-íris foi o mais difícil. Pra manter tudo bem certinho como na foto, eu abusei de um transferidor. Determinei a área que eu ia ocupar com o arco-íris, passei cola e usei o transferidor para me ajudar a colar as cores do arco-íris. Dupliquei cada cor e fiquei com 14 linhas no total.
- As nuvens foram fáceis: modelei pedaços de algodão e colei com a cola em bastão. E lááá no canto superior direito deu pra fazer um solzinho colorido com rostinho e tudo.
O projeto é legal para criança pequena, porque escondi a tesoura e a deixei se deliciando com os novelos de lã, com a cola, com o transferidor e até com o rolinho de tinta. Foi a primeira vez que ela mexeu com materiais tão diversos em casa e ela ficou feliz em sentir texturas diferentes e ver isso tomando uma nova forma.
Imagem: boa pergunta. O dia que eu achar o crédito desta imagem, eu faço o update aqui.
Sem Comentários