Sobre a importância de organizar as contas

Hoje inauguramos o canal Bolso de mãe, com a jornalista Juliana Rosa. Aqui você vai encontrar tudo sobre finanças. De como poupar para o futuro do seu filho até economia doméstica, passando por investimentos, recuperação da saúde financeira e muito mais. Cadastre-se para receber nossas noticias e fique ligado.

 

Sobre a importância de organizar as contas

Nunca fui um exemplo de organização. Sempre precisei me esforçar muito para deixar o quarto arrumado e o dinheiro guardado para o que realmente era importante. Eu consegui levar a bagunça até o nascimento do meu filho. Quando o Gabriel nasceu, percebi que as contas que eu tinha feito, assim por alto, de cabeça mesmo, seriam bem maiores. Logo de cara, eu não conseguia amamentar bem, comprei vários bicos de silicone, pomadas importadas, bombinhas, paguei uma especialista caríssima em amamentação para ir em casa, contratei enfermeira… No primeiro mês já mergulhei de cabeça no vermelho.

Aos poucos, fui tentando colocar o nariz para fora d’água. Afinal, eu já era jornalista de economia! Sabia o que tinha que fazer para equilibrar as contas! Pela primeira vez, montei no computador aquela tabela bonitinha, de quanto eu gastava por mês e do tamanho do esforço que deveria fazer para que os gastos coubessem dentro do valor que eu recebia. Como foi difícil! Eu e meu marido redividimos as contas.

Mas o grande problema mesmo não estavam nos gastos fixos. Estavam nas exceções, que são muitas quando se tem um filho. E a gente não economiza. Afinal, eles merecem tudo de melhor, certo? A roupinha mais bacana, o médico mais badalado, os melhores programas culturais… E o meu cartão de crédito virou uma espécie de mágica! Eu não tinha mais dinheiro, mas era só colocar no cartão e pronto! Resolvida a questão! O problema é quando a fatura chega em casa… E ela chega!

A dura verdade é que o dinheiro é finito. E a gente precisa estabelecer prioridades. Isso não quer dizer que vamos só fazer sacrifícios. Vamos poupar e colher lá na frente o dinheiro para as férias, para as compras de Natal… Esse é um esforço que vale a pena fazer. É que nem dieta!

É claro que às vezes, além das emergências, a gente gasta mesmo por impulso. A gente não compra só o que é necessário, mas o que a gente deseja. E o desejo da mulher está muito ligado ao bem-estar da família. A psicóloga Suzana Rodrigues me disse que a maior parte do dinheiro das mulheres é gasta com roupas e alimentação para os filhos e com cuidados em geral da casa. A casa e a família em ordem são, ainda hoje, importantes símbolos sociais. Uma prova de sucesso da mulher.

Por isso, é fácil dar aquela escorregada. Afinal, existe o cartão de crédito! Mas a principal armadilha é pagar só o mínimo do cartão e ir rolando as prestações. Os juros estão em queda no Brasil, mas ainda são estratosféricos. Vale a pena dar uma pesquisada em taxas bem mais em conta oferecidas pelos bancos. Derrapadas acontecem. Na vida pessoal e financeira também. Tem dias que o quarto vai ficar desarrumado.

 

Imagem: PIGGY BANK
© Csubick | Dreamstime.com

Postagem anterior
As aventuras de Lu e Bilu por Clara Gavilan
Uso de repelente em crianças
Próxima postagem
Uso de repelente em crianças

6 Comentários

  1. Gisele becker
    28 de novembro de 2012 at 8:14 — Responder

    Oi!!! Vc bem q podia dividir essa planilha q inventou de gastos com a gente!!! Precisava muito !!! Coloca ela aqui ,por favor!!

    • Juliana Rosa
      28 de novembro de 2012 at 12:22 — Responder

      Oi, Gisele! Vou pegar a planilha! Mas é simples: é só anotar tudo que vc gasta pra saber exatamente aonde dá pra cortar! Beijos!

  2. Izabelita Portela
    28 de novembro de 2012 at 8:47 — Responder

    Ótima ideia para um novo canal! Já posso começar a pedir ajuda?! rs
    Desde q meu filho nasceu (há dois anos) deposito uma quantia na poupança todo mês pra ele, mas andei lendo sobre os prevjovem e fiquei na dúvida se devo trocar a poupança por este tipo de investimento, e aí?
    Até mais e parabéns pelo blog.

    • Juliana Rosa
      28 de novembro de 2012 at 12:24 — Responder

      Oi, Izabelita! Vou falar dos investimentos pros pequenos no próximo post! Valeu!

  3. Chris Cabo
    28 de novembro de 2012 at 23:01 — Responder

    Adorei, Ju! Vai virar meu “blog de cabeceira”. Quem sabe consigo dar jeito no meu orçamento (que inclui 3 filhas, cães e gatos _ assim mesmo: no plural)? Bjs!!

    • Juliana Rosa
      29 de novembro de 2012 at 0:16 — Responder

      Nossa, Cris! Tem que ter muita disciplina! Mas anotando tudo a gente consegue vizualizar melhor as coisas!
      Alguns dias serão melhores do que outros. Não desista! Continue a nadar! rsrsrs bjs!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Sobre a importância de organizar as contas