Trilha sonora do primeiro ano de vida

Estudos cinetíficos comprovaram que crianças que escutam música desde a barriga tendem a ser mais calmas, ou menos agitadas, outros ainda destacam a sensibilidade dos pequenos bebês e a capacidade de identificar depois de nascidos, a mesma melodia que ouviam na barriga.
De posse desses e muitos outros estudos, pais aos descobrirem a gravidez, já gravam a trilha para o bebê ainda na barriga; algumas famílias se planejam tanto, que tem trilha sonora até para a hora do parto.

Meu obstetra já ouviu de tudo um pouco, do clássico ao pop, passando ainda pelas melodias dos desenhos da Disney e hinos religiosos.

O que poucos pais pensam é na variedade do repertório para a vida pós barriga; serão noites e dias de “laralas” e “hum hum hums”, quase uma partida de um jogo das antigas chamado Desafino. O mais incrível é que na hora H, mesmo com tanta música para cantar a gente se pega cantando o quê? Boi da cara preta.

Meus sobrinhos sofreram com o meu repertório Bia Bedran e as mais tocadas da Rádio Cidade e para reparar esse mal, confesso que comprei vários dos Cds do estilo ” Madonna for babies”, mas o que fazia e anda faz sucesso aqui em casa, é o que eu já ouvia desde sempre. Minha culpa, minha máxima culpa …

Não estranhem a minha capacidade de ir de James Taylor para Ivete Sangalo, para explicar esse fenômeno, só mesmo apelando para a desculpa dos hormônios.

O que toca no meu playlist:

Your Smiling face – James Taylor
Haven’t met you yet – Michael Bublé
Enfim Vencer – Ivete Sangalo e Saulo Fernandes
Walking on sunshine – Katrina & The waves
Baby – Justin Bieber
Sopa – Palavra Cantada
Breakeven – The Script
Ciranda – Palavra Cantada
Pedalinho – Bia Bedran
Alecrim – Galinha Pintadinha

Essas foram as músicas que embalaram repetidamente o primeiro ano de vida do meu filho. Atualmente ele anda bem vidrado em algumas músicas da moda de quase toda criança, que em bom português atende pelos nomes de Galinha Pintadinha e Patati Patatá 😉

Compartilhe com a gente a sua parada de sucessos, quem sabe a gente não cria um playlist Mundo Ovo com todas as sugestões que aparecerem!?

Desejando uma ótima semana 🙂 , deixo vocês com a deliciosa voz de James Taylor.

 

Crédito de imagem: FrankGuido

Postagem anterior
Karoo, a rede social da família
Próxima postagem
Uma tarde de compras em Frankfurt

3 Comentários

  1. 16 de outubro de 2012 at 0:12 — Responder

    Fizemos uma Playlist de Mães no Roteiro Baby também: http://www.roteirobaby.com.br/2012/09/playlist-de-mae.html

    Além dessas, aqui em casa eu canto muito para a minha filha:
    – ‘Na Base do Beijo’, de Ivete Sangalo (adoro correr atrás dela pela casa cantando “quando eu te pegar, você vai ver (…) / comigo é na base do beijo, comigo é na base do amor”, e ela gargalhando tentando escapar de mim :-));
    – Quando eu chego em casa, eu canto ‘Abri a porta / Apareci / A mais bonita / Sorriu pra mim’. Acho que o grupo de chama A Cor do Som.
    – Quando ela nasceu, passava aquela novela ‘Cordel Encantado’. Eu cantei muito a abertura da novela pra ela, mudando a letra (que originalmente fala de tristeza). Eu cantava: ‘Minha princesa / Quanta beleza coube a ti / Minha princesa / Quanta alegria trouxe a mim!’
    – ‘Você’, de Tim Maia.
    – ‘Anjo do Céu’, Natiruts (http://letras.mus.br/natiruts/947126/)
    – ‘Better Together’, Jack Johnson
    – ‘Zazueira’, Elis Regina
    – ‘O Vento’, Boca Livre para o especial Arca de Noé (essa era a música das trocas de fralda! :-))
    – ‘Sai, Preguiça’, Palavra Cantada (essa eu cantava pra mim ao acordar para amamentar às 3 da manhã, hehe!)
    – ‘You are my sunshine, my only sunshine / You make me happy when skies are grey / You’ll never know dear how much I love you / Please don’t take my sunshine away.’
    – ‘My Girl’, The Temptations
    – E claro, “Júlia”, de Luciano Salvador Bahia:
    http://www.vagalume.com.br/luciano-salvador-bahia/julia.html

    Foram tantas músicas neste primeiro ano… Que delícia relembrar! 🙂

    • Patricia
      16 de outubro de 2012 at 0:27 — Responder

      Mari, amei seu playlist 😉 já vou programar uma nova seleção musical.

  2. Luciana
    27 de outubro de 2012 at 10:35 — Responder

    Meninas,
    O Rafael tem completou um mês anteontem, então ainda nao tenho um super check list. Mas eu e meu marido cantamos muito pra ele El, el, el Rafael (adaptacao da musica” 8 anos ” da Adriana Calcanhoto. Na hora do banho, cantamos “chuveiro, chuveiro, nao faz assim comigo! Chuveiro, chuveiro eu sou o seu amigo” bem animadinha (mesmo que na banheira!
    Outra que tem uma melodia de ninar é “aviao sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem voce”, Claudinho e Bochecha (com versao da Calcanhoto tb. Nossa, ja sao duas dela, uma coincidencia. Pq eu sou mais pra Ivete tambem. Ainda numa vibe de ninar, tem a deliciosa da Marisa , sucesso na ultima novela fofa das 6 “Ainda bem que agora encontrei voce , eu realmente nao sei, o que eu fiz pra merecer voce…… Tudo se transformou, agora voce chegou, voce que me faz feliz, voce qie me faz cantar… assim…”
    Bem, quando ele for maiorzinho, partimos pra essas que vcs sugeriram! Bjos e que site delicioso!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Trilha sonora do primeiro ano de vida