Mundo Ovo

Visitas ao recém-nascido: Manual de etiqueta


Minha irmã e muitas amigas tiveram seus bebês muito antes de mim. Então eu acompanhei a saga das visitas muito de perto. Todas elas reclamavam que algumas pessoas eram meio sem noção e isso incomodava bastante. Quando a Victoria nasceu eu não queria receber muitas visitas na maternidade, preferia que elas fossem conhecer o bebê na nossa casa. E as pessoas que me conhecem bem já sabiam que gente sem educação não ia ter vez no meu santuário de recém-parida. E ainda assim eu passei por umas saias justas que não gosto nem de lembrar.

Então eu fiz uma listinha daquilo que eu considero de bom e mau gosto na etiqueta de visitas (na maternidade e casa). Você pode sair divulgando isso pra todo mundo que conhece, pendurar na porta da geladeira, distribuir como lembrancinha no chá de bebê e pendurar na porta da maternidade.

Isso é elegante

Mandar flores, bebidas e presentes para a casa do bebê, logo após o nascimento. No dia em que chegamos da maternidade,  minha sala estava linda, com lindos buquês espalhados. Na mesa de jantar tinha algumas garrafas de champagne (para a mamãe) e whisky (para o papai), uns amigos mandaram alguns charutos e outros mandaram presentinhos para a Victoria. Todos com lindos cartões e mensagens de felicitações.

Visitando a maternidade

Visitando em casa

Se você gosta um bocado da pessoa, mas não tem essa intimidade toda. Ou se é alguém relacionado a trabalho

 

E você? Não é só porque você teve um bebê que vai deixar de ser elegante. Muitas pessoas entendem as enrolações da vida com um bebezinho em casa. Principalmente as amigas. E principalmente se elas forem mães. Mas tem muita gente que espera cortesias diversas como parte da sua obrigação com a sociedade. De qualquer forma, se você esta lendo isso, é porque se preocupa em ser educada, e minhas dicas são:

Etiqueta para a mãe elegante

Entre uma mamada e outra, escreva cartões de agradecimento pelos presentes e visitas que recebeu na maternidade e em casa. Peça ao marido que poste no correio mais próximo. Se você faz o tipo mais informal também vale um e-mail ou mensagem no Facebook. Mas não deixe de agradecer o carinho.

Se você, como eu, preferiu as visitas em casa, deixe a mesa sempre posta e comunique com antecedência para a padaria da esquina ou para o seu fornecedor habitual de lanches, que você vai precisar de frequentes e rápidas entregas de bolos, biscoitinhos e etc. Estoque a sua casa com chás e cafés. Receba direito, moça. Lá em casa minha mesa ficou posta por um mês. Todo mundo que visitava era recebido com comidinhas. Minha mãe jamais deixaria eu receber pessoas na minha casa sem oferecer comida. Minhas dicas de comidinhas rápidas, de padaria e mercadinho da esquina:

E mais um milhão de pequenas combinações. Veja bem: não é festança com mesa e mil variedades. É só uma mesinha pequena e simpática para um bate papo de 15 minutos enquanto o bebê dorme.

Pra fazer mais bonito, basta colocar tudo numa louça bacana.

Se você é uma futura mãe lendo esse post, relaxa. Você não vai conseguir cuidar de tudo e saias justas vão acontecer porque nem todo mundo é elegante. E você está super hormonal e nervosa com a chegada do neném.

Eu adorei receber as amigas em casa, porque pra mim era um momento de distração. Eu ficava sozinha com a Victoria, então eu adorava o momento do lanchinho com bate-papo. Cada dia ia uma pessoa diferente e era sempre um carinho. E a Vicky sempre ficava embalada com as vozes das visitas e dormia super bem. Até hoje ela dorme bem dessa maneira.

 

O enfeite de porta de maternidade ultra diferente é da Milk Studio. Conheça o blog.