15 segredos que toda mãe de primeira viagem deveria saber

1. Maternidade não é uma competição – acredite, muitas mães vão querer começar a competição no berçário, comparando qual bebê é maior e mais bonito. Fuja dessa! (A gente já falou sobre esse tema por aqui.)

2. Você não precisa ser a mãe perfeita – ninguém é perfeito! Tudo bem se você não sabe como dar banho no seu filho, tudo bem ter beliscado o dedinho dele ao cortar aquelas unhas mínimas. Acontece com você e com um monte de outras mães. Não é culpa sua e nem de ninguém. Nenhum bebê nasce com manual

3. Mães modernas precisam de pais participativos – já se foi o tempo em que todo o trabalho com os filhos era relegado somente às mulheres. Faça o seu marido, companheiro, enfim, o pai do seu filho participar o máximo possível. Se possível, façam aulas juntos para que ele se familiarize com a nova rotina de  trocar fraldas e colocar para arrotar. Vocês podem se surpreender.

4. Seu filho vai chorar – Na maioria das vezes o choro não é de dor ou de cólica, como tendemos a achar. O bebê chora pois está é a única língua que ele sabe falar. Não se desespere, tente entender o que está acontecendo, e, se nada funcionar, pode ser que ele esteja entediado e só queira colo e atenção.

5. Não tem nada errado em dar colo para o seu filho – Todo mundo ama receber um carinho e com o seu bebê não será diferente. Os bebês precisam de contato físico, do colo da mãe (e do pai), sentir seu cheiro, o batimento cardíaco e o calor. Os bebês geralmente se acalmam no colo por se sentirem protegidos. Alguns estudos já mostram que bebês que recebem colo e são atendidos prontamente (e que não ficam chorando excessivamente) tendem a se tornar crianças mais seguras e a respeitar os limites impostos com maior facilidade. Saia feliz com o seu bebê no sling por aí e não deixe ninguém te convencer de que seu filho será mimado porque você passa algum tempo do  dia com ele no seu colo.

6. Não precisa esquentar o leite  – Se o seu filho mama leite de fórmula, não caia no truque de que a água precisa ser aquecida para que o pó misture bem. Água filtrada e uma boa sacudida já são o suficiente para fazer a mágica acontecer. Se o leite da fórmula do seu filho for um pouco mais resistente a essa técnica, compre uma garrafa térmica e deixe a água da mamadeira morna, já vai te poupar um bom tempo.

7. Nem toda fralda vaza durante à noite – Antes de mais nada é preciso saber se a fralda que você comprou é de boa qualidade, e digo isso com conhecimento de causa, nem sempre a mais cara é a melhor, mas algumas mais baratas vão fazer você ter que colocar a máquina de lavar para funcionar com maior frequência. Já existem modelos de fralda noturna, outra solução é usar um tamanho maior do que a fralda regular do seu bebê para a hora de dormir.

8. Você não precisa comprar todos os produtos disponíveis no mercado – Um único produto pode ser utilizado para lavar o bebê da cabeça aos pés. Sua coluna agradece e o seu bolso também. Você também pode limpar o bumbum do seu bebê apenas com água morna e algodão. Não se apresse em gastar dinheiro.

9. Vá trabalhar em paz – Se você é dona do seu próprio negócio ou tem que voltar ao trabalho, que seja em paz. Você não será menos mãe do seu filho porque ele teve que ir para creche ou porque ele fica em casa com a babá. Fazemos escolhas o tempo todo, melhor seu filho ter uma mãe feliz e que trabalha do que ter uma mãe triste porque abriu mão de uma parte da vida dela que a fazia muito feliz.

10. Aceite a rotina – Sim, bebês precisam de rotina e com isso VOCÊ também precisará de uma. Não seja super resistente, aprenda com os horários do seu bebê e imponha alguns (poucos) dos seus horários.

11. Aprenda a dizer NÃO – Diga não se a vizinha quiser te visitar e você estiver cansada, diga não para o conselho da sua tia, diga não para a modelo que emagreceu em uma semana todos os quilos da gravidez.

12. Aprenda a dizer SIM – Diga sim para a amiga que quer te visitar, para o marido que quer te levar para comer um pão na chapa enquanto o seu bebê dorme. Diga sim para os familiares e amigos que querem te dar os parabéns e conhecer o mais novo integrante do clã. Que fique claro, não é festa; café, água e um bom bolo caseiro (da padaria) vão fazer sua tarde ser mais leve e divertida.

13. Mentir faz parte – Aprenda, desde agora, que o seu filho é e sempre será o bebê (criança, ser humano) perfeito. Seu filho dorme a noite toda, mama a cada três horas e não chora, sem contar que ele faz o cocô mais perfumado de toda a América do Sul. E essa será a sua história para quem se atrever a “analisar” e julgar a sua materndade. A verdade a gente guarda para os amigos e familiares, e olhe lá.

14. Super-heróis não existem – Se ninguém te contou, é hora de voê saber que os super heróis não existem no nosso mundo. Sim, é triste, mas é verdade. Não foi o Superman que salvou o gato da vizinha. Sua mãe não tinha super poderes e você também não os tem. Somos capazes de realizar mais de uma tarefa de cada vez, cuidar da casa, dos filhos, do marido, de nós mesmas e da melhor amiga que tá de TPM, mas se a barra apertar, peça ajuda. Tudo bem.

15. Tome conta da sua vida – Não há livro ou outra mãe que possa saber o que é melhor para você. Os livros e as pessoas ajudam e muito, eles nos trazem experiências que nos norteiam, mas em nenhum momento representam a SUA realidade. Confie em seus instintos. Ao final do dia, é você quem vai estar na sua casa, com o seu filho nos braços e com as suas contas para pagar.

 

E se você chegou ao final dessa lista se perguntando como é possível ser A mãe de primeira viagem, acredite, o amor é a maior força que nos move.

 

Crédito de imagem: wHaTEvEr-

Postagem anterior
Pais inspiram coleção para pequenos
Próxima postagem
<3

47 Comentários

  1. 9 de Maio de 2013 at 14:20 — Responder

    Verdade, quando a gente é mãe de primeira viagem a gente planeja tudo de um Jeito e depois fica de outro totalmente diferente 🙂

    • ana
      25 de Janeiro de 2014 at 9:23 — Responder

      e verdade estou de três meses planejei td mas as vezas fico pensando vou fazer td diferente kkkkkkkkkkkk

  2. 23 de Maio de 2013 at 16:48 — Responder

    Estou ENCANTADA com esse texto! Estou grávida há 4 meses da minha primeira filha e já me identifico, imagino depois que nascer!!
    Queria saber se posso compartilhar o texto, com os devidos créditos, claro, no meu blog, posso?

    Abraços e parabens pelo site, virei fã!!!

  3. Jhenifer Ferreira
    11 de julho de 2013 at 12:08 — Responder

    Olá, adorei o blog, e essa materia que acabei de ler.
    Voce esta de Parabéns e obrigada esta me ajudando bastante 😉

    • Patricia
      11 de julho de 2013 at 12:14 — Responder

      Oi Jhenifer,

      ficamos feliz e esperamos seu comentários e sugestões.

  4. Stefanny freitas
    25 de julho de 2013 at 18:16 — Responder

    Sou mamãe de 1° viagem e realmente é tanta gente querendo dizer oque fazer,como fazer e por que fazer uma hora cansa,mais o blog me ajudou muito com as dúvidas *-*

    Obrigada!

    • Patricia
      26 de julho de 2013 at 21:53 — Responder

      Oi Stefanny,

      se tiver alguns conselhos para a gente, estamos aqui para ouvir.

  5. taynah
    27 de julho de 2013 at 3:49 — Responder

    amei o texto menos a parte de seguir os instintos.mães tendem a fazer besteira na intenção de proteger.falo pq sou mãe de primeira viagem.muitas mães veem o bebê com o peso normal, mas acham que estão magros e entopem de mucilon (até eu fiz isso, mas parei de dar pq é açúcar puro)…adoça a papinha sem precisar (mesmo adoçante).

    eu tento fazer o seguinte
    escutar meus instintos, falar com a pedi sobre o que eu tô ACHANDO, conversar com pessoas nos grupos de mães no facebook, ler sobre o assunto no google…e disso tudo, tirar a conclusão se é certo ou errado

    muitas mães se desesperam pq não “tem jeito ” ou pq não tem intuições de mãe.não se torturem por isso, procure conselhos em todos os lugares que eu citei acima, que dá certo sauhasuhsauhasuhsauhasuhsa

  6. Ana Cristina
    27 de julho de 2013 at 18:01 — Responder

    Tudo o que eu precisava ler.

  7. Ieda Oliveira
    15 de agosto de 2013 at 21:27 — Responder

    Adorei o texto, você esta de parabéns sou mãe de primeira viagem e o blog me ajudou muito, Obrigada.

  8. Jaqueline
    11 de setembro de 2013 at 12:30 — Responder

    Adorei as suas dicas.Estou de 4 meses e as vezes fica na minha cabeça como sera? o que vou fazer? quem ouvir?,muito obrigada suas dicas ajudaram muito…

  9. alexia santos
    3 de dezembro de 2013 at 16:52 — Responder

    muito boa as dicas… adorei….

  10. 4 de dezembro de 2013 at 22:55 — Responder

    Amiga Patrícia, falou tudo!
    Ficamos a todo custo tentando ser a mãe perfeita e ter o filho perfeito… sendo que é impossível, o que podemos é fazer melhor dentro da nossa realidade.
    E principalmente amando muito, bjs

    • Patricia
      4 de dezembro de 2013 at 23:07 — Responder

      <3

      bjks de força para a gente continuar na luta.

  11. Talitha
    29 de dezembro de 2013 at 17:05 — Responder

    Patrícia, muito grata por este texto.

    • Patricia
      29 de dezembro de 2013 at 23:35 — Responder

      Oi Talitha,
      Fico feliz de poder ajudar 😉
      Feliz ano novo.

      • kauana veiga
        3 de junho de 2015 at 19:41 — Responder

        Eu sou mãe de primeira viagem tenho apenas 15 anos estou mto feliz pq vou ser mae de uma menina. A hora q eu descobri q estava realmente gravida foi um choque na hora para mim e para meu namorado cheguemos ate a brigar por isso mais agora ele tem o maior cuidado comigo cmo nunca teve fala q ñ ve a hora da nossa princesinha nascer daqui um mes 1 e meio q falta pq ja estou indo pra os 7 meses

  12. eliane de souza siel
    7 de Janeiro de 2014 at 18:32 — Responder

    queria uma listagem do que vo precisar pro meu nemnem to meio perdida

    • Patricia
      7 de Janeiro de 2014 at 22:36 — Responder

      Oi Eliane,

      Aqui no site temos um post sobre o enxoval do bebê. É só você ir na ferramenta de busca e colocar a palavra enxoval.

      Tudo de bom.

  13. 9 de Janeiro de 2014 at 22:16 — Responder

    Adoreiiii as dicas estou gravida d 4 meses do meu primeiro filho.. Estou adorando a experiencia obrigado patricia

  14. mary
    17 de Janeiro de 2014 at 9:52 — Responder

    oie…adorei esse site…muito obrigada pelas dicas.
    estou de 4 meses a espera d um menino =) muito felizzzzzzz

    • Patricia
      17 de Janeiro de 2014 at 10:04 — Responder

      Oi Mary,

      Ficamos muito felizes. Muita saúde para você e sua família. Volte sempre.
      Bom final de semana.

  15. marcela duarte cunhada
    23 de Janeiro de 2014 at 18:01 — Responder

    oi..gostei muito esse site tabem to gravida de 3 meses e so tenho 19 anos nao sei como vai ser eu se mae pela a primeira vez mas to muito feliz..boa tarde,,

  16. 30 de Janeiro de 2014 at 8:37 — Responder

    Oi Patrícia, ótima matéria. Sao dilemas realmente vividos por nós mamaes! Quem nunca se questinou sobre esses tópicos? Que legal que é poder conversar cm outras mamaes e ver que nao é só com você que as coisas acontecem! rsrsr Também tenho um blog, asupermammy.com , quando tiver um tempinho dê uma olhadinha por lá! Beijos mil!

    • Patricia
      30 de Janeiro de 2014 at 9:14 — Responder

      Oi Carolina,

      Obrigada pelo carinho. Vou já correndo dar uma olhada no Supermammy 😉

  17. Camila Oliveira
    24 de Fevereiro de 2014 at 13:11 — Responder

    Estou planejando o meu primeiro bebê, sinto que muitas pessoas irão criticar mas eu e meu marido fizemos um pacto, sermos felizes e não dar ouvidos a palpite alheio, é o primeiro blog que me deixou com mais vontade ainda de ter um bebê, amei as palavras tudo lindo.

  18. Julliany
    20 de Março de 2014 at 9:40 — Responder

    Bom dia!!!
    Estou gravida de 3 meses,veio no susto mas estou me surpreendendo a cada dia q passa.Ainda estou insegura,com medo pois é tdo muito novo,e essas dicas me ajudaram a ficar um pouco mais tranquila. Obrigada Patricia

    • Patricia
      20 de Março de 2014 at 14:25 — Responder

      Oi Julliany,

      eu que agradeço a sua atenção. Continue lendo a gente, tenho certeza que vcê irá descobrir que não está sozinha e vai se acalmar quando ler relatos que parecem ter saído da sua casa.
      bis

  19. amanda
    7 de Abril de 2014 at 14:05 — Responder

    oie meu nome, e assim ainda naum sei se estou gravida vou fazer o teste provalvelmente sim mais adorei suas dicas e seu blog parabens

  20. vanessa
    15 de Abril de 2014 at 16:06 — Responder

    oi, estou gravida de dois meses veio de surpresa ,estou muito feliz, eu adorei as suas dicas , parabéns pelo blog. *-*

  21. janaina oliveira
    20 de Abril de 2014 at 11:54 — Responder

    estou gravida de 6 meses e estou muito feliz mas com um pouco de medo quando for ganhar..adorei as dicas.

  22. Denise meira
    22 de Abril de 2014 at 19:33 — Responder

    Oi estou gravida de sete semanas estou muito feliz…

  23. Rafaela
    11 de Maio de 2014 at 23:36 — Responder

    Oi meu nome é rafaela, nao se estou gravida mesmo , vou tirar uma ultrassom , pq ja fiz o beta e nao deu nada , minha mentruaçao esta atrasada á quatro meses …..

  24. 14 de Maio de 2014 at 17:42 — Responder

    Achei super legal esse site
    Estou gravida de cinco meses
    E estou anciosa tenho 14 anos e tenho muito medo de acntecer alguma coisa cm meu bebe!

    • Patricia
      14 de Maio de 2014 at 21:58 — Responder

      Oi Tatiane,

      Faça o pré-natal e não perca nenhuma consulta. Tire todas as dúvidas com o médico que lhe atende. Faça uma boa alimentação e se cuide.

      Saúde para vocês.

  25. Natalinh@
    20 de Maio de 2014 at 20:24 — Responder

    Adorei mesmo… Saúde para todas e para os bebês…
    A-M-E-I ESSE LIVRO, uma fofura e meu bebê adorou… Valeu muito a pena, muito gostosinho…
    #ficaadica

    http://hotmart.net.br/show.html?a=L1818083N

    bjs a todas

  26. 25 de Maio de 2014 at 20:14 — Responder

    Adorei todas as dicas, a mais pura verdade.
    Alessandra
    http://www.kidsvitrine.com.br

  27. Laila chaves
    26 de junho de 2014 at 20:40 — Responder

    oi, gostei muito dessas dicas
    Estou esperando o meu primeiro filho
    Vou fazer o exame pra saber o tempo que estou amanha
    Sou estudante de servico social e esta faltando 1ano e meio para terminar a facul
    Pretendo ir para a faculdade todo o meu tempo gestacional
    E depois de tres meses de ter ganho o nene, tambem pretendo ir e se possivel ate mesmo com ele
    So que a minha facul e longe mais ou menos 40min de onibus
    Vc tem alguma dica ou conselho para me dar
    Se tiver serei muito grata

  28. luanna
    4 de Março de 2015 at 18:08 — Responder

    descobre que estou gravida e nao sei o q fazer ,me ajudem mandem dicas pelo facebook

  29. Amanda
    13 de agosto de 2015 at 13:12 — Responder

    Meninas sou uma mamãe de primeira viagem, essa semana senti dores forte , e meu médico receitou buscopan composto, mais eu estava lendoa bula e fala que é proibido para gestantes, mais e agora o que eu faço para tirar a dor, devo mudar de médico? Ou o buscopan composto não afeta o bebe, estou com 5 semanas. .!

  30. 2 de outubro de 2015 at 14:44 — Responder

    Gostei muito das dicas amei.nao tenho filho ainda mais meu sonho e ter um vou levar essas dicas como esperiencias.seu blg e muito legau gostei.

  31. Andressa Bueno
    20 de Março de 2017 at 0:23 — Responder

    Rs ri muito aqui com seu post pois me vi em quase todos os itens da lista!
    Você não precisa comprar todos os produtos disponíveis no mercado… kkk bem eu!

  32. 25 de setembro de 2017 at 0:02 — Responder

    Adorei essas dicas, fico totalmente perdida em alguns momentos para cuidar do meu bebê!!!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

15 segredos que toda mãe de primeira viagem deveria saber