Mundo Ovo

A arte de querer menos


Há um mês atrás acordei com vontade de pegar minha filha, tacar fogo no apartamento e sair fora. De repente tudo o que eu tenho me pareceu demais. Muita roupa, muitos livros, muitos DVDs, muitos cosméticos, brinquedos tudo. Até a despensa cheia me incomodou.

A verdade é que já faz um tempo que o excesso vem me incomodando, mesmo sem eu perceber. E eu venho me sentindo uma acumuladora, daquelas dos programas de televisão (embora eu ainda esteja bem longe disso). Uma caixinha de presente, que eu guardo para poder reutilizar; mais livros só porque eu entrei numa livraria; voltar com cinco malas abarrotadas só porque eu estou em Orlando em plena liquidação.

E esse incômodo persistente com o excesso de consumo está atingindo muita gente. Ando lendo muitos artigos e blogs de pessoas que resolveram chutar o balde e viver sem dinheiro (como alternativa de vida ou como forma de protesto) ou de gente que resolveu passar um ano sem compras, viver em comunidade e a lista só aumenta. E muita gente procurando mais qualidade de vida para viver com suas famílias.

Acho que o nascimento da Victoria vem, aos poucos, mudando também minha forma de encarar o mundo. Antes, minha vida tinha um que de voracidade. Muito trabalho, muitos interesses, muitos projetos, muitos amigos, muita vida agitada. Foi bom enquanto durou, mas não era um estilo de vida que combinava com um neném em casa. E no momento em que ela nasceu eu vivi um conflito. Uma vontade de ainda ser aquela pessoa de antes, que era tudo o que eu conhecia e também essa pessoa nova, que pensa na família em primeiro lugar e quer desacelerar um pouco, mas que não sabe bem como.

Durante muito tempo eu fiquei meio no escuro, numa espécie de limbo. Tentando equilibrar tudo e falhando miseravelmente. Mas, de repente, tudo deu uma clareada e venho descobrindo, dia a dia, o que fazer para me sentir melhor, mais confortável nessa nova pele de mãe, que quer viver uma vida mais simples, para si mesma e para curtir a sua família.

E meus passos têm sido muito simples, sem usar nenhuma técnica em particular, só intuição.

E você? Tá me achando completamente doida ou também tem ímpetos de tornar sua vida mais simples? O que você anda fazendo para atingir os seus objetivos? Quer formar um grupo de apoio?

 

Imagem: ciadefoto