A verdade sobre perder o peso da gravidez

Até o Facebook nos manda recados: “Juliana Paes perde 10kg no primeiro mês depois de ter seu filho Antônio”, diz um anúncio.Claudia Leitte e sua barriga negativa no primeiro passeio com o filho recém-nascido”, alerta o outro. Até a mãe mais desencanada começa a se perguntar: “Como ela fez isso?”. Mas a pergunta que deveria ser feita é: “Por que ela fez isso?”

Nosso corpo não está pronto para tantas privações (dietas) e excessos (exercícios) nos primeiros três meses pós parto. Estamos fabricando leite e permitindo que nosso corpo se ajuste, que os hormônios voltem a ser secretados em quantidades normais para essa fase. Não é tão simples assim perder o peso que ganhamos na gravidez e recuperar a forma.

Perdi 6kg logo no primeiro mês pós parto, perda que se deveu à saída do bebê, placenta e todo o restante que já não morava dentro de mim, à rotina das mamadas, privação do sono e ao cansaço; mas a forma, essa não voltou. A barriga tipo pochete não me abandona e grande parte das minhas amigas também reclama dela, mesmo as mais magras relatam ter recebido essa herança. Mesmo que os quilos tenham ido embora, nos sentimos mais flácidas e fora de forma.

Não estou em busca de soluções milagrosas (Deus tem mais o que fazer do que resolver esse caso), mas busquei ajuda e explicações que me ajudassem a diminuir a ansiedade com relação ao assunto. Divido com vocês o que encontrei:

  • Durante a gravidez, a musculatura abdominal precisa se abrir para dar lugar ao útero em expansão. Mesmo após o nascimento, quando o útero começa a encolher na tentativa de voltar ao seu tamanho original, alguns desses músculos abdominais podem continuar separados.
  • Mais importante do que fazer abdominais é fortalecer os músculos intercostais e os músculos abdominais transversos. Abdominais do tipo supra e infra podem aumentar ainda mais o afastamento desses músculos.
  • Uma boa postura ajuda. Mantenha os ombros para baixo e as costas retas. A cinta dá uma forcinha para isso.
  • Tenha paciência com o seu corpo. Você demorou nove meses para construir essa “casa”, tenha em mente que você pode levar o mesmo tempo  para voltar ao seu peso de antes.
  • Caminhe, dance… O importante é se mexer.
  • Não faça uma “dieta”. Identifique quais os hábitos que não permitem que você perca peso. Canjica com leite condensado para fazer você ter mais leite para o seu bebê podem ser cortadas da sua lista.
  • Quando privamos nosso organismo de energia (comida), ele guarda tudo o que chega pela frente e não gasta nadinha.
  • Busque ajuda. Um nutricionista pode auxiliar a equilibrar sua alimentação e sugerir refeições saudáveis sem comprometer o fornecimentos de nutrientes essenciais para você e o seu bebê.
  • Fatias de maçã, palitos de cenoura, e snacks integrais podem ser uma ótima opção para quando temos vontade de comer.
  • Não importa quanto peso você quer perder, uma alimentação com menos de 1.600 calorias por dia é prejudicial, especialmente se você estiver amamentando.
  • Devagar e sempre, para sempre.

 

Crédito de imagem: shingleback

Postagem anterior
Aleitamento materno e crianças mais inteligentes
Próxima postagem
Burburinho no domingo

8 Comentários

  1. Grace vasconcelos
    20 de setembro de 2013 at 7:11 — Responder

    Super legal este artigo! Acho desnecessário essas famosas passarem tanta ansiedade a nos.

  2. Mariana
    20 de setembro de 2013 at 11:55 — Responder

    Super importante este artigo! Estou no 13o dia de amamentacao do meu bebe. De fato perdi 6 kg até o momento, mas estou satisfeita pois esta sendo natural, nao forcado. A simples necessidade de se alimentar corretamente nos leva a adquirir hábitos talvez ignorados até mesmo no período da gestação. Alimentos que podem causar cólicas no bebe quando eliminados da dieta tbm estão relacionados com a questão do peso.
    O uso de uma boa cinta (nao moderadores!!!) ajuda muuuuito pois nos lembra o tempo todo a mantermos a postura, respirar corretamente etc. Recomendo muito a cinta pós parto da marca Yoga, eh excelente e vai se ajustando ao corpo conforme reduzimos as medidas! Ou seja eh um investimento que vc nao precisa comprar outros números menores pois o representante ajusta sem custo adicional.
    Nosso corpo nos da sinais claros do que precisamos! Por exemplo a sede ao amamentar. Vamos adquirindo o habito de levar o copo de água Pra todo lado. Se estamos fracas eh fácil identificar se precisamos de sal ou açúcar, legume ou fruta.
    Enfim, acho q se todos considerarem o momento pós parto como mais uma etapa natural, e nao a necessidade de retomar a “forma” os ganhos em saúde são significativos. A perda de peso eh consequência, cada uma dentro do seu prazo natural…

  3. 20 de setembro de 2013 at 12:47 — Responder

    Lembro que voltei ao meu peso antes da gravidez após 6 meses, mas, meu corpo ainda estava “dilatado”. Eu só fui ficar “enxuta” quando pude voltar a praticar exercícios com regularidade. Como não sou a favor de dietas radicais, a minha perda de peso é lenta em comparação ao povo que passa fome. Mas, prefiro assim…devagar e sempre como vc colocou.

  4. Pri S. hargreaves
    20 de setembro de 2013 at 13:06 — Responder

    Adorei patricia ! sofri muito ! eu era triatleta antes do phil com uma barriga tipo tanque toda rasgada kkkk pra barriga crescer mes musculos foram “rompidos”com mais forca do que uma pessoa com a musculatura menos forte que a minha …resultado ..estrago maior ..maior a forca para romprer ..maior o tempo para voltar ..nao estou reclamdno ..nao quero mais pesar 44 kilos … mas as vezes sinto falta do meu tanquinho 🙂 … e olha que eu era viciada em exercicio e abri mao de tudo para amamentar … inclusive aposentei meu carrinho de triathlon e das corridas com o phil na praia em prol da amamentacao … mas a cabeca nao ficou boa nao ..pois o vicio em serotonina nao eh algo facil de saciar nao …e isso me rendeu bons meses de chororo pelos cantos 🙂 vamos ver nos proximos como sera ! ps: Phil chega em casa e ja fala o nome dos amigos ..inclusive de seu pequeno esta sempre nas suas historias de trakinagem !!!

    • Patricia
      20 de setembro de 2013 at 13:15 — Responder

      Oi Pri,

      a gente chora, se esconde… eu tive o Adam com 39 anos, nessa idade tudo demora um pouco mais e com o tempo dedicado ao filho acabei relaxando com exercícios. Agora vou correr para ser mais saudável não só por dentro, afinal precisamos de muitas disposição para correr com esses meninos.

      beijos e ótimo final de semana.

  5. 24 de setembro de 2013 at 14:10 — Responder

    Eu também perdi peso no primeiro mês, mas o meu quadril ainda esta largo. Vivendo um dia de cada vez, o importante é amamentar. Também sou contra a dieta.

  6. Gislaine
    24 de setembro de 2013 at 14:18 — Responder

    Oie
    Engordei 18 kgs em minha terceira gravidez…minha bebe está com 89 diass e emagreci apenas 12 kgs. Estou na cada dos trinta anos e nesta idade é muito mais dificil perder peso…
    mas tenho fé que vou conseguir…

    abraços

  7. 24 de setembro de 2013 at 16:49 — Responder

    Também sou contra dietas radicais no pós parto, meu bebê está com 40 dias e a minha única preocupação é com a qualidade do que eu como pois estou amamentando. Já emagreci 10kg, mas eu tinha engordado 20kg na gestação, então ainda tenho um longo caminho…

    Bjs

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A verdade sobre perder o peso da gravidez