Achando o obstetra ideal

Você descobriu que estava grávida, já tomou o susto, já contou (ou não) pra metade do mundo e agora chegou a hora de ligar pra pessoa que vai te acompanhar todos os meses da sua vida de gestante: seu obstetra.

O mais importante que você precisa saber é que nem todo ginecologista é obstetra. E que você pode gostar bastante do seu ginecologista, mas que não necessariamente você vai gostar dele como obstetra. Ou você já não estava satisfeita com a sua escolha mesmo e preferia estar com outra pessoa.

Meninas, isso acontece. O obstetra, assim com qualquer médico, é uma pessoa que você precisa ter empatia, que não precisa pensar como você, mas precisa respeitar a sua opinião e o seu estilo de vida. Não existe nada pior do que descobrir no quinto mês de gestação que você preferia fazer o seu parto com o filho do capeta, mas não quer ver o seu obstetra na sua frente. É uma fase muito angustiante.

Ultimamente estou achando o tópico “médicos” muito delicado. Venho percebendo muita gente insatisfeita com seus médicos de uma maneira geral. Sem querer defender a classe, acho que tem muita gente prestando maus serviços por aí. Mas também sou obrigada a concordar com os médicos, quando eles reclamam que os pacientes também estão muito intolerantes e só aceitando ouvir aquilo que querem ouvir. E pior: “ouvindo” o “Dr. Google” e dispensando a opinião de pessoas com décadas de formação e experiência.

Mas estou aqui pra ajudar você a achar o seu obstetra ideal logo de cara, para que você não tenha que passar pelo trauma e desespero de precisar buscar outra indicação no meio da sua gestação.

Não tenho obstetra, e agora?

 

  • Se você não tem um obstetra, a melhor maneira de achar uma boa indicação é pedindo ajuda para alguma amiga ou pessoa da sua família. Isso aconteceu comigo. A minha ginecologista não era mais obstetra, ela era longe da minha casa e eu estava há algum tempo sem ir ao ginecologista mesmo. Descobri que estava grávida por causa da minha nutricionista, em quem eu ia semanalmente, então já tinha feito o exame de sangue. E com o positivo nas mãos e faltando 10 dias pro Natal, eu imediatamente liguei pra uma amiga – com dois filhos – uma pessoa que eu valorizo a opinião e as indicações e bingo: consegui marcar uma consulta pro dia 22 de dezembro. Primeiro ponto positivo: foi sensível em entender a minha angustia de passar as festas todas sem um atendimento profissional e disponível em me encaixar em uma semana conhecidamente atabalhoada para todos.

 

Com plano de saúde ou sem plano de saúde?

  • Essa pergunta é para o seu extrato bancário. Existem bons e maus médicos dos dois lados da balança. Tudo vai depender do seu bolso e das indicações que você tem em mãos.
  • Se você optou por um obstetra sem plano de saúde, peça um orçamento detalhado (ou ele já tem isso em mãos ou vai te passar por e-mail alguns dias depois) e mande para o plano de saúde para saber o quanto eles reembolsam. Vale a pena fazer uma matemática, pois alguns convênios não reembolsam médico-assistente, por exemplo. Leve a resposta do plano de saúde para o seu obstetra e converse com ele. Veja também qual a rede hospitalar que o seu plano cobre e leve para o seu obstetra para que, juntos, vocês possam escolher a melhor opção. Assim essa parte, a mais cara, já esta coberta sem que você precise adiantar o dinheiro. Na hora de pagar o seu obstetra e sua equipe, cada uma faz de uma maneira, mas muitos concordam em descontar o seu cheque quando você tiver recebido o reembolso do plano, o que normalmente acontece de 15 a 30 dias depois de apresentar todos os recibos e preenchido todos os formulários.
  • Pegue sempre recibos das consultas e mande pro seu plano de saúde. Normalmente eles reembolsam de 30% a 70%, alguns integralmente. Outros não reembolsam nada. L
  • Se você optou por um médico do plano de saúde, todas as consultas serão cobertas pelo plano.
  • Todos os exames laboratoriais são, normalmente, cobertos pelo plano de saúde. Mas pode ser que um ou outro não seja. Normalmente os planos não reembolsam esses exames, mas pegue as notas fiscais e mande para o plano mesmo assim. Vai que…
  • O obstetra, normalmente escolhe o laboratório para as ultrassonografias. Se ele escolher um que não aceite plano de saúde, você tem a opção de pagar pelos exames, pegar recibo e pegar reembolso. Se você não puder/quiser arcar com mais esse gasto, converse com ele e escolham, juntos, um laboratório que aceite o seu plano. 

Como vai ser a primeira consulta?

  • A primeira coisa será estabelecer mesmo sua gravidez. Se você só fez o teste de farmácia, ele vai te pedir um exame de sangue. Se você já tiver o exame de sangue em mãos, leve pra consulta.
  • Se, por acaso, você tiver feito um check up recentemente (menos de seis meses) leve pra consulta, assim ele vai conseguir ter uma noção geral da sua saúde. Mas com certeza ele vai pedir que você repita tudo e vai pedir ainda mais alguns
  • Vai haver um exame físico
  • Ele vai te pedir a primeira ultra
  • Saiba mais sobre pré-natal aqui

E como eu descubro se esse é o meu obstetra ideal?

  • Conversando: a minha obstetra que é uma pessoa muito bacana quis saber tudo sobre mim: onde eu trabalhava, o que eu fazia, como era minha jornada diária, onde eu morava, se eu era casada, se eu me exercitava, se fazia dieta, se tinha restrições alimentares, o que eu pensava da vida, se eu já tinha alguma ideia sobre que tipo de parto eu queria ter, se eu viajava, enfim. Não foi só um monte de perguntas soltas. Ela queria saber quem eu era, como era a minha vida e como isso mudaria ou se encaixaria na gestação.
  • Perguntando: a melhor forma de saber se você vai adorar o seu médico é perguntando pra ele tudo o que você quer saber. Se ele for um grande entusiasta de cesárea e você quiser parto normal, você sabe que de cara essa é uma relação que não vai dar certo. Se você quer porque quer fazer ultra todo o mês (não precisa, viu?), fale com ele sobre isso. Não tenha medo de perguntar sobre a sua formação e experiência e nem medo de expor seus medos, suas ansiedades e seus desejos. A gente faz planos, a vida é assim e eles estão acostumados.
  • Homem ou mulher? Eu nunca tive essa preferência, mas tem gente que tem. Se você é dessas, não force a barra e se consulte com uma mulher, quando você já sabe que prefere um homem e vice-versa.
  • Empatia: o que adianta ter um médico super experiente quando você o acha mega antipático? Esse é um momento delicado, de hormônios em ebulição. Você precisa gostar do seu obstetra, porque ele vai ser a pessoa mais importante da sua vida nesses próximos meses.
  • Atenção: um bom médico aproveita todas as perguntas que ele te fez e usa contra você! J Brincadeiras a parte se você é workaholic, ele vai saber quando você estiver exausta e vai mandar você dar uma parada. E você vai obedecer. Porque um bom médico te da a atenção necessária, não faz consulta correndo e se preocupa genuinamente com o seu bem-estar.
  • Disponibilidade: um bom médico fornece todos os telefones possíveis e responde até e-mail. Alguns médicos deixam uma secretária de plantão e ela o acessa dia, noite, feriado, dia santo e em férias. Essa secretária sempre atende ao telefone de primeira. A minha obstetra reclamava comigo que eu não ligava de volta (risos). Se eu tinha um episódio de alergia, gripe, febre, herpes, constipação, sei lá, qualquer coisa, eu telefonava para saber o que fazia. E ao final da nossa conversa ao telefone ela SEMPRE pedia para eu ligar de volta para dizer se estava melhor. Pergunta se eu ligava? Claro que não. Eu não queria incomodá-la no sábado, domingo, madrugada etc. Por fim ela me ligava e depois de saber se eu estava melhor, ela me dava uma bronca porque eu não ligava. Isso pra mim é um bom médico.
  • Bom senso: você é uma pessoa bem-informada, moderna e gente boa. Os hormônios estão enlouquecidos, eu bem sei, mas seja razoável. Obedeça ao seu médico, não tome remédios sem orientação expressa, nem refrigerante (aliás, que tal cortar o refrigerante?), faça os exames que ele mandar na hora certa e não saia comendo comida japonesa e salada na rua se ele mandou você não fazer isso. Eu sei, eu sei. É culpa dos hormônios. Mas para você ter uma relação feliz com o seu obstetra o bom senso é uma via de mão dupla.

 

Imagem: Daquella manera

Postagem anterior
Quarto de menino e de menina também
lanches infantis divertidos
Próxima postagem
Brincando com a comida ou comida para brincar?

3 Comentários

  1. Louise
    23 de Março de 2014 at 23:23 — Responder

    Nossa vc encontrou um anjo de medica. Gostaria muito de ter sua sorte. Eu estou num momento muito delicado, no quarto mês de gestação e não suporto mais a minha medica. É daquelas que nao sabe nada sobre vc e nem faz questão de saber, te atende em 10 min de relógio e te deixa sair da consulta cheia de duvidas, te trata como coisa e se ligar em uma emergência nunca esta disponível. Como pode alguém assim escolher ser obstetra?! Desculpe o desabafo…

  2. Wana Santos
    23 de Fevereiro de 2015 at 13:15 — Responder

    E comum sentir dores na barriga durante a gravidez?

  3. Amanda
    14 de julho de 2017 at 19:25 — Responder

    Olá, boa noite! Você poderia me informar o nome e o telefone da sua obstetra no RJ?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Achando o obstetra ideal